Os remédios e produtos caseiros são incríveis a décadas e mais décadas, antes mesmo das novas tecnologias dentárias e inovações que maximizam a limpeza e higiene bucal, nossas avós e mães se viravam como podiam para remover a placa nos dentes e o tártaro naturalmente que ficavam acumulados nos pés dos dentes.
Hoje existem diversos produtos, instrumentos e ferramentas que dentistas usam como o raspador de dentes que podem ser usados em casa mesmo além dos remédios caseiros já conhecidos que ajudam na remoção da placa bacteriana dentária e do temido tártaro dos dentes.
Nesse artigo, iremos navegar em algumas das melhores formas de manter os dentes e a boca saudável com o uso de esfoliantes naturais e soluções de limpeza comprados no mercado ou feitos com materiais naturais.
A seguir você vai ver os tópicos:
O que são placa de bactéria dentária e tártaro nos dentes?
As pessoas normalmente costumam usar os termos “placa bacteriana” e “tártaro” como se fossem a mesma coisa. No entanto, apesar de serem aparentemente semelhantes, elas são bem diferentes uma da outra.
- A placa bacteriana nos dentes como o próprio nome já indica, são bactérias dentro da boca que causam todas as fases da cárie gerando doenças e até mesma a possível perda do dente.
- O tártaro nos dentes é um acúmulo de manchas, saliva, comida, sujeira e resíduos que vai favorecer a formação de cáries, gengivite, periodontite e mau hálito. (Veja: como acabar com mau hálito).
- A formação de tártaro torna mais fácil que a placa bacteriana se fixe nos dentes.
Quando você vê manchas duras amareladas ou esbranquiçadas nos dentes, esse é o famoso e temido tártaro. Ele aparece com a falta de higiene bucal. Com o tempo, o tártaro torna-se duro e resistente aderindo fixamente ao esmalte do dente.
É por causa dessa fixação e resistência que é preciso um dentista para removê-lo ao realizar uma limpeza dentária simples ou profunda (limpeza dentária profissional). Vale mencionar que uma vez não tratado, o acúmulo de tártaro nos dentes pode levar ao mau cheiro na boca e inúmeras manchas na superfície dos dentes.
Felizmente, toda pessoa não importa a idade pode evitar o acúmulo de placa e tártaro removendo toda a sujeira dos dentes regularmente, o ideal é visitar um dentista 2 vezes ao ano para verificação e limpeza.
Por outro lado, o que pode ser melhor ainda que isso, caso você não deseje o auxílio de um dentista ou queira prolongar suas consultas, é possível remover com facilidade a placa dos dentes no conforto de sua casa.
Confira a partir daqui algumas das mais incríveis dicas de produtos e remédios caseiros para remover a placa e o tártaro dentário de forma eficaz e natural.
18 formas de remover placa dental e tártaro dos dentes em casa
Embora a placa bacteriana e tártaro seja relativamente fácil de se livrar com alguns produtos e remédios caseiros e remédios feitos em casa, você nunca deve substituir qualquer procedimento ou tratamento odontológico profissional adequado em um ambiente seguro – que isso fique bem claro -, para tudo existe uma especialidade odontológica.
Por outro lado, é fato que existem algumas formas e métodos feitos em casa que podem efetivamente ajudar a remover qualquer placa bacteriana instalada na sua boca de maneira rápida, segura e com baixo custo.
1. Escove os dentes diariamente
Todos precisam realizar um escovação dos dentes da forma correta e principalmente ser regular nessa atividade diária, somente assim a remoção de qualquer vestígios de bactérias e da placa nos dentes poderá ocorrer com eficiência.
Escovar os dentes sem sombra de dúvidas é uma ótima maneira de cuidar de higiene bucal e evitar crostas nos dentes e o acúmulo de tártaro.
A recomendação básica de todos os dentistas é, escovar os dentes corretamente após cada refeição ou no mínimo duas vezes ao dia. O ideal é aguardar pelo menos meia hora depois de se alimentar para iniciar a escovação. Ao escovar os dentes por 2 ou 3 minutos os efeitos podem ser melhores.
