“Contratou um plano odontológico para você, família ou funcionários, mas esta com dúvidas sobre o que o plano odontológico cobre? Fique tranquilo. Nós vamos te ajudar neste post.”
Saber o que o plano odontológico cobre é importantíssimo para pautar sua decisão em relação ao melhor plano para sua saúde bucal. No entanto, a maior parte das pessoas acaba contratando um plano sem analisar esse fator. Obviamente, a falta de análise prévia gera frustração com o produto que foi contratado.
Afinal, ao invés de fazer todos os tratamentos desejados a pessoa terá que lidar com algumas limitações. Para que isso não ocorra com você, vamos te explicar como saber o que o plano odontológico cobre.
A seguir você vai ver os tópicos:
Cobertura obrigatória do plano odontológico
Antes de mais nada, para saber o que o plano odontológico cobre é necessário entender que existem coberturas obrigatórias. Todo plano tem que oferecer uma série de serviços essenciais que são descritos pela ANS (Agência Nacional de Saúde), que regula o funcionamento dos planos. As coberturas obrigatórias são:
- Urgência 24h;
- Consulta inicial com um dentista da rede para avaliação;
- Restauração e tratamento de cárie;
- Atendimento infantil;
- Aplicação de flúor;
- Remoção de tártaro;
- Tratamento de canal;
- Profilaxia;
- Colagem de fragmentos;
- Periodontia.
Todo plano odontológico cobre esses serviços listados, sendo obrigação das empresas oferecer esses atendimentos. Portanto, é possível exigir esses atendimentos.
Plano odontológico cobre colocação de aparelho?
Não necessariamente, o plano odontológico poderá cobrir de acordo com o tipo de plano contratado pelo cliente. Frequentemente, só os planos mais caros cobrem a colocação de aparelho. Não sendo um serviço que está disponível em todos os planos obrigatoriamente.
Se o seu objetivo é cuidar do sorriso colocando aparelho para corrigir a mordida, precisa pesquisar em sua região um plano odontológico que cobre esse tipo de atendimento.
Para saber se o plano em questão oferece o que deseja, é importante perguntar para o corretor que está te atendendo. Além de ser útil comparar as opções de planos disponíveis em sua região. Sempre observe a cobertura, carência do plano e valor mensal que será pago. Comparando as opções para que possa realmente encontrar o melhor custo benefício.
Afinal, a colocação de aparelho é uma necessidade para melhorar a mastigação e a parte estética. Possibilitando resultados positivos para quem investe no plano com a cobertura necessária. Uma vez que, haverá diminuição do custo de tratamento, pagando somente o plano odontológico e tendo acesso às consultas, colocação do aparelho e exames necessários.
Plano odontológico cobre clareamento dental?
A maior parte dos planos odontológicos não oferecem o clareamento dental como um dos atendimentos cobertos. Na realidade, o clareamento é entendido como um tratamento 100% estético e que não é coberto por planos mais acessíveis.
Somente os planos que são mais caros oferecem esse tipo de cobertura. Diante disso, acaba não compensando para quem tem como objetivo baratear o custo de seu tratamento.
Tendo em vista que, a mensalidade fica consideravelmente mais alta para que o procedimento possa ser feito. O que faz com que o custo muitas vezes não compense. Portanto, é um critério a ser analisado se o objetivo é somente fazer clareamento dentário. Observando se valerá a pena investir em um plano odontológico ou se é mais interessante fazer o clareamento particular.
Obviamente, que ter um plano odontológico é interessante para fazer consultas e outros procedimentos além do clareamento. Mas cada pessoa deve sempre considerar suas demandas e necessidades para que possa analisar qual é o melhor modelo de plano para sua contratação.
Possibilitando o pagamento acessível todos os meses, para que possa ter atendimento conforme sua necessidade e uma ótima saúde bucal.
Leia o contrato atentamente para saber o que o plano odontológico disponibiliza
É interessante conversar com um corretor de planos odontológicos e escolher aquele que melhor atende sua demanda. Além disso, tenha o cuidado de ler o contrato em todos os seus detalhes. De modo que, seja possível ter certeza de que todas as suas necessidades poderão ser atendidas por meio do plano.
Caso contrário, você poderá acabar contratando um plano que não supre suas expectativas por falhas na comunicação com o profissional.
Ler um contrato antes de assinar é sempre importante para esclarecer dúvidas e ter certeza de que está obtendo um serviço compatível com o desejado por você. Portanto, vale a pena ler minuciosamente, prestando atenção em cada detalhe para que seja possível ter um bom resultado em sua contratação.
Dessa forma, não sobram falhas de comunicação que geram a expectativa de ser atendido de uma forma e na realidade o plano não oferece o que era esperado.
Como saber o que o plano empresarial oferece?
Nesse caso, é possível entrar em contato com a operadora de seu plano odontológico. Normalmente, é possível esclarecer a dúvida acessando o site da empresa de plano odontológico.
Durante o acesso, será possível observar a rede credenciada e quais atendimentos podem ser feitos a partir do uso do plano.
Geralmente o RH da empresa onde você trabalha também oferece esse tipo de informação. De modo que, o funcionário tenha acesso a uma série de benefícios a partir do uso do plano da empresa. Cobrindo todos os cuidados de saúde bucal que são necessários para ter qualidade de vida.
Afinal, o cuidado com os dentes não é meramente estético! Por isso, cada vez mais empresas oferecem plano odontológico para seus colaboradores. Com o objetivo de que seja possível manter a saúde bucal em dia e ter mais saúde, bem-estar e autoestima.
O que fazer quando o plano odontológico empresarial é simples?
É muito comum que as empresas ofereçam um plano odontológico mais simples para seus colaboradores. Nesses casos, alguns funcionários que precisam de atendimentos mais complexos podem estabelecer um relacionamento com um dentista de confiança.
Conversando com o profissional sobre os custos do atendimento que o plano não cobre. Dessa forma, é possível fazer parte dos procedimentos pagando particular e tendo as consultas e exames mais simples cobertos pelo plano empresarial. Dessa forma, ocorre acesso ao cuidado de saúde bucal ao mesmo tempo em que existe uma minimização dos custos.
Cuidar da saúde bucal é sempre um passo importante em sua rotina! Portanto, quando o plano já cobre as consultas é mais acessível e fácil cuidar melhor de sua saúde bucal. De modo que, o seu bem-estar seja privilegiado mesmo que o plano da empresa seja mais simples e tenha a menor cobertura.
Última atualização em 11/02/2022 por Equipe +Odonto