CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

3 motivos para levar os filhos ao ortodontista ou dentista ainda criança

Levar filhos ao ortodontista ou dentista quando crianças normalmente não é algo que pais e mães se preocupam muito. Por algum motivo, eles acreditam que não é necessário realizar avaliações preventivas e que qualquer tratamento feito nos dentes não devem ser agendados até que a criança tenha perdido todos os dentes de leite, mas sim na pré-adolescência ou no início da adolescência.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além disso, uma grande parte desses pais pensam que a odontologia e ortodontia serve puramente como tratamento estético muitas vezes desejado apenas por vaidade, mas não por ser realmente necessário.

Porque levar os filhos ao dentista ou ortodontista?

Isso pode ser um grande engano! E podemos dizer que diferente do que pensam, a grande maioria senão todos os profissionais de odontologia recomendam que os pais e mães levem seus filhos para um exame inicial em uma idade mais jovem.

motivos para levar os filhos ao ortodontista ou dentista ainda criança
Crianças, jovens, adultos e idosos que não procuram ou se preocupam com a saúde bucal, não consultam um dentista para avaliação e tratamento dentário se for preciso, correm o risco de desenvolver cáries e outras doenças graves como a gengivite que deixam os dentes podres, além de apenas ter muitos dentes tortos.

Qual a importância da avaliação odontológica na primeira infância

A Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD) e Associação Brasileira de Odontologia (ABO) recomendam que os pais devem levar os filhos ao ortodontista ou dentistas todas as crianças com sete (7) anos de idade mesmo que elas não apresentam sinais de futuros problemas ortodônticos.

Sete anos é muito mais cedo do que muitos pais pré supõem que qualquer avaliação ortodôntica ou tratamento dentário deva começar, mas quando feito, pode ser vital para evitar problemas mais complexos no futuro da criança.

Um exemplo bem simples, crianças com dentes de leite ou pouca idade cujos maxilares superiores e/ou inferiores não estão se desenvolvendo ou se moldando adequadamente podem utilizar a tecnologia e dispositivos odontológicos de intervenção precoce para ajudar a evitar a necessidade de cirurgias quando eles crescerem.

Para muitos pacientes, um aparelho fixo ou removível pode ajudar no alinhamento dos dentes, enquanto um aparelho de contenção semelhante a um retentor pode ajudar a tratar a sobre-mordida grave em crianças pequenas.

Vale mencionar que alguns dispositivos ortodônticos também podem ajudar dentes permanentes em crianças crescerem adequadamente, tornando os tratamentos dentários, como aparelhos móveis ou bandejas de alinhadores transparentes como o Invisalign, muito mais fáceis no tempo futuro.

Quais os riscos de negligenciar o tratamento ortodôntico em crianças

Existem várias razões pelas quais os pais devem levar os filhos ao dentista ou ortodontista e nunca dispensar uma avaliação ou tratamento ortodôntico mesmo que as crianças sejam pequenas ou pré-adolescentes.

Embora muitos dos efeitos colaterais negativos por falta de cuidado e tratamentos odontológicos afetem as crianças imediatamente, outras condições podem se desenvolver ou piorar com o passar do tempo.

Veja os 3 problemas dentários mais comuns em crianças e pré-adolescentes:

1. Dentes tortos e feios

Um sorriso com dentes tortos pode ser constrangedor para quem sorri, e desagradável para quem vê, além disso pode deixar as crianças inseguras e com traumas pelo resto da vida.

O fato real é que o mau alinhamento dos dentes pode impactar realmente de forma negativa a autoestima, isso poderá afetar relacionamentos, oportunidades sociais e especialmente contatos profissionais.

Além disso, as lacunas causadas por dentes tortos podem continuar a mudar e piorar com o tempo deixando os dentes apinhados e muito mais. Todos esses problemas são eliminados em 100% ao levar os os filhos ao ortodontista ou dentista mais próximo.

2. Mordida inadequada

O mau alinhamento dos dentes pode levar na maioria das vezes à formação inadequada da mordida.

Veja alguns exemplos de mordidas problemáticas em crianças:

Sobremordida levar os filhos para alinhar sobremordida
Prognatismo levar os filhos para alinhar prognatismo
Mordida Cruzada levar os filhos para alinhar mordida cruzada
Diastema levar os filhos para tratar diastema
Mordida Aberta levar os filhos para tratar mordida aberta
Dentes Apinhados levar os filhos para tratar dentes apinhados
Desalinhamento Geral levar os filhos para tratar dentes tortos
Dentes de leite em Crianças
levar os filhos para cuidar dos dentes de leite

Nesses casos relacionados acima, os dentes se deslocaram e não se encontram adequadamente para morder e mastigar de forma correta e eficaz.

Esses problemas podem levar a problemas mais sérios e complicados da mandíbula das crianças e consequentemente quando jovens e adultos se não tratados.

3. Tensão da mandíbula

Quando dentes tortos ou uma mandíbula com formato inadequado resultam em desalinhamentos da mordida, isso pode criar muita tensão e dor na mandíbula.

A condição dentária muitas vezes pode piorar com o tempo, ao levar os filhos ao dentista, evita o desenvolvimento de ATM ou outras condições dentárias mais graves quando crescerem.

Em alguns casos, somente realizando cirurgia para poder corrigir o problema e aliviar a dor crônica no maxilar.

Como prevenir problemas ortodônticos na infância?

Embora a maioria dos tratamentos dentários e ortodônticos tradicionais não comece até que todos os dentes de leite tenham caído, os pais de crianças com problemas dentários ortodônticos aparentes não devem esperar até que esse estágio chegue para procurar uma avaliação odontológica profissional.

Ao realizar uma consulta com dentista ou um ortodontista aos sete anos de idade, o desenvolvimento de sérios problemas de alinhamento pode ser interrompido através de procedimentos e tratamentos dentários precoce.

Além disso, abordar os problemas dentais mais cedo levando os filhos em profissionais de saúde bucal irá ajudar a tornar qualquer tratamento envolvendo os dentes, inclusive ao sentir dor ao colocar aparelho dentário ou outros alinhadores muito mais eficiente e menos invasivo.

Nós aqui da +Odonto esperamos que fique entendido que não importa a idade do paciente, o tratamento ortodôntico não deve ser negligenciado, pois problemas de alinhamento dentário levam a uma séria incontáveis de complicações.

Última atualização em 09/06/2022 por Eduardo Guimarães , Verificado por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.