Um dica de sucesso para ter dentes mais saudáveis é ao escovar os dentes, certifique-se de usar uma quantidade uniforme de pressão na escova de dentes ao esfoliar cada dente do boca.
2. Creme dental com flúor para escovar dentes
Há uma boa razão pela qual os cremes dentais quase sempre contêm flúor em suas composições. Esta substância além de fortalecer o esmalte dos dentes, ajuda diminui o risco de cárie causada pelo acúmulo de depósitos de alimentos e bebidas ácidas.
O flúor, comprovadamente auxilia a cura e regeneração dos dentes no início de cárie. A única desvantagem nesse processo de higienização bucal e dental é que os efeitos ocorrem lentamente ao somente escovar os dentes com o propósito de evitar cáries.
Para o ciclo do processo do flúor ficar completo, também é preciso manter uma dieta saudável livre de comidas e lanches açucarados e bebidas ácidas.
O consumo de álcool e tabaco (Veja: Vape faz mal para gengivas e dentes) não é aconselhável para quem quer manter os dentes sem cáries.
3. Use creme dental anti-tártaro
Se você é daquelas pessoas com propensão de desenvolver manchas e acúmulo de tártaro nos dentes, existe uma variedade enorme de cremes dentais para controlar o surgimento de tártaro.
A proteção extra pode ser útil se você estiver preocupado com o aparecimento de placa nos dentes.
A pasta de dentes ou creme dental para controle anti-tártaro contém substâncias e ingredientes especiais que combatem o acúmulo de crostas dentro da boca.
Em alguns casos, eles também contêm Triclosan ou Triclosano (wiki) que é um agente bacteriostático com uma substância antibiótica que pode matar uma série de cepas de bactérias prejudiciais.
Veja: conheça os tipos de creme dental para melhorar a saúde bucal
4. Bicarbonato de sódio para dentes
Ao usar bicarbonato de sódio ocasionalmente você vai promover a remoção da placa bacteriana sem sair de casa. Apesar de ser levemente abrasivo, o resultado do seu uso é a eliminação de sujeiras desagradáveis acumuladas na superfície do esmalte dos dentes.
Três passos para usar o bicarbonato de sódio nos dentes:
- Para usar esse método caseiro para limpar a placa dos dentes e o tártaro, tudo que você precisa fazer é pegar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e misturar com uma pitada de sal.
- Em seguida, umedeça uma escova de dentes e mergulhe-a na mistura.
- Depois, escove os dentes limpando-os como de costume, não esqueça de enxaguar bem.
5. Aloe Vera e Glicerina para dentes
Muitas pessoas já conhecem os muitos benefícios proporcionados ao usar a Aloé Vera na área agrícola e medicinal, ele é conhecida popularmente no Brasil como Babosa.
O fato é que nem todos sabem que esta planta suculenta do gênero Aloé também pode manter os dentes muito mais saudáveis e livres de placas bacterianas – você sabia disto?
Três passos para usar a Aloé Vera para cuidar dos dentes com essa super receita caseira:
- Pegue uma xícara com água, misture com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de gel de Aloé Vera.
- Em seguida, adicione uma dose de óleo essencial de limão e quatro colheres de chá de glicerina vegetal.
- Para finalizar, escove esfregando os dentes com essa fórmula caseira que acabou de fazer.
A escovação dos dentes com a formula de Aloé Vera com glicerina, óleo de limão e bicarbonato fará com que seu conjunto de dentes fique limpos, higienizados e brilhantes, experimente!
6. Escove os dentes com casca de laranja
A laranja pode ser aproveitada de várias formas além de ser um alimento comestível, é possível reutilizar desde o bagaço, a polpa e a casca.
Quanto a casta, ela pode ser usada para fazer água de cheiro, água refrescante e até em massa de bolos. A casaca de laranja também pode ser usada para limpar os dentes e evitar placa e tártaro.
Incrível não é mesmo, usar casca de laranja para limpar os dentes.
Essa fórmula é para quem não gosta de esfregar a Babosa e glicerina vegetal nos dentes como descrita na fórmula anterior, então, você poderá usar algo caseiro um pouco mais simples.
