CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dentes de Leite: Tudo que você precisa saber sobre dentes do bebê

É um momento muito emocionante quando vemos os primeiros dentes de nossos filhos nascendo, não é mesmo? Mas ao mesmo tempo que estamos felizes, diversas dúvidas nos vem à cabeça. Este post é para sanar o máximo de dúvida sobre os dentes de leite. Continue a leitura e confira!

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em que ordem os dentes de leite nascem? Quantos dentes uma criança tem? Quando o primeiro dente do bebê aparece? Quando os dentes de leite caem e os permanentes nascem? Recebemos estas e outras diversas perguntas todos os dias em nossa caixa de e-mail.

Dentes de Leite

E para responder todas essas perguntas sobre os primeiros dentes de leite, criamos este post! Toda a informação que você precisa está aqui. Veja também como cuidar dos primeiros dentes até que eles caiam e como preparar o seu filho para manter uma higiene bucal saudável pelo resto da vida.

O que é dente de leite?

Conhecidos como dentes decíduos ou primários, os dentes de leite desempenham uma função primordial para o desenvolvimento da criança. Eles auxiliam na a mastigação e servem como guia para quando os dentes permanentes começam a surgir. Por isso, é essencial cuidar destes dentes, mesmo que eles eventualmente estejam destinados a cair.

Surgimento e troca dos dentes de leite

Segundo especialistas, o primeiro dente do bebê surge por volta dos 6 meses de idade. No entanto, não acontece de uma vez só. Isto é, todo o processo pode durar alguns anos. Sendo assim, os primeiros que surgem são os dois da frente da arcada superior.

Certamente você saberá quando os dentes começarão a sair da gengiva, pois os bebês geralmente apresentam alguns sintomas, tais como:

  • Babando com mais frequência
  • Mastigam os dedos e brinquedos
  • Vermelhidão ou erupção cutânea ao redor da boca, queixo e pescoço
  • Irritabilidade e choro
  • Acordam com mais frequência à noite
  • Puxam a orelha
  • Comem agitado ou não comem

Para amenizar esse tipo de situação, é recomendado certos cuidados que pode fazer o processo ser mais confortável para ele. Um deles é realizar movimentos circulares pressionando levemente a gengiva do bebê com o dedo limpo e envolto em gaze ou fralda umedecida com soro fisiológico.

Além disso, é indicado o uso de mordedores resfriados, assim como a oferta de alimentos e bebidas frios ou gelados. Isso porque o frio promove melhor a sensação de alívio por ajudar a diminuir os sintomas locais da inflamação.

Após passar por todo o processo de nascimento dos dentes decíduos (que pode durar até os 3 anos de idade), é preciso se preparar também para a fase da troca de dentes. Ela geralmente começa a partir dos 6 anos e se estende até os 12 anos de idade. O primeiro sinal de que está chegando a hora é quando os dentes de leite começam a ficar com um aspecto mole.

Quantos dentes uma criança têm?

Afinal, quantos dentes uma criança têm na boca? As crianças têm um total de 20 dentes, cada mandíbula carregando:

  • 4 incisivos laterais e centrais (na frente)
  • 2 caninos
  • 4 molares (no fundo)

Quando os dentes de leite nascem?

Os primeiros dentes a aparecer são os incisivos laterias e centrais, que os bebês usam para morder. Em seguida, logo após o primeiro aniversário, surgem os primeiros molares, permitindo que eles possam mastigar os alimentos de forma eficaz. Então é a vez dos caninos nascerem e, por fim, os segundos molares completam a arcada dentária do bebê.

Cada par de dente (da esquerda e da direita) devem aparecem praticamente ao mesmo tempo, no entanto a parte superior e a inferior podem apresentar um intervalo de um ou dois meses. Mas não se preocupe se demorar um pouco mais, pois é normal.

Veja o gráfico a seguir para entender quando os dentes do bebê nascem, quando eles caem e quantos dentes existem na boca de uma criança.

Quando os dentes de leite nascem e caiem

Isso é o que acontece na maioria dos casos, não se preocupe caso o dente do seu filho não esteja dentro do prazo ou nascem em uma ordem diferente da citada acima. Porém, se você está realmente preocupado, aconselhamos que você procure um odontopediatra (dentista que cuida dos dentes dos bebês e crianças).

Quando os dentes de leite começam a cair?

Você pode observar no gráfico acima que os primeiros dentes caem por volta dos 6 anos de idade, dando espaço para que os dentes permanentes comecem a nascer e se estabelecerem na boca. Os dentes de leite devem cair na mesma ordem em que nascem, isso quer dizer que os molares são os últimos a caírem – estes podem cair com 12 anos de idade.

Qual a diferença entre dente de leite e os permanentes?

Os dentes de leite são conhecidos assim porque apresentam uma coloração mais esbranquiçada que os dentes permanentes. Porém existem ainda outras diferenças, a primeira dentição, por exemplo, possui um total de 20 dentes, enquanto a permanente pode chegar até 32.

