CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Gás do riso ou gás hilariante: como é usado na odontologia

Quem poderia imaginar que em um dentista o gás do riso ou hilariante é usado para realizar procedimentos odontológicos com mais segurança. O fato é que a maioria das pessoas, uma consulta de rotina ao dentista é algo muito simples de realizar. No entanto, existem muitas pessoas, que somente a ideia de sentar em uma cadeira odontológica faz com que seu coração acelere e seus cabelos fiquem em pé, desencadeando medo, estresse e ansiedade sem tamanho.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além disso, vale mencionar que idas ao dentista nem sempre são para limpeza de dentes ou inspeção bucal, algumas delas irão requerer algum tipo de anestesia odontológica ou sedação para minimizar a dor e desconforto.

Em casos de ansiedade do paciente ou tratamentos muito específico, o seu dentista pode recomendar o óxido nitroso, conhecido também como gás do riso ou gás hilariante.

Gás do riso ou gás hilariante: como é usado na odontologia

Mas o que é gás do riso e gás hilariante? Quais são seus efeitos? Quanto tempo dura o gás do riso após a cirurgia ou tratamento? Quando é necessário usar no paciente e quais as contra-indicações?

Para começar vamos entender o que esse gás usado pelos dentistas!

O que é gás do riso ou gás hilariante?

Óxido nitrosoas pessoas comuns o conhecem como gás do riso, ele é um tipo de sedativo muito eficaz que frequentemente é usado em clínicas e consultórios odontológicos.

Quando um dentista administra o gás do riso em um paciente, uma pequena máscara é colocada em seu rosto e a pessoas inala uma mistura de óxido nitroso e oxigênio, essa é a composição.

Ao inspirar essa mistura de elementos, o paciente experimenta uma redução na ansiedade ou estresse nervoso, sentirá uma calma imensa tomar conta de seu corpo imediatamente. Outro sentimento que deve ocorrer, o paciente terá uma sensação de euforia e uma maior tolerância a dor.

Mas, ao contrário do próprio nome – gás do riso -, ninguém vai morrer de rir por causa do gás.

Embora seja um sedativo poderoso, ele não coloca a pessoa administrada completamente sob efeito do gás durante o tratamento. O gás do riso deixa a pessoa calma, mas ainda ficará acordada e consciente sendo capaz de responder qualquer pergunta ao seu dentista.

Ao inalar o gás do riso, normalmente há um formigamento ou peso nos braços e pernas, mas isso é completamente normal e contribui para o estado de relaxamento que o dentista espera alcançar com o Oxido nitroso.

O gás do riso começa a funcionar quase imediatamente ao ser inalado e continua a funcionar enquanto é inspirado. Assim que o dentista concluir o tratamento dentário necessário, ele removerá a máscara do paciente para ele retornar a respirar o ar ambiente ou oxigênio.

Diferente de outros sedativos como a Lidocaína, em poucos minutos, os efeitos do gás do riso diminui fazendo o paciente volta ao seu estado normal.

Como dito, ao contrário de outras formas de sedações usado na odontologia, o Óxido nitroso não tem efeitos por tempo muito longo, normalmente o paciente poderá voltar para casa dirigindo após o procedimento.

Quando o dentista administra o Gás do riso – Óxido nitroso?

O Óxido nitroso ou gás do riso serve para aqueles que sofrem de ansiedade, estresse e medo quando se trata da injeção da anestesia, do cheiro da clínica, do barulho do motorzinho e até da figura do próprio dentista.

Por incrível que possa parecer, essas pessoas muitas vezes adiam tratamentos marcados e procedimento odontológicos necessários, levando à necessidade posteriormente a realização de tratamentos mais complexos ou a perda de dentes parcial.

A sedação odontológica em geral e o uso de Óxido nitroso ajudam pacientes com medo e ansiedade a receber o tratamento dentário de que precisam de forma segura e sem dor.

quando o dentista administra o Gás do riso - óxido nitroso

A sedação com o gás do riso (óxido nitroso + oxigênio) além de ajudar pacientes da odontologia que tem ansiedade e medo do dentista, o uso do composto gasoso é benéfico em muitas outras ocasiões, podendo ser citado:

  • Medo de agulhas e injeção – As agulhas são frequentemente usadas na cadeira odontológica para administrar medicamentos anestésicos, sedativos ou analgésicos em geral. Para pessoas com fobia de agulhas, o Óxido nitroso pode ajudar a relaxá-los e facilitar muitos dos tratamentos e procedimentos cirúrgicos ou estéticos.
  • Hiperatividade ou incapacidade de ficar parado – Isso geralmente acontece em crianças, mas também pode acontecer em jovens e adultos. Se o paciente sentado na cadeira odontológica ficar inquieto e não puder ficar imóvel, o gás do riso ajudará a ficar quieto permitindo ao dentista tratar os problemas dentários existentes.
  • Dentes sensíveis – Se o paciente sofre por causa de “nervos orais sensíveis ou excessivamente sensíveis”, a sedação com gás pode ajudar a reduzir a dor no momento do tratamento odontológico.
  • Boca pequena – Algumas pessoas tem boca pequena, por causa disto, o equipamento dentário pode muitas vezes deixar a boca e mandíbula muito doloridas. O gás do riso ajuda a relaxar os músculos orais e torna o procedimento odontológico menos doloroso.