Ao esfregar a casca de laranja nos dentes em uma escovação rotineira, você ajudará sua boca e dentes no combate direto aos microorganismos que disseminam e desenvolvem o tártaro junto ao esmalte do dente.
A aplicação do método caseiro usando a casca de laranja é muito fácil:
- Basta amassar a casca de laranja e esfregá-la diretamente nas áreas afetadas e manchadas pelo tártaro e placa.
- Deixe descansar por alguns minutos e depois enxágue com água corrente.
Apesar de ter um gosto um tanto quanto amargo, esse procedimento caseiro para limpar os dentes de placa e tártaro poderá deixar os dentes visivelmente mais claros, limpos e mais saudáveis.
7. Comer frutas e legumes para remover placa
Comer frutas e vegetais não é apenas bom e essencial para todo o seu corpo, elas são excelentes para os dentes também.
Ao comer frutas e vegetais e promover a ingestão de fibras, vitaminas e substâncias minerais para o corpo, você poderá remover a placa dos dentes naturalmente sem esforço.
Veja alguns exemplos de frutas e legumes bons para eliminar a placa dos dentes:
- Mastigue frutas com alguma resistência como as maçãs, pera, kiwi, melancia, cenoura, pepino, aipo, nabo, rabanete e até pimentão, todos eles podem deixar seus dentes mais fortes, limpos e saudáveis em pouco tempo.
Muitos alimentos na natureza são considerados como detergentes naturais no auxílio da limpeza dentária e prevenção de problemas de saúde bucal como gengivite, mau hálito e cáries.
Vale mencionar que algumas verduras e legumes ao serem mastigadas facilitam na remoção de resíduos e bactérias que são gerados durante a própria alimentação.
8. Sementes de gergelim para limpar dentes
Pode ser que você não saiba ainda, mas as sementes de gergelim podem ser usadas como um verdadeiro esfoliante dental para ajudar na remoção da placa e o tártaro sem danificar o esmalte e os dentes.
Como usar gergelim para limpar os dentes em três passos simples:
- Coloque um punhado de sementes de gergelim na sua boca.
- Mastigue-os por algum tempo, mas não os engula como se fosse alimento.
- Pegue uma escova de dentes seca e escove os dentes enquanto as sementes ainda estão na boca.
As sementes de gergelim agirão nos dentes como um esfoliante natural e esfregarão suavemente toda a superfície manchada ou afetada por placas ou tártaros.
As sementes de gergelim dissolvem a placa e ajudam a restaurar o esmalte dos dentes. Elas são ricas em cálcio, o que também mantém os dentes saudáveis junto com o maxilar. Consumir sementes de gergelim no pão ou pãezinhos pode ser uma ótima ideia.
Por que usar sementes de gergelim para limpar os dentes? A explicação encontrada está no raciocínio científico, como as sementes de gergelim são ricas em cálcio, elas podem preservar o osso ao redor dos dentes e gengivas.
Quais são os benefícios de mascar sementes de gergelim? Quando se mastiga sementes de gergelim de manhã cedo, isso ajuda a “estimular o fígado e o estômago melhorando a digestão”.
Um outro fator importante da saúde bucal é que ela é uma parte importante do cotidiano – não está relacionada apenas aos dentes e gengivas, mas também a saúde digestiva, os órgãos vitais e tecidos.
9. Figo como remédio caseiro para remover placa dos dentes
Como já mencionado nos artigos acima, existem inúmeros remédios caseiros utilizados para remover a placa bacteriana que envolvem frutas. Os Figos por exemplo são ótimos para combater bactérias e outros males nos dentes.
Três passos para usar Figos para remover placas dos dentes:
- Coma dois ou três Figos ao mesmo tempo.
- Mastigue-os lentamente por alguns minutos.
- Deixe os dentes e as gengivas o máximo de tempo exposto a ação do Figo.
A mastigação de Figo irá impulsionar o trabalho das glândulas salivares. Isso será uma ótima receita caseira de remover a placa bacteriana, simplesmente porque a saliva contém propriedades antibacterianas naturais que ajustam o equilíbrio dentro da boca.