Isso acontece pois uma boca de uma criança não possui espaço suficiente para abrigar tantos dentes. Dessa forma, o grupo de dentes pré-molares, incluindo os sisos, não surgem nesta primeira fase. Estes dentes vão aparecendo durante a fase de troca, já conquistando seu espaço permanente na arcada dentária.

Outra diferença está no tamanho dos dentes, isso porque dentes de leite costumam ser muito menores. Por conta disso as cáries têm mais facilidade de alcançar a polpa. Sendo assim, é preciso ter bastante cuidado com sua higienização para garantir uma troca saudável.

Quais os principais problemas que podem surgir?

Cáries

A cárie dentária é mais comum em crianças. Isto acontece principalmente pelo fato de elas ainda não estarem habituadas à rotina de higiene bucal e por muitos pais não se supervisionarem devidamente com a primeira dentição. Um dente com uma cárie profunda pode trazer inúmeros desconfortos à criança, como sentir dor, mastigar de forma inadequada e se alimentar mal.

Fluorose Dentária

Este problema pode ser observado a partir de pequenas manchas que se formam nos dentes. A sua cor pode variar entre manchas brancas que costumam se manifestar na fase inicial e manchas mais escuras com uma coloração amarronzada. No segundo caso isso indicam uma situação mais grave da fluorose. A condição ocorre pelo uso excessivo de flúor, muito encontrado em pastas dentais.

Erosão Dentária

O problema é causado principalmente pela ingestão de substâncias ácidas e pelo suco gástrico presente na cavidade bucal da criança. No entanto, esse problema pode afetar qualquer idade, mas está diretamente relacionado ao padrão alimentar da pessoa. Além disso, a doença pode surgir em crianças que apresentam quadros de ansiedade com episódios de vômitos e refluxos.

Sensibilidade

A sensibilidade nos dentes é um problema que deve ser observado com muita cautela. Isto porque, a dor causada pelo desgaste da estrutura dentária pode estar ligada à outras complicações, como as cáries ou a erosão dos dentes. Ao perceber esses sintomas, assim como os citados anteriormente, é recomendado que procure um dentista.

Dentes de leite demorando para nascer

Como mostramos na imagem acima, existe um padrão para o nascimento dos dentes da criança — no entanto, cada criança é diferente. Os dentes podem nascer antes como também depois que isso. Se os dentes do seu filho demorarem mais para a parecer do que o que está no gráfico, não é necessário tanta preocupação, mas se você estiver realmente preocupado fale com o dentista do seu filho.

Ranger dos dentes em crianças

O ranger dos dentes em crianças é muito comum, principalmente no período noturno quando ela está dormindo, mas deve parar quando todos os dentes já estiverem presentes. Este hábito pode ser em resposta à dor causada pela erupção dos dentes, mas também pode ter a ver com estresse e hiperatividade.

Espaços entre os dentes

Geralmente os quarto dente do bebê surge primeiro que o terceiro, é normal normal que fique um espaço vazio por muito tempo entre o segundo e o quarto dente.

Mas e os espaço mesmo depois de todos os dentes já terem nascidos? Bom, nesta fase inicial de dentição é normal que haja lacunas entre os dentes, principalmente nos dentes da frente, e você poderá notar esse espaçamento conforme o seu filho cresce e a mandíbula se expande.

Porém, quando os dentes permanentes começam a surgir, tudo pode mudar. Mas, ainda que seu filho tenha espaços muito largos entre os dentes é possível resolver com o uso de um aparelho dentário.

Dentes de leite crescendo torto

Não se espante caso o dente do seu bebê esteja nascendo torto. Conforme o tempo passa eles vão se corrigindo e, mesmo que não fiquem totalmente reto, dentes de leite tortos não significam dentes permanentes tortos.

O uso prolongado de chupetas pode resultar em dentes tortos ou amontoados e também em problemas no alinhamento da mandíbula. Leia o nosso artigo sobre como o uso de chupetas pode afetar os dentes dos bebês.

Quais os principais cuidados com dentes de leite?

Antes dos primeiros dentinhos nascerem é recomendado a limpeza da gengiva e da língua do bebê. Desta forma, é retirado os restos de alimentos que formam a saburra, evitando infecções e preservando a região onde o dente vai nascer.

Os dentes de leite tem por finalidade ajudar na alimentação da criança e estimular o crescimento ósseo, guardando o lugar dos dentes que surgem depois. O cuidado com esses dentes podem determinar a aparência dos dentes permanentes. Por isso, é necessário ter bastante cuidado para que os dentes permanentes possam se desenvolver bem.

É necessário seguir os cuidados básicos de higiene bucal, como escovar os dentes corretamente, usar fio dental, etc. Assim como, é preciso levar a criança ao dentista pelo menos a cada seis meses. Desta forma, é possível fazer uma limpeza profissional e, caso necessário, corrigir qualquer problema que venha a surgir.

Seu filho ainda não tem um plano dental? Veja como contratar plano odontológico para crianças.

Última atualização em 27/06/2020 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.