CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Porque implantes dentários são melhores que dentaduras

Implantes dentários são melhores que dentaduras! Você provavelmente já deve ter ouvido falar isso em algum lugar. Mas o fato é, será que isso é uma verdade para todas as pessoas? Talvez sim, talvez não. Não podemos esquecer um fator importante que cada paciente é diferente um do outro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Tanto os implantes dentários como o uso de dentaduras é motivado pela falta de dentes que por sinal não é prejudicial apenas à sua boca e maxilares. A perda de dentes também podem afetar de forma dramática a saúde física geral e especialmente a autoestima.

Se você está lendo esse artigo é porque perdeu ou esta perdendo dentes, e esta interessado em saber qual os melhores tratamentos e procedimentos odontológicos para fazer a reposição dos dentes de forma estética e duradoura.

Porque implantes dentários são melhores que dentaduras

Implantes dentários x Dentaduras

Valem dizer sem medo que a perda de dentes é muito comum desde os primórdios até hoje em dia, e a relação idade ao contrário do que se pensa, não é o fator preponderante, estatísticas mostram que tanto pessoas jovens quanto adultas também perdem dentes por vários motivos.

Atualmente quase 74% dos adultos de 35 a 44 anos têm pelo menos um dente perdido, e 1 em cada 4 pessoas com mais de 70 anos tem metade ou quase todos os dentes perdidos.

Quando há falta de dentes na arcada dentária, isso afeta também a estrutura da mandíbula (dor na mandíbula). Os dentes vizinhos da falha podem tentar preencher essa lacuna movendo-se para cobrir o espaço. Essas mudanças de posição dos dentes podem causar um efeito dominó prejudicial.

Então, à medida que os dentes se movem, o maxilar também muda com o tempo e a estrutura da boca se torna muito mais instável e suscetível a problemas ortodônticos.

Independente do que causou a a falta de dentes em sua boca, o ideal é realizar em um dentista ou ortodontista a restauração do dente e a reposição por implantes, pontes e dentaduras.

A partir daqui iremos saber qual a vantagem entre implantes e dentaduras e qual é a melhor solução prática e estética para iniciar o procedimento.

Colocar Dentaduras

As dentaduras é uma espécie de aparelho dentário feito exclusivamente para parecer e funcionar igualmente como os dentes naturais. Dependendo da extensão da perda do dente, dentistas especialistas podem recomendar a confecção de uma prótese total ou parcial.

  • Dentadura total: Uma dentadura completa é uma prótese que substitui um arco inteiro de dentes na gengiva.
  • Dentadura parcial: Uma dentadura parcial é uma prótese parcial que substitui apenas uma parte ou alguns dentes faltantes na gengiva.

Existem diferentes tipos de próteses dentárias disponíveis nos consultórios e clínicas odontológicas, incluindo próteses parciais, totais, convencionais e imediatas.

Quase todas as pessoas já viram ou pegaram em uma dentadura – você já?

As dentaduras encobrem as gengivas e normalmente devem ser removidas antes de ir para cama dormir. A remoção noturna da dentadura serve para que as gengivas tenham a chance de se recuperar do uso diário.

Quando o usuário de uma dentadura não a estiver usando, ela precisa ser submersa em uma vasilha ou copo com água ou limpador de dentadura para que não re-seque, rache e deforme.

Para outras dicas, não deixe de conferir aqui no Mais Odonto o post mais abrangente sobre como viver usando dentaduras.

Colocar Implantes dentários

Um implante dentário é uma raiz dentária protética (normalmente feita de titânio) que é implantado na mandíbula para posteriormente sustentar uma coroa (dente protético). Muitos pacientes optam por implantes dentários que parecem e funcionem como se fossem dentes naturais.

Isso significa que o paciente com implante dentário poderá continuar comendo suas comidas e alimentos preferidos sejam macios ou duros sem se preocupar em machucar a gengiva ou deixar escorregar como nas dentaduras.

Assim como os dentes naturais, os implantes dentários também precisam de cuidados especiais e higiene adequada, em geral, escovar os dentes duas vezes ao dia e usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia faz parte do processo de saúde oral.