Efeitos colaterais do Óxido nitroso?

Dificilmente um paciente experimenta algum tipo de efeito colateral negativo ao usar gás do riso/hilariante, mas existem pessoas que são mais sensíveis ao gás do riso e podem sentir alguns efeitos colaterais.

Normalmente, esses efeitos colaterais ocorrem quando o nível de Óxido nitroso é muito alto ou ocorre uma mudança na porcentagem repentinamente durante a administração do gás.

Esses efeitos colaterais podem ser classificados como:

  • Náusea
  • Vômito
  • Sonolência
  • Suor excessivo
  • Tremores ou calafrios

Para minimizar os efeitos, após a inalação do gás do riso, o paciente pode receber inalação de oxigênio por pelo menos cinco minutos. Essa simples ação é realizada para eliminar o Óxido nitroso que ainda reste nos pulmões.

Se o oxigênio não for administrado, algumas pessoas também podem sentir enxaquecas ou dores de cabeça.

Contra-indicações ao uso do Óxido nitroso – gás hilariante?

O Óxido nitroso (gás do riso ou gás hilariante) é um sedativo seguro e eficaz para a maioria das pessoas que precisam usá-los em tratamentos e procedimentos dentais em clínicas e consultórios me geral.

No entanto, para pessoas quem sofrem com algumas condições especiais de saúde ou está tomando medicamentos específicos, o óxido nitroso não é recomendado.

Essas condições incluem:

  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC (1) – Em pacientes com DPOC, a complicação vem do oxigênio misturado ao óxido nitroso. Níveis aumentados de oxigênio podem diminuir o impulso para respirar em pacientes com DPOC.
  • O medicamento Bleomicina – Semelhante à DPOC (2), esta contra-indicação envolve a administração de oxigênio com gás hilariante. Concentrações de oxigênio mais altas do que o normal podem induzir uma lesão pulmonar em pessoas que tomam esse medicamento anti-câncer ou têm histórico anterior.
  • Alterações no espaço aéreo ouvido (3) – Isso pode incluir prontuário anterior de cirurgia no ouvido médio, pneumotórax, obstrução intestinal ou presença de bolhas alveolares . O óxido nitroso pode se expandir nesses espaços aéreos e pode contribuir para a cegueira, surdez, distensão intestinal e muito mais.
  • Níveis de vitamina B12 e folato (vitamina B9) – Aqueles com níveis debilitados de vitamina B12 e folato e mulheres em seu primeiro trimestre de gravidez devem evitar o Óxido nitroso. O gás do riso pode esgotar ainda mais essas vitaminas no corpo e contribuir para a anemia megaloblástica (Unisepe – pdf) ou deterioração neurológica (USP – pdf).
  • Hipertensão pulmonar – O óxido nitroso pode contrair o músculo liso vascular pulmonar, piorando a hipertensão pulmonar.

Gás do riso ou Óxido nitroso para sedação é para você?

Somente um dentista poderá avaliar se você pode ou não usar o gás do riso. No entanto, ter medo do motorzinho do dentista, de sentar ou deitar em uma cadeira odontológica ou tentar evitar a dor associada aos tratamentos odontológicos nunca deve impedi-lo de procurar atendimento odontológico.

O cuidado regular dos dentes e a manter a saúde bucal em dia ajuda a prevenir problemas dentários graves e a perda de dentes e, o gás hilariante ou gás do riso pode ajudar a facilitar em tratamentos e procedimento odontológico regulares e mais complexos.

Esperamos que você tenha obtido o máximo de informações sobre como a odontologia com gás do riso e sedação anestésica odontológica pode ajudá-lo a ter um sorriso saudável e bonito sem medo ou ansiedade.


Fonte:

Biblioteca Virtual em Saúde – MINISTÉRIO DA SAÚDE – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – (1)
Hospital Sírio Libanês – Guia Farmacêutico em HSL – Bleomicina – (2)
PUC Goiás – Anatomia do Ouvido – Ms Roberpaulo Anacleto pdf – (3)

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.