10. Mude para uma escova elétrica
As escovas de dentes elétricas rotativas, em geral, parecem funcionar melhor do que as escovas de dentes elétricas vibratórias.
Na verdade essa discussão sobre qual escova de dentes é a melhor – manual versus elétrica – não é recente?
O debate odontológico vai muito longe, no entanto, em última análise, o fato não é saber qual é melhor ou pior, mesmo porque, usar um tipo qualquer de escova é uma escolha pessoal que todos tem que fazer uma hora ou outra.
No entanto, se você estiver tendo problemas com o acúmulo de placa nos dentes e tártaro ao usar escovas convencionais, talvez a solução para resolver esse problema seja mudar para uma escova de dentes elétrica.
De acordo com relatos de quem já usa, pode ser que você se surpreenda com o quão bem as escovas elétricas tem a capacidade de remover a placa e o tártaro com mais facilidade – experimente!
11. Usar sempre o fio dental nos dentes
Não importa quão bem você saiba escovar os dentes, você também vai precisar saber como usar fio dental e quais os benefícios do fio dental na higiene bucal.
A regra é – escovar bem os dentes, passar fio dental e enxaguar moderadamente.
Essas são afirmações básicas das diretrizes criada pela indústria odontológica, também são rotinas necessárias para manter a saúde bucal em dia e obter um atendimento odontológico de alta qualidade ao ir ao dentista.
Embora a escovação de rotina seja excelente para limpar à superfície do esmalte dos dentes, muitos detritos e sujeira de alimentos se acumulam entre os espaços e cantos.
Ao usar um fio dental você pode alcançar lugares no conjunto dentário que uma escova comum ou elétrica não podem.
12. Enxaguar os dentes com um antisséptico bucal
Nem todas as pessoas costumam usar antisséptico bucal para cuidar da higiene bucal e controlar o acúmulo de tártaro e placa no dentes, mas, usar um enxaguante bucal à base de peróxido de hidrogênio pode ser um marco.
Se você não conseguir encontrar esse tipo de produto em sua farmácia local, mercearia ou mercado local, é muito fácil fazer uma solução caseira para limpar os dentes facilmente.
Aprenda fazer um antisséptico bucal caseiro:
- Pegue uma colher de sopa de antisséptico bucal adicione três colheres de sopa com (3%) de solução de peróxido de hidrogênio.
- Certificar-se de que a substância que utiliza tem uma concentração adequada ou poderá causar danos nos dentes.
13. Raspador dental para limpar os dentes
Não é nada comum uma pessoa comum usar um raspador dental (picareta ou removedor de tártaro), no entanto, esse instrumento é essencialmente para tirar o tártaro de seus dentes em um limpeza caseira mais profunda, o raspador dental caseiro é praticamente o mesmo tipo de dispositivo que seu dentista usa na clínica.
Você pode comprar os seu rapador dental em farmácias e drogarias encontradas na esquina da sua rua.
Eles são longos e finos, com uma extremidade de metal em forma de gancho. Um raspador dental pode parecer assustador e perigoso, mas sua eficiência em raspar sujeira nos dentes é essencial.
Ao limpar ou raspar a placa ou tártaro com um rapador dental, tenha muito cuidado! Não esqueça que você estará raspando os dentes dentro de sua boca com um objeto pontiagudo.
Outra coisa, evite lesões graves, então, não raspe o esmalte dos dentes, limpe apenas o acúmulo de resíduos e manchas amarelas ou esbranquiçadas.
Ao raspas o esmalte dos dentes você pode acabar causando mais mal do que bem.
14. Faça uma pasta super vitamínica para remover sujeira dos dentes
Como ja mencionado no post sobre vitaminas e minerais para fortalecer os dentes, especialmente a vitamina C é ótima para remover a placa bacteriana em receitas caseiras para limpar os dentes de bactérias e placas.
Aprenda em 3 passos como usar a vitamina C para acabar com placa e tártaro:
- Amasse algumas poupas de laranjas, tomates e morangos, faça uma pasta grossa.
