CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Cuidados com a higiene bucal para evitar o coronavírus

“O coronavírus já atingiu milhares de pessoas em todo o mundo. Por isso, é importante entender o que é o novo corona vírus e como a higiene bucal pode ajudar na prevenção e transmissão da doença. Continue a leitura do texto.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O coronavírus está se espalhando rapidamente pelo mundo, ele começou na China e hoje atinge a maioria dos países. É praticamente impossível não ter acesso as informações sobre o coronavírus, também conhecido como COVID-19, uma vez que elas estão em todos os meios de comunicação: TV, rádio e internet.

Cuidados com a higiene bucal para evitar o coronavírus

A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde orienta cuidados básicos como lavar as mãos com sabonete e água e uso de álcool em gel 70%, e ficar em casa de quarentena, para diminuir o risco geral de contrair ou transmitir a patologia, mas além disso, também precisamos manter uma boa higiene bucal.

Para que você possa entender um pouco mais sobre o assunto e a importância de seguir as orientações para o cuidado com os seus dentes, o MaisOdonto fez esse post.

O que é coronavírus? Como ele é transmitido?

O coronavírus, também conhecido como COVID-19, é de uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo corona vírus foi descoberto em 31/12/2019 após casos registrados na China. Os principais sintomas da doença são tosse, febre e, em casos mais graves, dificuldades para respirar.

Estudos revelam que a transmissão do coronavírus de pessoa para pessoa ocorre pelo ar ou por contato pessoal co secreções contaminadas, tais como:

  • saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Além dos cuidados básicos: Cuide também da higiene bucal no período de quarentena

Para evitar o risco geral de contrair ou transmitir o novo corona vírus, o Ministério da Saúde orienta que os cidadãos:

  • Lavem as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Além desses cuidados básicos com a saúde, é importante cuidar da higiene bucal para evitar problemas maiores. É indicado que você escove corretamente os dentes e use fio dental após as refeições: café da manhã, almoço e, principalmente, antes de dormir, para evitar problemas bucais como cáries dentárias, tártaro e problemas na gengiva.

Você também pode:

O coronavírus pode ser transmitido pela boca?

Sim, o coronavírus pode ser transmitido pela boca e pela saliva. Ainda que a saliva seja um fluído benéfico para a saúde bucal, como facilitar o processo digestivo, umedecer e proteger a mucosa oral e prevenir os dentes de doenças, não podemos deixar de lado o fato que a saliva também abriga milhões de bactérias. Esse cenário, torna a boca um ambiente extremamente favorável para microrganismos, inclusive para o novo coronavírus.

Como a saúde bucal pode evitar a contaminação do COVID-19?

Neste período delicado em que estamos vivendo, devemos cuidar ainda mais da nossa saúde – isso inclui a saúde bucal, tendo em vista que a boca é uma das principais portas de entrada para o contágio do coronavírus (COVID-19).

“Quando a higiene da cavidade bucal está adequada, as bactérias não são levadas aos demais órgãos do corpo, afastando os riscos de contágio”, revelou a profissional.

Agora que você conhece o coronavírus, e sabe como ele é transmitido e os cuidados que devem ser tomados, é importante que você e sua família fiquem em quarentena e respeite as orientações dos órgãos de saúde. Ao sinal de qualquer sintoma, procure uma unidade de saúde.

Última atualização em 07/04/2022 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.