“O dente do siso é o último dente a nascer na boca. Ele começa a aparecer por volta dos 18 anos de idade e pode demorar anos para nascer totalmente. Na maioria dos casos, é necessário a extração do dente siso e você vai poder entender porque.”
O dente siso pode ocasionar uma série de incômodos quando não existe espaço para que ele possa nascer. O que faz com que muitos jovens precisem extrair esse dente, visando recuperar o conforto e a qualidade de vida. Afinal, dor de dente é realmente desconcertante.
No entanto, não existe uma regra geral com relação a obrigatoriedade da retirada do dente siso. Se você quer esclarecer suas dúvidas sobre esse dente, porque às vezes é necessário remover e quais os cuidados após remover o dente do siso, continue lendo!
A seguir você vai ver os tópicos:
Dente Siso: Porque remover?
O dente siso precisa ser removido quando ele causa desconforto e dor ao paciente. Isso pode estar relacionado à falta de espaço para que o dente ocupe a gengiva. Nesses casos, o dente começa a pressionar a arcada dentária, ocasionando dores na boca e muitas vezes até mesmo dores de ouvido.
O que faz com que o paciente procure ajuda ou comece a se automedicar. No entanto, a automedicação não resolve a questão. Uma vez que o dente continuará pressionando e ocasionando dores em momentos inconvenientes. Por mais que pareça que irá resolver, porque o dente pode não doer todos os dias, mas medicar não resolve a longo prazo.
Geralmente, a cicatrização pós-extração do siso dura um período de cerca de 7 dias. Para evitar que o paciente passe várias vezes por esse processo de cicatrização, alguns dentistas decidem remover mais de um dente do siso de uma só vez, caso haja necessidade.
Quando é o momento de tirar dente do siso?
O ideal é tirar dente do siso assim que ele começa a apresentar os primeiros sinais de problema. O que é uma forma de driblar a situação e evitar o sofrimento causado pelo desconforto do dente. Ao identificar os primeiros sinais de que seu siso quer nascer e não há espaço, o ideal é consultar seu dentista sobre a remoção do dente.
A extração pode ser feita cirurgicamente, antes mesmo que o dente comece a aparecer na gengiva. E isso irá evitar que ele empurre os demais dentes e ocasione a necessidade de colocação de aparelho dentário. Em alguns casos, a força dos sisos é tamanha que os dentes subsequentes acabam entortando.
Vale lembrar, que realizar os exames para avaliar a presença dos sisos é importante. Tendo em vista que não são todos os pacientes que apresentam os 4 dentes sisos. Em alguns casos, o paciente só terá 2 ou 3 dentes para nascer, sendo importante avaliar se existe a necessidade de extrair o dente ou não.
Identifique seu siso o quanto antes
Se a ideia é evitar o sofrimento, porque você já percebeu que não existe espaço na gengiva para o siso, aos 17 anos já é possível fazer exames de Raio-X para identificar se o dente está presente.
Antes de começar a causar dores, o dente pode ser retirado cirurgicamente, entre os 17 e 21 anos de idade. Evitando qualquer tipo de incomodo por perceber precocemente que não haverá espaço para o nascimento dos sisos.
A melhor época da vida para a remoção do dente siso é de fato na adolescência. Quando o dente já está presente, mas suas raízes ainda são mais fáceis de remover. Caso o paciente deixe para realizar a remoção na fase adulta, a cirurgia poderá ter um pós-operatório mais delicado.
No entanto, não há qualquer impedimento para realizar a remoção após os 21 anos de idade. O ideal é que caso o dente seja um incômodo, ocasionando inchaços e dores ele seja imediatamente removido.
Porque a remoção do siso não é indicada para todos?
Algumas pessoas não precisam remover os dentes sisos. Acontece que naturalmente algumas pessoas possuem mais espaço na gengiva para que o siso possa se acomodar. Nesses casos, deixar o dente nascer é inteligente. Recorrendo ao seu dentista para o uso de medicações caso o dente cause desconfortos.
Afinal, é normal que o nascimento de um dente cause algum desconforto, uma vez que ele precisa furar a gengiva para se posicionar. No entanto, é saudável manter os dentes sisos se existe espaço para eles. Mesmo que esses dentes tenham tendência de nascerem fora do eixo, sua manutenção é interessante quando há espaço.
Por ser um dente que fica localizado mais ao fundo da boca, é preciso ter alguns novos cuidados de higiene. Visando evitar cáries, é preciso escovar bem o dente. De modo que não sobrem acúmulos de comida sobre o dente ocasionando cáries e outros problemas de saúde bucal.
A manutenção do dente siso é uma decisão que cabe ao dentista juntamente com o paciente. Analisando sempre o espaço presente na gengiva e a saúde bucal ao longo prazo.
Cuidados após a extração do dente do siso
Se você se submeteu a extração do dente do siso seu dentista deverá orientar os cuidados que você precisará seguir nas primeiras 24 horas para ter uma boa recuperação e evitar problemas maiores. Tais como:
- Morder a compressa que fica dentro da boca por cerca de 1 a 2 horas;
- Evitar alimentos quentes e preferir os gelados;
- Não fazer bochechos;
- Não usar enxaguante bucal;
- Usar uma escova de cerdas moles para escovar os dentes, e somente 24 horas após à cirurgia;
- Repousar o máximo possível no primeiro dia;
- Não realizar atividades físicas e pegar peso nos primeiros 5 dias após a remoção do siso.
Geralmente o lado que foi realizado a cirurgia fica inchado, mas isso é normal, não precisa se preocupar. Para diminuir o inchaço e a dor você pode tomar um anti-inflamatório como Ibuprofeno e usar uma compressa fria na bochecha.
Última atualização em 07/04/2020 por Equipe +Odonto