“O mau hálito é causado por diversos fatores e pode ser desagradável e constrangedor para quem sofre com esse problema. Mas, saiba que existem maneiras simples e fáceis de acabar com mau hálito de uma vez por todas. Continue a leitura e saiba quais são elas.”
Acabar com mau hálito é importante por uma série de fatores, não só sociais! Até mesmo a sua profissão pode ser negativamente afetada se não consegue acabar com mau hálito. Afinal, o cheiro ruim afasta as pessoas, inviabiliza algumas funções que lidam com o público diretamente e acaba com a autoconfiança e autoestima.
Portanto, é indispensável que um profissional consiga acabar com mau hálito para que possa se sair bem na profissão e na sua própria rotina, estabelecendo bons resultados para si. Nós elencamos algumas informações úteis que vão te ajudar de maneira totalmente prática a eliminar o mau hálito de uma vez por todas. Confira!
A seguir você vai ver os tópicos:
9 formas práticas de acabar com mau hálito de vez
O mau hálito pode ser causado por diferentes fatores. Sempre é importante investigar e adotar condutas que possibilitem melhores resultados, como as que iremos elencar a seguir.
1. Coma a cada 3 horas para acabar com mau hálito
Uma das causas do mau hálito é ficar muito tempo sem comer, o estômago vazio promove o aumento da produção de ácidos estomacais, que podem subir para sua boca e causar o odor indesejado. A cada 3 horas, procure consumir uma fruta, iogurte ou alimento leve, que seja de fácil digestão e possibilite o preenchimento do estômago e acabe com o mau hálito causado pela fome.
2. Evite consumir alho e cebola nas versões cruas
Alho e cebola acabam causando mau hálito quando são consumidos crus. Tendo em vista que, eles possuem um aroma forte e quando são digeridos geram gases no estômago. Isso faz com que, após a digestão você comece a ter mau hálito que algumas pessoas conhecem como “bafo de cebola”.
Se o alho e cebola estiverem cozidos, o problema tende a ser minimizado, mas o ideal é evitar o excesso para não ficar com hálito ruim.
3. Escove os dentes após cada refeição
Após realizar suas refeições, aguarde até 30 minutos e escove os dentes usando uma escova macia e pasta de dente com flúor.
Escovar os dentes após 30 minutos da refeição, você terá dado tempo de que a saliva produzida pela boca controle o seu pH. A saliva após a refeição funciona como um antisséptico natural, para controlar algumas bactérias e garantir o equilíbrio de seus dentes e gengivas.
4. Beba água ao longo de todo o dia
É muito importante estimular a salivação para que seja possível eliminar o mau hálito. A boca seca ocasiona mau hálito, por isso, beba no mínimo 2 litros de água para manter seu corpo hidratado. Fumar, beber bebidas alcóolicas, tomar café e refrigerantes podem ocasionar o aumento da sensação de boca seca e causar mau hálito.
Beber água é fundamental para acabar com mau hálito, eliminando a boca seca e garantindo um bom funcionamento para o seu corpo. A água é indispensável para hidratar todo o organismo e eliminar mau hálito. Se você tem dificuldade de beber água, tenha uma garrafinha e coloque alarme para beber um gole a cada alarme tocado em meia hora.
5. Sempre use fio dental ao escovar os dentes
Ao mastigar, é comum que os alimentos fiquem entre os dentes, formando placas bacterianas e tártaro que são responsáveis por danificar os dentes e causar cheiro desagradável. Sempre use fio dental antes de escovar os dentes.
Pode ser depois da última refeição, para uma higienização mais completa que evita restos de alimentos na boca antes de dormir. Esse cuidado é interessante para evitar cáries e outros problemas de saúde bucal que podem desencadear mau hálito.
6. Chicletes e balas não são aliados para acabar com mau hálito
Um erro comum é chupar balas e chicletes na tentativa de acabar com o mau hálito. O açúcar presente nesses alimentos é um dos responsáveis pelo acúmulo de placas bacterianas nos dentes. Uma vez que, o açúcar ajuda a desenvolver placas bacterianas que causam mau cheiro, as balas, chicletes e doces em geral não são aliados verdadeiros na busca por um hálito mais saudável.
É útil eliminar o consumo desses alimentos, minimizando o risco de desenvolver placas bacterianas. Para que sua boca seja mais saudável e isso ajude a acabar com mau hálito.
7. Escove bem sua língua
Muitas pessoas escovam os dentes bem após cada refeição, mas acabam não escovando a língua, bochechas e céu da boca. Esses locais são grandes áreas da boca e também ocasionam o aumento da presença de bactérias quando não são higienizados corretamente. O ideal é sempre escovar essas áreas, garantindo a higienização completa da boca para eliminar placas bacterianas.
Veja também: Limpador de Língua: Como usar, tipos de raspadores e preços
8. Use enxaguante bucal
Após escovar os dentes, a língua e toda a boca, é hora de usar um enxaguante bucal. A solução é útil para eliminar placas bacterianas e dar um hálito refrescante. Em alguns casos, é útil reaplicar o enxaguante caso você sinta um hálito desagradável. O enxaguante refresca a boca, elimina bactérias e contribui para um hálito mais agradável por tempo prolongado.
Prefira sempre os enxaguantes sem álcool na formulação, eles são mais saudáveis para o equilíbrio do pH de sua boca.
9. Procure especialistas
Se mesmo após adotar todos esses cuidados ainda percebe um hálito ruim e persistente, é hora de procurar ajuda de um especialista. Portanto, visite um dentista para identificar se existe algum dente que precisa de cuidados profissionais e está desencadeando o mau hálito.
Caso nada seja constatado que possa ser a causa do mau hálito, é útil conversar com um médico especializado em estômago. Uma vez que, o profissional poderá investigar a saúde de seu estômago.
Muitas vezes, acabar com mau hálito depende diretamente de cuidar melhor da sua saúde como um todo. Algumas pessoas possuem problemas estomacais que não dão outros sinais além do mau hálito. Uma vez que, é sempre importante investigar caso esteja sentindo um cheiro ruim ou gosto amargo na boca.
Afinal, acabar com mau hálito é importantíssimo para se sentir bem consigo mesmo e voltar a ter uma autoestima elevada. Uma vez que, você poderá conversar com as pessoas sem receio de estar causando algum desconforto por causa da sua halitose.
Tendo em vista que você já sabe o que fazer, comece a tratar o mau hálito a partir de hoje! Afinal, isso vai mudar sua vida para melhor. E você vai se sentir muito bem ao eliminar o problema de uma vez por todas.
Última atualização em 26/01/2022 por Equipe +Odonto