CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Aplicação de selante dental para proteção dos dentes

O selante dental ou selante dentário é um revestimento composto fino e protetor (feito de plástico ou outros materiais dentários) que adere à superfície de mastigação dos dentes posteriores após a aplicação. Em geral protege os dentes de trás (os pré-molares e molares ) para prevenir e afastar a cárie dentária nos dentes. O selante dental se ajusta às depressões e sulcos dos dentes, formando uma espécie de escudo protetor sobre o esmalte do dente.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As intervenção e avanços tecnológicos tem crescido muito na área clinica, médica e odontológica, ainda assim está longe de termos um mundo relativamente perfeito. A cárie dentária e problemas bucais devem fazer parte do cotidiano das pessoas por mais alguns longos anos.

Além da defesa dos dentes ser algo relacionado a higiene pessoal, os dentes são naturalmente propensos a sofrer danos causados por quase todo tipo de alimento que comemos ou bebemos, além de diversos outros fatores internos relacionado a saúde como o estresse (leia sobre gás do riso).

Defendendo os dentes como selante dental

Aplicação de selante dental para proteção dos dentes

O que isso quer dizer para todos nós? Simples, está evidente que para manter uma boa saúde de dentes não é suficiente apenas escovar os dentes duas vezes por dia ou depois das refeições, usar flúor dental ou fio dental constantemente.

A higiene bucal seve tanto para crianças, adolescente e adultos quanto para senhores e senhoras de mais idade, todos precisam integrar as melhores técnicas, métodos e tratamentos para cuidar de seus dentes para mantê-los saudáveis, bonitos e alinhados ​​por mais tempo.

Se você acompanha o +Odonto sabe que batemos na tecla da escovação dental completa e usar o fio dental para remover vestígios de alimentos e placas de sujeira entre os dentes e nas superfícies lisas dos dentes e enrugadas.

A escova de dentes nem sempre consegue fazer o trabalho de higienização dental completa, especialmente em cantos e esconderijos em dentes traseiros para remover a comida e a placa.

O que é selante dental?

O selante para dentes protege áreas difíceis e vulneráveis na região dentária contra o surgimento de cárie dentária, o proposta é “selar o dente” e prevenir contra a placa bacteriano e contato com os alimentos e açucares de bebidas. (1)

Selante oclusal, selante dentário ou selante odontológico é um tipo de revestimento fino e protetor (feito de plástico ou outros materiais dentários), a substância adere à superfície de mastigação dos dentes posteriores criando uma película protetora.

O selamento dental não substitui a escovação dos dentes e o uso de fio dental, ela serve especialmente para impedir a formação de cáries e até bloquear que os estágios iniciais da cárie se torne uma cavidade avançada.

Prós e contras dos selantes dentários

Os selantes dentários são uma inovação odontológica e por mais que tenham uma capacidade de proteger os dentes da cárie oral de forma eficiente e elogiável, como em qualquer tipo de tratamento ou procedimento clínico, existem divergências em torno do método anti-cárie.

A controvérsia gira em torno da eficácia dos selantes de ionômero de vidro (1) na prevenção da cárie dentária no odontopediatria (em crianças).

Tecnicamente, o selante dentário combate com eficiência à cárie dentária, no entanto, existem os prós e contras da aplicação nos dentes, veja quais são:

Prós do uso selantes Contras do uso selantes
  • Eles ajudam a combater a cárie dentária
  • O procedimento é rápido e indolor
  • Eles melhoram a higiene bucal
  • Eles são muito mais baratos do que obturações
  • Eles são seguros de usar por longo tempo
  • Selante dental é incolor
  • Selantes são inodoros (não tem cheiro)
  • Eles não são duráveis ​​– em 5 anos ou menos, você precisa substituir o selante
  • Eles podem selar a cárie dentária causando problemas futuros
  • Eles não são para todos os tipos de pacientes
  • Eles não podem ser aplicados sobre obturações dentárias ou dentes cariados.
  • Se mal aplicado poder não ter o efeito desejado

Problema ao usar selantes dentários

O principal problema de selar os dentes é que poderá ser preciso substituí-los após 5 anos ou atém menos tempo dependendo do material e da forma como a aplicação foi realizada.

Durante período em que o dente fica selado, a eficácia do material selador no combate à cárie dentária vai diminuindo.

quem deve aplicar selantes nos dentes

Seja selante de ionômero de vidro ou resina ou outro material utilizado, o dente será afetado com a diminuição do poder de proteção com o tempo. Além desse detalhe, muitos dentistas e especialistas em odontologia pediátrica relatam que há 50% de chance de falha no procedimento se o dente selado já estiver cariado e passar despercebido.

