“Nada mais gostoso que o sorriso de uma criança, não é mesmo? No entanto, para que esse sorriso seja saudável é importantíssima a ação de um profissional de odontopediatra. Continue a leitura e entenda mais sobre a odontopediatria.”
O odontopediatra é o profissional responsável por ensinar o seu filho pequeno a começar os cuidados com a higiene bucal. Se você é adulto e tem medo de ir ao dentista atualmente, é porque provavelmente suas experiências quando mais novo não foram tão agradáveis. Por isso, o odontopediatra é tão importante na vida de uma criança.
Cuidar da saúde bucal é fundamental e o quanto antes começarmos melhor! A odontopediatria começa a cuidar dos dentes dos bebês — ainda que não tenha dentinhos — até a adolescência. Além dos bebês, o profissional poderá auxiliar a mamãe ainda na gestação.
Quer saber mais sobre essa área tão importante da odontologia? Leia o texto até o final, iremos explicar o que é odontopediatria e qual a sua importância na vida dos pequenos.
A seguir você vai ver os tópicos:
O que é Odontopediatria?
O seu filho precisa de uma odontopediatra para cuidar do sorriso, visando ensinar a criança e a família a cuidar da saúde bucal desde antes dos dentes nascerem. Acontece que todos os dentistas são capacitados para a odontopediatria desde a faculdade.
No entanto, os profissionais especializados oferecem um tratamento de qualidade superior para a criança. Tendo em vista que até mesmo o ambiente é preparado para que a criança goste do profissional. Evitando que a criança crie algum tipo de trauma relacionado à ida ao dentista.
Por ser um profissional especializado, o odontopediatra está habituado a lidar com crianças. O que torna a ida ao dentista muito mais fácil para a criança. E para a família que pode criar um laço de confiança com o profissional.
Capacitação do profissional
Ao optar por um odontopediatra, a família está ofertando ao filho um profissional muito mais capacitado. Visto que o ambiente estará preparado e o profissional escolhido optou por se especializar em atender crianças. O que muitas vezes deixa o dentista geral um pouco desconfortável.
As crianças precisam de um atendimento mais dedicado e atencioso, visando preparar o ambiente para proporcionar uma experiência melhor para o paciente. E por isso mesmo, alguns dentistas gerais não atendem crianças. Uma vez que não se sentem confortáveis para trabalhar com esse público.
É melhor sempre recorrer ao profissional que se capacitou para atender seu filho. Justamente por gostar de lidar com criança e saber exatamente o que está fazendo.
Além disso, quando o profissional é especializado é normal que ele tenha mais acesso a novas pesquisas e formas de trabalhar. Trazendo o que há de melhor para o atendimento da criança. O que é muito importante para tornar essa experiência mais positiva.
Qual a importância da odontopediatria para crianças?
A consulta com odontopediatra é importante para atuar na educação sobre a higiene bucal. De modo que mesmo antes da criança ter dentes nascendo ela possa ser avaliada por esse profissional. Esse cuidado por parte da família de levar a criança à odontopediatra e seguir as orientações é importante para minimizar o risco de doenças bucais.
Com o acompanhamento de um profissional odontopediatra problemas como cárie dentária podem ser prevenidos desde cedo. Porque a limpeza adequada será feita desde antes dos dentes nascerem. Tornando a gengiva muito mais saudável. Além disso, o profissional é o mais indicado para tratar problemas que foram diagnosticados durante a consulta.
Quando levar seu filho para a primeira consulta?
Outra dúvida muito comum relacionada ao odontopediatra é o dia da primeira consulta. O ideal é levar seu filho quando o pequeno ainda está com 6 a 7 meses de vida.
Nessa fase o profissional pode ensinar os primeiros passos de higiene relacionada à gengiva. De forma que os primeiros dentinhos possam nascer saudáveis. Além disso, quanto antes a criança começa a ir ao dentista, mais cedo ela se acostuma com aquele ambiente.
O que faz com que o pequeno tenha o hábito de ir ao dentista sem sofrer com medo do profissional. Portanto, isso é muito saudável para o desenvolvimento da criança, evitando que o medo de dentista ocasione dificuldades na ida ao profissional quando houver necessidade.
Como é a primeira consulta?
A primeira consulta é feita para que a família e a criança conheçam o profissional. Nesse contato o profissional irá avaliar a cavidade bucal da criança e indicar para a família quais as melhores condutas de higiene. Esse primeiro contato deve ser positivo para a criança e para a família. Que deverá observar se escolheu de fato o melhor profissional.
O ideal é que após a primeira consulta a criança seja avaliada novamente após 6 meses. De modo que o acompanhamento profissional possa prevenir doenças bucais. E garantir também um nascimento dos dentes muito mais tranquilo. Afinal, o nascer dos dentes é uma etapa difícil para muitas famílias. Tendo em vista que a criança chora muito e isso acaba afetando também a rotina de sono do pequeno. Portanto, o ideal é ter o melhor acompanhamento nessa fase.
Última atualização em 07/04/2020 por Equipe +Odonto