Planos odontológicos que cobrem canal dentário: Conheça as opções!

“Você foi ao seu dentista e ele deu a notícia que será necessário realizar um tratamento de canal em um ou mais dentes. E sabendo que um tratamento completo custa caro, a melhor saída é contratar um dos planos odontológicos que cobrem canal dentário. Veja opções do mercado e escolha o seu!”

O canal dentário é realizado pelo dentista quando a polpa do dente está danificada, morta ou infeccionada por conta de uma cárie dentária profunda. O procedimento também pode ser uma opção em casos de traumas e fraturas no dente para manter a funcionalidade do dente – que é mastigar e triturar os alimentos.

planos odontologicos que cobrem canal dentário

O que muita gente não sabe é que este procedimento custa muito caro. Para se ter uma noção de preço, um tratamento de canal completo pode chegar a custar R$ 2 mil reais ou mais, dependendo do caso e da quantidade de dentes infeccionados.

O custo é realmente assustador e no atual cenário de crise que vivemos no país, certamente esse valor faz falta na vida de muitos brasileiros. E por falta de dinheiro muitas pessoas acabam não realizando o tratamento e sofrendo com dores de dente constantes.

Uma das maneiras mais fáceis e baratas de realizar o tratamento de canal dentário é contratando um plano odontológico. Muita gente não sabe, mas esse tipo de procedimento está previsto na cobertura obrigatória pela ANS.

Dessa forma, ter um plano odontológico pode ser muito vantajoso para o seu bolso. Pois, você não precisará desembolsar uma fortuna para ter os seus dentes tratados e recuperados.

Tratamento de canal dói?

A maioria das pessoas só consultam o dentista quando sentem dor de dente ou algum incômodo forte, e isso provavelmente dói no bolso também. E se este também é o seu caso, saiba que você está cometendo um grande equívoco. O indicado é que você vá ao dentista assim que o seu dente apresentar alguma alteração.

Ir ao dentista frequentemente garante que você possa cuidar dos seus dentes com mais atenção e prevenir que qualquer tipo de infecção possa se agravar. Como citamos acima, o canal dentário é comumente causado por bactérias de cárie que quando não tratadas no início se proliferam e acabam atingindo a polpa do dente, ou o nervo, e causa a dor.

Planos odontológicos que cobrem canal dentário

E neste momento que um plano odontológico faz toda a diferença! Um dos pontos positivos é que ter um plano dental vai te facilitar o acesso às consultas frequentes com o dentista que facilitará o diagnóstico precoce das doenças e problemas bucais. Dessa forma, se houver algum ponto de cárie no seus dentes será possível tratar com rapidez e eficiência.

Outro ponto, se você estiver precisando fazer um tratamento de canal dentário não será necessário desembolsar um fortuna, basta pagar a mensalidade do plano odontológico, pois este tipo de procedimento é obrigatório no rol de coberturas determinado pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Isso significa que, todos os planos odontológicos ofertados no mercado por Lei devem cobrir o tratamento de canal.

Quais são as coberturas obrigatórias dos planos odontológicos?

Atualmente as coberturas obrigatórias da ANS cobrem os tratamentos mais comuns, incluindo urgência e emergência. Dentre os procedimentos, podemos citar:

• Diagnóstico – Consulta inicial e exame histopatológico;
  • Urgência/Emergência – Curativos, imobilização dentária, colagem de fragmentos, drenagem de abscesso e muito mais;
  • Radiologia – Radiografia periapical, bite-wing e oclusal;
  • Prevenção em Saúde Bucal – Atividade educativa que consiste em informar e motivar beneficiário quanto a necessidade de manter a higiene bucal, evidenciação de placa bacteriana, profilaxia e aplicação de flúor.
  • Dentística – Consiste na aplicação de medicamentos para impedir o desenvolvimento de cáries, remoção do tecido cariado e colocação de material obturador, restaurações dentárias afim de recuperar a função do dente e ajuste oclusal;
  • Periodontia – Procedimentos relacionados com para a saúde das gengivas, como raspagens, gengivectomia, imobilização dentária temporária ou permanente, intervenções cirúrgicas e etc;
  • Endodontia – Consiste em diversos tratamentos para recuperar um dente que tenha sido afetado por cárie ou fratura, ou seja o canal dentário.
  • Cirurgias – A lista de cirurgias obrigatórias prevista pela ANS prevê extração de dentes – inclusive a do siso -, frenectomia, obturação  também prevê alguns procedimentos cirúrgicos obrigatórios, como a retirada de dentes como o siso.

A lista completa da coberturas obrigatórias você pode conferir aqui.

Agora que você conhece os planos odontológicos que cobrem canal dentário, que tal contratar um plano conosco? Solicite agora mesmo uma cotação online e ajudamos você a escolher o melhor plano odontológico para suas necessidades.

Última atualização em 18/07/2020 por Equipe +Odonto