“Todo mundo quer sorrir sem preocupações. Com as novas tecnologias desenvolvidas pela odontologia isso tem se tornado cada vez mais acessível. E uma das formas mais populares de deixar seus dentes mais bonitos hoje em dia é a lente de contato dental. Conheça mais sobre esse procedimento estético.”
A técnica estética deixa o seu sorriso bem mais atraente e bonito, além de deixar os dentes muito mais brancos em pouco tempo sem precisar de clareamento dental. Mas como a lente de contato dental é feita e aplicada?
Neste artigo vamos te mostrar passo a passo do procedimento estético mais famoso entre os famosos. E ainda vai poder entender bem se quer ou não aplicar a lente de contato em seus dentes.
As lentes dentárias ou lentes de contato dental consistem em um laminado extrafino que é colado sobre a superfície externa dos dentes. Ela é muito fina e delicada, assim como a lente de contato ocular, por isso recebeu esse nome apropriado.
Atualmente existem diversas aplicações para o uso das lentes dentárias. Mas, em geral o procedimento é usado para correções estéticas.
Entre os motivos mais comuns para seu uso estão a correção do afastamento entre os dentes (diastemas), alongamento de comprimento de largura deles e correção de sua textura. Assim como, dentes desgastados, quebrados ou lascados e ainda por conta de alterações na cor, manchas e cores escurecidas entre eles.
A seguir você vai ver os tópicos:
Como a lente de contato dental é aplicada?
O encaixe da lente de contato dental tem que ser preciso. Se um dente ficar sequer 0,01 mm fora da posição já pode ocorrer um erro no resultado final. Por isso, para aplicar a lente são necessárias várias sessões. Na primeira delas é feito o planejamento.
Depois disso o dentista irá preparar os dentes e fazer os modelos em resina bisacrílica. É aí que você terá seu primeiro contato com as lentes. É nesse momento que pode ver se lhe agrada ou se precisa mudar algo. Em seguida é feita a consulta para experimentar os dentes.
Essa etapa é muito importante porque você poderá ver como eles irão ficar ao fim do processo. Ainda nessa etapa é possível fazer as alterações necessárias, portanto preste bastante atenção para ver se o resultado é o ideal e se combina com você, as alterações podem ser feitas até que você esteja satisfeito. Depois disso é hora de aplicar sua lente dental.
Quais dentes a lente de contato pode ser aplicada?
As lentes de contato dentárias são aplicadas apenas diante dos dentes da frente. No entanto, em muitas ocasiões, os pré-molares (dentes da mastigação) apresentam cor ou formato muito diferente. Com isso, eles podem se destacar no sorriso da pessoa contrastando com as lentes colocadas. Nesses casos então a lente pode ser estendida até os pré-molares.
O mesmo processo é indicado para os dentes inferiores, se apresentarem os mesmos problemas. O ideal é que deixem ambos da mesma cor. Isso para que quando a pessoa sorrir não aparente um grande contraste, assim atrapalhando o efeito da lente.
Usa anestesia para aplicação de lente dentária?
Uma das dúvidas frequentes quanto ao processo é o uso de anestesia. Se o desgaste feito no dente for muito leve não é preciso aplicar anestesia. No entanto, se for necessário que se faça reparos mais profundos é sugerido que aplique para evitar qualquer tipo de desconforto.
Isso porque um dos produtos utilizados é um ataque ácido. Ele é utilizado para preparar o dente para receber a resina que vai unir a porcelana dissilicato de lítio ao dente. Por se tratar de um ácido, ele pode causar desconforto em dentes mais sensíveis.
Quanto tempo duram as lentes dentárias?
As lentes dentárias possuem uma boa durabilidade. Geralmente, elas tem um período de vida útil de 10 a 15 anos em média. Sendo necessário para manter ela em dia apenas visitas periódicas de rotina, assim como qualquer outro tratamento odontológico e estético.
Por isso não esqueça de visitar regularmente o dentista que realizou o trabalho. Além disso, existem certos cuidados que você pode reproduzir em casa. Por exemplo, evitar roer unhas, morder ou consumir alimentos que manchem os dentes.
A durabilidade das lentes de contato dentais está muito ligada a higienização da sua boca.
Hábitos diários como escovar os dentes três vezes ao dia, usar o fio dental além de manterem a sua saúde bocal, também ajudam a manter a qualidade delas.
Devo fazer manutenção das lentes de contato dentárias?
Você foi ao dentista, escolheu sua lente, fez a aplicação e está de sorriso novo. Você já sabe que ela pode durar até mais de uma década.
No entanto, aprendeu também que precisa de cuidados especiais para que ela te acompanhe por todos esses anos. A seguir confira uma lista com dicas para manter sua lente de contato dental por mais tempo.
- Escovar os dentes após as refeições com uma escova de dente macia;
- Utilizar fio dental pelo menos uma vez ao dia;
- Utilizar enxaguante bucal diariamente;
- Visitar o dentista a cada seis meses;
- Não roer unhas ou morder cutículas;
- Não morder objetos duros como pontas de canetas;
- Cuidado ao morder alimentos duros como cenoura. Você pode cortar em pedaços com uma faca quando for consumir;
- Não fume, o cigarro mancha os dentes e também as lentes de contato dentais;
- Tente evitar bebidas em excesso e alimentos que mancham ou escureçam os dentes como café, chocolate, molhos escuros, etc. Se for consumir esses alimentos tome com água.
Com relação às limpezas dentárias com o dentista, é muito importante que ele saiba que você possui as lentes de contato dentárias. Isso porque a limpeza não pode ser feita com o mesmo procedimento que é utilizado em dentes sem as lentes. Uma limpeza dental usa aparelhos de ultrassom e jatos de bicarbonato, o que não é indicado pra quem possui lente de contato dental.
Última atualização em 28/04/2022 por Kleber Miranda , Verificado por Flávia Fortunato