CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Como declarar plano odontológico no Imposto de Renda?

“Não sabe como declarar plano odontológico em seu Imposto de Renda? Fique tranquilo! Aqui você vai saber tudo o que é necessário para incluir seu plano dental em sua declaração e quando não é necessário. Continue a leitura e confira!”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Declarar plano odontológico no Imposto de Renda, possibilita que tenha desconto no valor a pagar de imposto. Mesmo quando o plano odontológico é pago parcialmente por você e a outra parte paga pela empresa onde trabalha, é possível declarar plano odontológico e ter desconto.

declarar plano odontologico no imposto de renda

Você precisará dos dados do plano, bem como, extrato dos pagamentos que efetuou ao longo do ano anterior para preencher a declaração corretamente e ter descontos.

Como declarar plano odontológico no Imposto de Renda?

O processo para declarar plano odontológico é bastante simples, tendo que abrir uma ficha em “pagamentos efetuados” usando o código 26 – planos de saúde no Brasil.

No campo “valor pago” é preciso preencher a somatória de todos os valores pagos ao longo do ano referente a sua declaração. Será preciso preencher também o nome e o CNPJ da operadora de seu plano odontológico, para que o valor pago possa ser declarado.

De modo que, seja possível usar o valor pago em plano odontológico para abater um percentual do valor a ser pago em imposto de renda.

Posso declarar consultas particulares?

É comum a busca por profissionais particulares, mesmo que tenha plano odontológico. Afinal, algumas pessoas buscam um profissional específico que só atende particular.

É importante solicitar ao profissional o recebido do serviço prestado, para que possa incluir o valor pago no seu IR. De modo que, possa incluir essa consulta na sua declaração de imposto de renda.

Até quando o usuário opta por tentar ressarcimento em seu plano, é possível declarar a parte que foi paga e não foi ressarcida.

No caso de consulta particular sem nenhum ressarcimento, é preciso declarar na ficha “pagamentos efetuados” e escolher o “código 11 – dentistas no brasil”. Nesse caso, é preciso preencher o nome e CPF do profissional e valor total pago na consulta.

É possível declarar no mesmo imposto o valor pago com plano odontológico e também o valor das consultas particulares.

Não há problema algum em ter plano e ainda assim buscar consultas particulares e pagar por elas. Para evitar burocracias com a malha fina, sempre solicite os comprovantes de pagamentos de consultas.

Guarde esses documentos em local separado, para usar no preenchimento de seu IR, mantendo os documentos disponíveis caso caia na malha fina e tenha que comprovar os pagamentos executados.

Nos casos de reembolso

Quem faz consulta com profissional que não atende pelo plano e pede reembolso do plano odontológico, pode fazer a declaração da mesma forma que no caso de consulta particular. No entanto, deve preencher o valor reembolsado pelo plano na aba “parcela não dedutível/valor reembolsado”.

É muito importante fazer um preenchimento preciso sobre todos os dados de seu imposto de renda. Justamente com o objetivo de evitar transtornos em relação à Receita Federal.

Quando NÃO posso declarar plano odontológico no Imposto de Renda (IR)?

Para declarar plano odontológico no IR, é preciso ser o titular do plano e o responsável pelo pagamento, sendo pago parcial ou integral por você. Caso seja um plano odontológico oferecido pela empresa na qual trabalha, sendo a empresa a responsável por pagar 100% do valor mensal, NÃO é possível declarar plano odontológico no seu Imposto.

Afinal, é uma despesa que não é paga mensalmente por você. O mesmo se aplica quando se é beneficiário de alguém que declara o IR informando que você é dependente financeiro. Nesses casos, a declaração incorreta fará com que seus dados caiam na malha fina, gerando burocracias para resolver a questão.

Declarar plano odontológico tem limite de desconto?

Nos casos de quem pode declarar plano odontológico no Imposto de Renda, não há limite de dedução. Tendo em vista que, são gastos com saúde pagos pelo beneficiário. É possível declarar plano odontológico, plano de saúde, consultas particulares, exames particulares e todos os custos que teve ao longo do ano da declaração.

De modo que, esses valores contribuam para a redução do valor a ser pago em Imposto de Renda ou possam contribuir para que o valor a ser restituído seja maior.

Portanto, fazer a declaração correta do plano odontológico é importante, para que possa pagar apenas o imposto que realmente é devido. Ou possa ser restituído do imposto que já foi pago ou retido na fonte em valor superior ao ideal.

O preenchimento é muito simples, em geral, os próprios planos oferecem um extrato detalhado para facilitar o preenchimento do Imposto de Renda com os dados pertinentes.

Quem declara o plano odontológico que é pago por terceiro ou oferecido pela empresa que não desconta em seu salário pode ocasionar problemas com a malha fina.

Vale a pena contratar plano odontológico?

Agora que já sabe como declarar plano odontológico no imposto de renda, deve ter percebido que certamente o plano é um investimento que dá resultado. Tendo em vista que, além de possibilitar o cuidado adequado com sua saúde bucal, o plano odontológico possibilita a diminuição do valor a ser pago anualmente com o Imposto de Renda.

O pagamento de um bom plano odontológico contribui para que você tenha acesso a bons profissionais, possa fazer exames e tratamentos bucais necessários para ter qualidade de vida, bem-estar e saúde.

Os dentes são extremamente importantes para o bem-estar, não só para o aspecto estético. Afinal, a mastigação adequada dos alimentos possibilita o início do processo digestivo. Além disso, a rotina de cuidados com a saúde bucal evita dores de dente. O que é muito importante para usufruir de qualidade de vida.

Toda pessoa deve ir ao menos duas vezes ao ano fazer uma consulta de checagem com seu dentista de confiança. E fazendo isso através do plano odontológico as visitas ao profissional são mais acessíveis do ponto de vista financeiro.

Afinal, pagar um plano odontológico é mais barato que o pagamento de consultas e intervenções particulares. Portanto, esse é um investimento que dá bons retornos, não só na sua saúde, como também nos aspectos financeiros.

Portanto, se ainda existia alguma dúvida sobre declarar plano odontológico no IR e fazer esse processo valer a pena, saiba que é uma contratação com pouca margem para arrependimentos, principalmente no aspecto financeiro.

Última atualização em 17/08/2021 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.