Outra controvérsia está relacionada com a questão da habilidade do dentista na formulação e aplicação correta dos selantes dentais na determinação do sucesso ou insucesso no resultado esperado.

Caso haja alguma inabilidade no processo, o mais provável é que alguns dos pacientes que aplicaram selantes dentários ainda podem sofrer com cáries ou outros problemas porque a aplicação não foi realizada corretamente.

Quem deve aplicar selantes nos dentes?

A crianças e adolescentes são candidatos perfeitos para o uso de selantes devido à maior probabilidade de desenvolver cárie dentária nas depressões e sulcos dos dentes pré-molares e molares. No entanto, adultos e idosos sem cáries ou obturações em seus molares com certeza também podem se beneficiar da proteção dos selantes dentários.

As crianças são as que mais devem colocar selantes em seus molares e pré-molares permanentes assim que esses dentes nascerem.

Em alguns casos, o selante dentário também podem ser benéficos ao selar dentes de leite, como os dentes de leite de uma criança possuem depressões e sulcos profundos são mais propensos a serem cariados.

Os dentes de leite tem um papel importantíssimo na manutenção do espaçamento correto para os dentes permanentes, é importante mantê-los saudáveis ​​para que não ocorra a perda dos dentes fora do tempo correto.

NOTA: “Tanto crianças quanto adultos podem se aproveitar os benefícios de selar os dentes, quanto mais cedo isso acontecer melhor para a saúde bucal. Normalmente os primeiros molares surgem entre os 6 e 7 anos e os segundos molares surgem por volta dos 12 anos. Fazer o isolamento selando esses dentes no momento que nascerem pode protegê-los de cáries desde o início.”

Como os selantes dentários são aplicados?

A aplicação do selante dental é um procedimento rápido, simples e indolor. A tratamento leva somente alguns poucos minutos com a ajuda do dentista ou higienista que vai aplicar o selante para selar cada dente escolhido.

O passo-a-passo da aplicação do selador dental são os seguintes:

  1. Primeiro, os dentes a serem selados são cuidadosamente limpos e higienizados.
  2. Cada dente é secado, é colocado algodão ou outro material absorvente ao redor do dente para mantê-lo seco.
  3. Uma solução ácida é colocada nas superfícies de mastigação dos dentes para torná-los ásperos, o que ajuda o selante dental se unir aos dentes perfeitamente.
  4. Os dentes são lavados e secos novamente.
  5. O selante é aplicado sobre o esmalte do dente, no processo, o selante liga junta diretamente ao dente e endurece. Às vezes, uma luz especial ou ultra-violeta é usada para ajudar o selante endurecer mais rápido.
  6. Todo o procedimento está completo e o dente fica protegido por um longo tempo.

quanto tempo dura o selante dental nos dentes

Quanto tempo duram os selantes nos dentes?

Os selantes dentais podem manter os dentes protegidos da cárie por até 10 anos dependendo de inúmeros fatores, no entanto, eles precisam ser avaliados em check-ups odontológicos de tempos em tempos para localizar lascas, rompimentos ou desgastes.

Alguns selantes podem durar em torno de 5 anos ou menos, nesse caso devem ser substituídos. Se for necessário, o seu dentista aplicará novo selante para evitar problemas dentários.

Os selantes odontológicos em geral duram vários anos antes de precisarem ser substituídos.

O plano dental cobre o custo de selantes para os dentes?

Muitas companhias de seguros, convênios e planos dentais cobrem o custo dos selantes para dentes, mas em geral, o procedimento é aprovado apenas para pacientes com menos de 18 anos.

O ideal é verifique com sua operadora de seguro odontológico para saber com certeza se os selantes dentários são cobertos pelo seu plano. Ligue no atendimento da operadora e pergunte. Vale mencionar que cada plano dental tem suas próprias carências e coberturas.

Há algum efeito colateral em aplicar o selante de dente? Não que se saiba ou tenha sido relatado pelos profissionais da odontologia. Com raras exceções de quaisquer alergia que possa acontecer, não há efeitos colaterais conhecidos envolvendo os selantes dentais.

Nunca fique com dúvidas, se pretende selar os seus dentes, vá em uma clínica odontológica e pergunte ao seu dentista se os selantes dentais são uma boa opção para seu filho, para você e sua família.

Fonte científica:

Pesquisa Odontológica Brasileira – Avaliação clínica de um cimento de ionômero de vidro utilizado como selante oclusal. Pesq Odont Bras, v. 14, n. 1, p. 53-57, jan./mar. 2000. (1)
Artigo de Revisão – Odontologia Clínico-Científica – Utilização do ionômero de vidro em odontopediatria (2)

Última atualização em 16/05/2022 por Ana Carolina , Verificado por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.