Você sabia que o vaper ou vape faz mal para a saúde bucal e para as gengivas, além disso, expões os pulmões ao diversos produtos químicos e nocivos, como o formaldeído e acroleína, e partículas metálicas tóxicas como cromo, níquel e chumbo? Pois é, muitas pessoas conhecem e até fumam os cigarros eletrônicos, conhecidos como e-cig ou vapor mas não sabem os males à saúde causadas por eles.
Esses dispositivos eletrônicos funcionam com bateria e apesar de não parecerem perigosos à primeira vista, eles geralmente contêm ingredientes potencialmente nocivos, como nicotina e diversos produtos químicos prejudiciais a saúde física e bucal também.
A seguir você vai ver os tópicos:
O que é um vape?
O Dispositivo Eletrônico para Fumar – DEF, às vezes também são chamados de e-cigarette, e-cig, vape (abreviação de vaporizador), vape pen, e-hookah ou mod. Todos esses nomes se referem a um produto eletrônico que usa o tabaco como base do produto.
Vapes normalmente têm um líquido que é aquecido para criar uma fumaça, que o usuário inevitavelmente inala.
Os vaporizadores (vape) normalmente contém grandes quantidades de nicotina, essa substância extremamente prejudicial ao cérebro e pode causar dependência química e alguns casos até abstinência.
Além de todos os males já constatado do vape, eles também podem ter um impacto negativo na saúde das gengivas.
Abaixo está o que os dentistas do mundo todo querem que todos as pessoas e pacientes saibam do que o vape é capaz de fazer ao ser tragado como se fosse um cigarro comum.
Como o Vape afeta gengivas e dentes?
Embora essa tendência de usar os cigarros eletrônicos (vaping – é o ato de usar os dispositivos vape que são espécie de cigarro eletrônico) parece inofensivo, eles são utilizados para tragar e praticar o vício do tabagismo sem que, para isso, sejam utilizados cigarros de verdade.
Esse tipo de modalidade de tabagismo seja relativamente recente, muitos estudos tem vinculado seu uso aos maus resultados encontrados na saúde bucal de alguns pacientes odontológicos especialmente nas gengivas.
Em primeira instância, a nicotina no corpo humano inalada via oral pode minimizar o fluxo sanguíneo nas gengivas. Isso pode estimular a doença periodontal, que em uma condição mais avançada pode levar à inflamação da gengiva, a sensibilidade e a perda de dentes em potencial.
A principal preocupação da comunidade médica é a capacidade da nicotina de destruir lentamente o tecido gengival, levando a uma recessão lenta e continua. Isso causa a exposição das raízes dos dentes, levando a hipersensibilidade e desconforto crônico.
No avanço do processo, as gengivas retraem, os dentes ficam mais vulneráveis e expostos às bactérias que agem dentro da boca, deixando-os às cáries livres para causarem seus efeitos destruidores.
O vape pode aumentar também o risco de boca seca, a boca seca reduz a produção de saliva e, como resultado, a proliferação das bactérias orais é inevitável, ocasionando inclusive o aparecimento do mau hálito.
Nesse cenário de irritação generalizada, pode haver a promoção do inchaço das gengivas, tornando-as dolorosas atividades cotidianas simples como comer e beber.
Dicas para parar de usar Vape
Qualquer hábito caracterizado como vício pode ser difícil de abandonar, mas é importante abordá-lo com sensatez e ser paciente consigo mesmo e claro ser persistente. Outro detalhe é não se enganar, vape faz mal em qualquer condição.
O primeiro passo é se comprometer com o processo de romper com o hábito. Evite o adiamento – quanto mais cedo você parar com uso das substâncias, melhor. No entanto, não se puna, se você escorregar no início, tente parar de novo.
Para evitar comprometimentos com sua vontade, se livre de todos os produtos relacionados com fumo e vape que você possui. O fato de não tê-los por perto é uma vantagem, e será menos provável que você gaste mais dinheiro comprando novos vaporizadores.
Mantenha outras opções à mão para se ocupar se for tentado, como chicletes sem açúcar, chocolates e até palitos de dentes (não recomendável mas pode funcionar).
Pense em quais sentimentos são desencadeados como estresse ou a solidão. Reconheça que os vaporizadores até servem para aliviar uma emoção ou sensação negativa, mas um vape não conseguirá resolver esses sentimentos.
Vale mencionar que pode ser muito útil conversar com um terapeuta ou encontrar um dentista ao iniciar a jornada de desconexão com o vaper.
Dica: Saber mais sobre como isso o está afetando fisicamente pode ajudá-lo a se sentir mais motivado a parar de usar tabaco e nicotina e causar problemas pra sua saúde bucal, física e emocional.
Fontes:
https://therealcost.betobaccofree.hhs.gov/
https://www.inca.gov.br/tabagismo/
Última atualização em 25/06/2022 por Flávia Fortunato , Verificado por Equipe +Odonto