Implantes dentário ou dentadura qual é melhor colocar?

Quem é o melhor: implantes dentários ou dentaduras? Embora as dentaduras sejam mais acessíveis e seu preço seja muito inferior ao implante dentário, elas não resolvem o problema da deterioração do maxilar.

Assim que seu corpo detectar a falta de um dente, ele começará a absorver os minerais em sua mandíbula para usar em outro lugar. Quando isso acontece, a área da mandíbula onde a raiz do dente costumava ficar enfraquece e se deteriora.

Os dentes adjacentes à lacuna também começarão a se inclinar em direção ao espaço aberto. Eventualmente, o paciente pode apresentar colapso facial, o que altera o formato da face e pode dificultar o uso de próteses dentárias.

A melhor maneira de evitar mais perda de dentes e deterioração do maxilar é perguntar por um dentistas ou ortodontista se o procedimento de implante dentário é possível ser feito em você.

Implantes dentário ou dentadura qual o melhor

Em geral, a recomendação de implantes dentários é feita sempre que possível para que os pacientes consigam de forma satisfatória evitar problemas de saúde física e bucal a longo prazo causados ​​pela falta de dentes e disfunções no maxilar.

Vantagens dos implantes dentários

A maior vantagem é que o dente substituto se assemelha a um dente natural e pode durar décadas.

Outra vantagem de um implante é que os dentes próximos não estão envolvidos (como com uma ponte), então o resto dos dentes deve permanecer intacto.

Desvantagens dos implantes dentários

Este é um procedimento cirúrgico, então você precisará estar em boa saúde física para cirurgia e recuperação. Além disso, o processo de cicatrização pode levar vários meses.

Seu dentista não colocará o dente substituto até que o implante dentário esteja completamente curado.

Além disso, os implantes dentários tendem a ser mais caros do que outras opções de substituição para um dente perdido. O procedimento pode ser coberto por alguns seguros, mas você pode ser responsável por franquias e co-pagamentos.

Quem pode colocar implantes dentários?

Para ser um candidato para realizar o procedimento de implante dentário é preciso ter tecido gengival saudável e densidade óssea suficiente na mandíbula para suportar a colocação de um ou mais implantes.

Para uma osseointegração bem-sucedida, deve haver tecido maxilar suficiente para suportar o implante dentário de titânio que é colocado em seu maxilar.

Para saber se pode ou não colocar um implante, consulte exames com dentista, ele poderá determinar se você é um candidato provável para procedimentos e tratamento dentário com o uso de implantes.

Valem mencionar que mesmo que você não seja um candidato para colocar implantes dentários na boca, com o auxílio de um especialista você poderá explorar todas as outras opções para substituição de dentes que existem.

Qual é o impacto da falta de dentes na mastigação?

A falta de dentes em muitos casos, pode causar pouco ou nenhum impacto real. Mas isso vai depender da localização do dente perdido, pode ser que você nem note a lacuna na boca ou cause algum constrangimento ou desenvolva problemas no maxilar.

Este cenário pode se encaixar se você estiver perdendo um ou mais dentes na parte de trás ou na lateral da boca.

Contudo, é importante lembrar que seus dentes foram projetados para trabalhar em conjunto, portanto, a falta de um ou mais dentes às vezes pode afetar inclusive na fala e dicção, na alimentação e, com o tempo, causar outros problemas mais sérios na sua mandíbula e músculos faciais por exemplo.

Observe que se ficar mais difícil ou desconfortável fazer a mastigação da comida, isso em geral leva a pessoa a comer apenas de um lado da boca ou ter que comer em um ritmo mais lento ou mastigar menos que o necessário.

Sem dentes em alguma posições na mandíbula poderá alterar a forma do seu rosto, pois pode fazer com que sua boca se desloque de forma errada.

Além disso, sua mordida pode mudar para compensar os dentes perdidos, e os dentes restantes podem se deslocar e se mover devido ao espaço extra. Isso pode causar outros problemas, como sensibilidade dentária, ranger de dentes e dificuldade para mastigar.

Última atualização em 09/06/2022 por Ana Carolina, Revisado por Eduardo Guimarães , Verificado por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.