- Aplique a pasta de vitamina nos acúmulos de tártaro e placas dentro da boca.
- Deixe descansar e agir por mais ou menos cinco minutos, depois enxágue bem.
A vitamina C ajudará remover as bactérias acumuladas na boca e manterá sua boca limpa, higienizada e saudável.
15. Comer pimenta contra a placa e tártaro
Um estudo realizada com cerca de16 mil cidadãos norte-americanos, em aproximadamente 19 anos seguidos, mostrou que a pimenta estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, o que reduz a pressão arterial, esse fato é corroborado pelo médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) Durval Ribas Filho.
Nesse estudo, comer pimenta uma vez ao mês reduz a mortalidade em até 13%. Então se você gosta de comida baiana, indiana ou mexicana picante, você vai juntar a fome de comer com a saúde bucal.
De acordo com cientistas da odontologia, pratos picantes são ótimos também para reduzir os níveis de placa e tártaro nos dentes.
As pimentas em geral fazem aumentar a produção de saliva (isso é ótimo para combater o surgimento de placa).
A saliva limpa os dentes e os desinfeta dos resíduos e acúmulos de alimentos desagradáveis.
16. Solução de vinagre para acabar com placa bacteriana
O vinagra não é o método caseiro mais agradável para remover a placa bacteriana em casa, mas sinceramente, ele pode ser muito eficaz e traz resultados excelentes.
A vantagem é que o vinagre é uma elemento natural, sendo assim, há uma garantia extra dele não prejudicar seus dentes.
Três passos para usar vinagre para limpar os dentes de placa e tártaro:
- Faça uma solução de duas colheres de vinagre, uma colher de sopa de sal e 120 ml de água.
- Gargareje usando a solução caseira de vinagre.
- Enxágue e repita a cada 2 a 3 dias para conseguir o máximo de eficiência.
17. Cravo da Índia para remover placa e tártaro dos dentes
O Cravo da Índia é conhecido historicamente como um dos melhores remédios caseiros para acabar como dores de dente.
As pessoas têm usado o Cravo da Índia como chá para aliviar a dor de dente há séculos. Nos dias atuais, você pode encontrá-lo praticamente em todos os supermercados e lojas online.
O cravos é um ingrediente muito comum no Brasil e especialmente na culinária indiana, então você não vai ter problemas para encontrar o cravo natural ou moído nas lojas do comércio em geral.
Aprenda usar o cravo em três passos para cuidar dos dentes e limpar a placa e tártaro na boca:
- Misture o cravo moído com um pouco de água, até formar uma pasta.
- Aplique esta pasta diretamente nas áreas manchadas de placa e tártaro, deixe descansar.
- Enxágue bem os dentes e sua boca. Pronto!
18. Queijo como proteção contra placa bacteriana
O queijo sem dúvida é um alimento muito saboroso, especialmente comer queijos envelhecidos pode ser muito prazeroso como o queijo suíço ou cheddar, além de serem deliciosos, são uma maneira excepcional de limpar os dentes de impurezas naturalmente.
O consumo de queijo ajuda neutralizar muitos dos ácidos que se acumulam nos dentes logo após as refeições. Esses ácidos são os que mais contribuem para o acúmulo de placas e mau hálito e doenças gengivais.
Segundo estudos de cientistas, existe um elemento no queijo envelhecido que atua como agente tamponador e como barreira contra o surgimento da placa bacteriana.
Você também vai encontrar esse mesmo elemento em amendoins e sementes de gergelim.
Três dicas para prevenir o surgimento da placa dentária
Embora a placa dentária bacteriana seja relativamente fácil de se livrar com a maioria dos remédios caseiros listados neste artigo aqui no +Odonto, algumas delas podem sair do controle completamente.
E se você deixar placa crescer nos seus dentes, ela vai se transformar em uma crosta de tártaro.
Uma alternativa efetiva é evitar o acúmulo de placa nos dentes em primeiro instância.
