CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

3 problemas dentários para enfrentar antes de completar 30 anos

Problemas dentários antes dos 30 anos? Existem diversas fases na vida de uma pessoa 20, 30, 40, 50 anos e, desde a adolescência até velhice, a coisa mais importante em todo esse período e que precisa ser priorizada sem sombra de dúvidas é a condição de saúde bucal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

À medida que vamos envelhecendo, nossa responsabilidade em cuidar mais da boca, gengiva e dentes cresce enormemente, especialmente se você quer ostentar um sorriso bonito, com dentes completo e aparência de saudável.

Quando chegamos aos 30 anos, os dentes terão sofrido inúmeras mudanças dependendo exclusivamente do seu estilo de vida, hábitos e vícios.

O mais emblemático de tudo isso, é que problemas dentários mais comuns podem ser evitados facilmente.

3 problemas dentários para enfrentar antes de completar 30 anos

Problemas dentários antes dos 30 anos

Para ter um sorriso com dentes bancos, bonitos e saudável, o simples fato de escovar duas vezes ao dia, passar fio dental diariamente, comer uma dieta rica e fazer check-ups dentários regulares no dentista mais perto ou em um de sua confiança já ajuda muito.

Sem falar que constantemente rangemos os dentes dormindo ou com raiva, mordemos coisas, mastigamos o dia todo e muitas outras atividades que nossos dentes realizam diariamente, podemos dizer que eles são surpreendentemente resistentes.

Com toda essa atividade cotidiana, é claro que o desgaste não vai perdoar, além disso, ainda temos o processo de envelhecimento natural dos dentes. Se juntar com a negligencia e falta de atendimento odontológico adequado o prejudicando será enorme para os dentes.

Se você esta na casa do 20 anos é bom ficar atendo, porque até atingir 30 anos, você já terá passado por alguns funções que os dentes desempenham e quem sabe vários procedimentos para manter seus brancos lindos e perolados e ter uma saúde bucal em dia.

Até os 30 anos certamente você terá 3 encontros odontológicos específicos para colocar tudo em ordem:

1. Arrancar dentes do siso

Os dentes do siso ou dente do juízo como nós brasileiros gostamos de chamar, são os molares que estão localizados na parte de trás da boca. Esses dentes geralmente aparecem entre as idades dos 17 a 25 anos.

Leia também:

Fatos indicam que aproximadamente 80% das pessoas que têm dentes do siso precisam retirá-los para evitar problemas dentários e, em geral, os sisos têm um impacto negativo na mandíbula, nos dentes ao redor e especialmente no alinhamento da mordida.

Então, dito isso, o mais provável é que ao chegar próximo dos 30 anos, terá que arrancar, ou seja remover os sisos para poder ajustar a mordida ou alinhar os dentes de forma mais precisa, de qualquer forma, somente um dentista poderá indicar o que fazer no momento em que precisar.

2. Fazer tratamento de canal

Ter cárie não algo do outro mundo, normalmente, todos as pessoas tem, teve ou ainda terá cáries. Em geral, as pessoas descobrem sua primeira cárie quando são ainda crianças ou adolescentes, enquanto outras não terão cáries até atingirem a idade adulta.

No entanto, amostras entre os dentistas, indicam que até completar 30 anos, é provável que uma pessoa tenha que tratar pelo menos uma ou duas cáries.

Vale mencionar que independentemente do quão rigorosa seja a sua rotina e disposição para manter a higiene dental perfeita, as cáries podem aparecer sem prévio aviso, parece ser algo inevitável.

Por isso, a importância de consultar um dentista regularmente, se houver alguma cárie que ainda não tenha sido encontrada, com certeza ele vai achar e eliminá-la.

Se o problema com a cárie dentária existente for persistente ou avançada, talvez seja preciso um procedimento de canal – o que não é o ideal! Cuidar bem dos dentes em qualquer idade pode evitar que você tenha que fazer um tratamento de canal antes dos 30 anos.

3. Usar aparelho dentário ortodôntico

No Brasil, mais de 25% das crianças usam aparelho entre 10 e 14 anos. No entanto, muitos adultos, que já passaram dos 30 anos, ainda procuram maneiras de endireitar os dentes com aparelho, nos últimos anos, com a chegada do Invisalign em procura aumentou ainda mais.

Isso geralmente ocorre porque o alinhamento da mordida e os dentes mudam ao longo do tempo, ou porque seus pais não podiam comprar aparelhos odontológicos quando eram mais jovens.

Agora que o Invisalign decolou no Brasil, muitos adultos estão optando pelo aparelho dentário invisível em vez de aparelhos de metal tradicionais para obter um sorriso mais reto e bonito.

Medidas e cuidados dentárias ao envelhecer

Em primeiro lugar, você vai querer evitar a erosão ácida. Alimentos açucarados e ricos em amido podem ser uma grande ameaça para os dentes e à sua saúde bucal, esse tipo de bebida contêm carboidratos que podem fermentar.

Quando isso acontece, as bactérias na boca começam a produzir ácidos que inevitavelmente corroem o esmalte dos dentes. Isso cria pequenos buracos que podem levar à cárie dentária.

Para evitar ou manter sob controle as cáries dentárias, é muito importante tentar reduzir ao máximo as bebidas açucaradas, gaseificadas e carbonatadas, porque a carbonatação também é um dos maiores contribuintes dietéticos para o ácido na boca.

Funções que os dentes desempenham

Outro fator que não se deve deixar de observar, é o quão mecânicas são as funções que os dentes desempenham. Os dentes mastigam, trituram e quebram alimentos de todos os tipos em pequenos pedaços simplesmente para torná-los mais fáceis de engolir e fazer a digestão.

Os dentes na maioria dos casos são extremamente resistentes a trincas, rachaduras e lascas, por incrível que pareça, os dentes não se tornam mais quebradiços com a idade – ao contrário do que muitas pessoas acreditam.

Para não ter problemas mais sérios, somente tenha cautela com o que mastiga, tenha em mente que os canais radiculares ou as obturações dentárias são mais vulneráveis ​​ao desgaste e podem causar lascas e rachados em seus dentes, lembre-se quando possuir dentes restaurados e estruturalmente não sólidos.

Dentes alterados por algum procedimento ou tratamento necessitam de um pouco mais de atenção, especialmente para quem está com 30 anos ou mais.

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.