CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Numeração dos dentes: Que número corresponde a cada dente?

“Além de cada dente na boca possuir nomes (caninos, molares, pré-molares…), nossos dentes também recebem uma numeração exclusiva que é muito usada pelos dentistas para identificar um dente de forma mais rápida e precisa. Veja nesse artigo a numeração correta dos dentes permanentes e dos dentes de leite.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A numeração do dente ou número de cada dente foi desenvolvida para facilitar o trabalho de identificação do dentista quando um determinado dente de um quadrante precisa receber um exame ou tratamento. Este sistema de numeração é usado em todo o mundo e existem diversos modelos diferentes.

número dos dentes

Cada dente recebe uma numeração exclusiva para identificação rápida e precisa.

Quer saber qual número corresponde a cada dente da boca? Continue a leitura do texto, tudo que você procura está aqui!

Quantos dentes uma pessoa tem?

Antes de falarmos sobre o número de cada dente, é preciso que você saiba quantos dentes uma pessoa tem na boca.

Uma criança possui 20 dentes de leite na boca, enquanto uma pessoa adulta possui 32 dentes permanentes, ou 28 caso seja necessário a remoção de todos os dentes do siso.

Quer mais informação sobre quantos dentes temos e as funções dos dentes? Tudo que você precisa saber está neste texto.

Qual a numeração dos dentes permanentes?

Dentes Incisivos (dentes da frente)

Nós temos 8 dentes incisivos, sendo quatro superiores e quatro inferiores que recebem o nome de incisivos centrais e incisivos laterais.

Os dentes incisivos centrais superiores (11 e 21)  tem forma de cinzel que cortam e fatiam todos os alimentos. Eles têm um papel fundamental na estética facial e também na fala. Os dentes incisivos centrais inferiores (31 e 41) são os menores dente da boca.

Os incisivos laterais superiores  (12 e 22) e incisivos laterais inferiores (32 e 42) são semelhantes aos anteriores, no entanto são de tamanhos menores. E sua principal função é cortar os alimentos.

Dentes Caninos (dente de vampiro)

Os caninos superiores (13 e 23) é o maior dente da arcada dentária. Seu formado pontudo facilita na hora de rasgar e cortas alimentos de todos os tipos. Já os caninos inferiores (33 e 43) são parecidos com os caninos superiores, no entanto seu formato é mais estreito, e também são menores.

Dentes Pré-molares

Nós temos oito pré-molares na boca, sendo dois em cada quadrante da boca. Os primeiros pré-molares superiores (14 e 24) tem o formato pentagonal e são ligeiramente maiores que os segundos pré-molares (15 e 25). Ambos tem a função de moer e esmagar os alimentos.

O primeiro pré molar inferior (34 e 44) são semelhantes ao dente canino inferior só que são menores. Os segundos pré-molares (35 e 45) tem dimensões maiores que os primeiros pré molares inferiores. Ambos também ajudam a moer e esmagar os alimentos consumidos.

Dentes Molares

Os dentes molares da boca, também conhecidos como dentes de trás, dentes do fundo, são extremamente volumosos em relação aos outros dentes e possuem quatro pontas, ou seja cúspides, que o tornam excelentes trituradores de alimentos, além disso recebem maior pressão na hora da mastigação.

Ao todo são 12 molares, sendo três em cada quadrante da arcada dentária. Os primeiros molares superiores (16 e 26) e inferiores (36 e 46), segundos molares superiores (17 e 27) e inferiores (37 e 47) e terceiros molares, também conhecidos como dente do siso ou dente do juízo, superiores (18 e 28) e inferiores (38 e 48).

Nome e numeração dos dentes de leite

Na dentição decídua (também conhecidos como dentes de leite) não existem os pré-molares. Os nomes dos dentes e numeração dos dentes são classificados do número 5 ao número 8, para distinguir dos dentes permanentes. Veja:

  • Incisivos centrais superiores (51 e 61)
  • Incisivos laterais superiores (52 e 62)
  • Caninos superiores (53 e 63)
  • Primeiro molar superior (54 e 64)
  • Segundo molar superior (55 e 65)
  • Incisivos centrais inferiores (71 e 81)
  • Incisivos laterais inferiores (72 e 82)
  • Caninos inferiores (73 e 83)
  • Primeiro molar inferior (74 e 84)
  • Segundo molar inferior (75 e 85)

Entenda a numeração de cada dente melhor na imagem abaixo:

numeração dos dentes dos bebes

O que são quadrantes dentais?

Quadrante é a divisão da boca a partir da linha central em quatro partes para que a identificação de cada dente seja mais fácil e rápida.

O primeiro quadrante (1) é o da parte superior direita da nossa boca; o segundo (2), da superior esquerda; o terceiro quadrante (3) corresponde à parte inferior esquerda; e o quarto (4) à inferior direita, na dentição definitiva.

numeração dos dentes

Numeração para identificação de cada dente

Como você pode ver na imagem, os dentes recebem o número do quadrante à qual pertence e também a posição do número que ele representa na boca. Por exemplo, o canino superior direito é referido como 1.3 (porque está no quadrante 1 e é o dente número três do início para o fim).

Vale lembrar que no momento de preenchimento da ficha clínica e marcar os dentes no odontograma, o dentista fica de frente para o paciente. Então, assim como em um espelho, o que é esquerdo para o dentista se torna direito para o paciente.

Quais são os sistemas de nomenclaturas de dentes usados

Os sistemas de nomenclaturas dentais mais usados são o de Zsigmondy-Palmer, sistema de numeração universal, e o sistema de numeração do sistema do FDI Word Dental Federation. Alguns outros sistemas utilizados são o sistema de Haderup do vencedor, sistema de Woelfel, e sistema de MICAP.

Esperamos que tenha ficado claro como é feita a numeração dos dentes permanentes e dentes de leite? É muito simples? Se ainda houver alguma dúvida, deixe o seu comentário!

Última atualização em 15/05/2022 por Kleber Miranda , Verificado por Ana Carolina

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.