Para evitar de uma vez por todas o acúmulo de placa, faça estas 3 coisas. Lembre-se que a prevenção é sempre mais barata do que o tratamento para a cura quando se trata de saúde bucal.
Se você conseguir impedir que a placa nos dentes e a crosta de tártaro se acumule, você terá uma chance muito maior de manter todos os seus dentes saudáveis.
1. Faça consultas odontológicas de rotina
É seu trabalho marcar check-ups e manter compromissos odontológicos de rotina, os consultórios e clínicas estão abertas para esse tipo de procedimento e muitos outros.
Seu dentista não pode fazer nada por você se não comparecer em uma clínica ou consultório para verificar a situação dos seus dentes e da sua saúde bucal.
Você precisa ir regularmente ao dentista, pelo menos duas ou três vezes ao ano. Não ir ao dentista por tempos muitos longos pode comprometer a saúde dos seus dentes de forma generalizada.
2. Use escova de dentes adequadas
Fique atento o quão forte você tem escovado os dentes. Escovar os dentes com muita força ou muita pressão não vai limpá-los adequadamente, limpar mais rápido também não é a melhor forma de escovação.
A escovação rígida normalmente danifica o esmalte do dente, o que poderá resultar no inicio das fases da cárie e uma série de outros problemas dentários.
Seja razoável usando uma escova de dentes com cerdas macias e mais adequadas para ter o maior conforto na sua escovação e que não agrida seus dentes e gengivas, claro!
3. Beba bastante água diariamente
Há poucas coisas tão naturais e saudáveis como beber água constantemente. Você deve beber cerca de oito copos de água todos os dias (média 2 litros) faca chuva ou faca sol. Esta dica é apenas um lembrete.
Ao beber água em abundância durante todo o dia, a água lavará qualquer início de placa nos dentes, limpará a sujeira e os detritos de alimentos antes de terem a chance de grudarem na superfície do esmalte do dente.
Consulte um especialista em odontologia
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre a saúde dos seus dentes, você precisa procurar um dentista privado, de uma operadora de plano odontológico ou um dentista gratuito do SUS para se consultar. Dentistas são os profissionais mais qualificados para dar uma solução a um problema dentário.
Recorra ao seu dentista em todo e qualquer problema dental que você acredita que está tendo. Eles não estão oferecendo seus serviços profissionais para dar sermão ou puxão de orelha sobre sua saúde bucal.
Ao ir ao dentista mais próximo em uma clínica ou consultório, eles irão oferecer o melhor em atendimento odontológico e tratamento disponível existente de acordo com a sua necessidade e escolha.
IMAGEM DENTISTA
O acúmulo de placa e tártaro machuca os dentes
A placa bacteriana e o tártaro incrustado nos dentes contribuem significativamente para o desenvolvimento de cáries e doenças gengivais. O tártaro é poroso e danoso para todos os dentes.
Uma vez a placa acumulada ao redor do dente, ela começa a se calcificar prendendo todas as coisas desagradáveis perto do esmalte dentário. A partir daí, ela começa a se alimentar e desgastar os dentes com ácidos nocivos e prejudiciais.
É crucial a remoção de todo tártaro acumulado nos dentes porque ele aumenta o risco de cárie e doença gengival podendo até atingir a saúde física do corpo em geral.
Na pior fase, se não for tratada, a gengivite crônica pode surgir e a perda degenerativa do dente é o resultado mais promissor.
Para pacientes odontológicos com condições de saúde pré-existentes, as consequências podem ser extremamente graves.
Cientistas da área de odontologia tem divulgado que a má saúde bucal pode também contribuir para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Por sinal, são condições de saúde potencialmente fatais.
O blog do Mais Odonto não pretende ser um substituto para aconselhamento, recomendação, diagnóstico ou tratamento médico profissional. O texto acima e as imagens no conteúdo são apenas para fins informativos.
Nota: Os leitores e pacientes devem sempre consultar um médico ou profissional de saúde odontológico com procedência e qualificação antes de iniciar qualquer tratamento.
Última atualização em 21/07/2022 por Ana Carolina, Revisado por Flávia Fortunato , Verificado por Equipe +Odonto