“Como já vimos aqui no blog, o implante dentário é uma cirurgia que requer alguns cuidados e não é indicada para todos os pacientes. Mas se você recebeu indicação de um especialista e está decidido a fazer, é importante saber como é a recuperação do implante dentário.”
Tendo em vista que o processo pode ser um pouco mais lento que o esperado e por isso, é preciso se preparar para que a cicatrização seja completa e o processo seja inteiramente saudável. Afinal, o implante dentário é um procedimento muito importante para recuperar a função da mastigação e também a autoestima através de voltar a ter uma boca com todos os dentes.
A seguir você vai ver os tópicos:
Recuperação do implante dentário
Cada implante dentário é único e especial, considerando as condições de saúde do paciente e qual é o dente que está sendo implantado.
O implante dentário é uma cirurgia que precisa ter seu pós-operatório respeitado. Tendo em vista que isso mexe com toda a estrutura da boca, incluindo os ossos de fixação dos dentes.
Portanto, é preciso que o paciente entenda perfeitamente que o processo de cicatrização de um implante dentário é demorado e deve ser respeitado. Afinal, é um procedimento muito sério e não respeitar o pós-operatório pode ocasionar problemas graves, como a perda de dentes.
Leia também:
A região do dente impacta na cicatrização
Um paciente que implanta um molar tem o processo de recuperação bem diferente do paciente que implanta um canino, por exemplo. É por isso, que o paciente recebe orientações específicas de seu dentista antes mesmo de iniciar o procedimento. Uma vez que existem condutas pré e pós-operatórias que são importantes para o processo de recuperação do implante dentário..
Seguindo sempre as orientações do seu dentista é possível ter um processo de recuperação livre de dores e qualquer outra intercorrência. No entanto, quem desobedece às orientações dadas se expõe ao risco de infecções e complicações na região. Em especial quando se trata de um enxerto ósseo, que é ainda mais delicado.
Em quanto tempo ocorrerá a cicatrização?
Nos casos que envolvem enxerto ósseo é comum que a cicatrização leve em torno de 8 meses para se dar por completo. Já o implante feito na arcada superior costuma cicatrizar em 6 meses. Enquanto o implante da arcada inferior cicatriza em 4 meses.
É preciso lembrar que cada corpo tende a reagir de uma forma. Por isso, se o paciente se alimenta de forma saudável, não possui nenhuma alteração de saúde que dificulte a cicatrização e obedece a todas as prescrições do pós-operatório, a cicatrização é mais tranquila.
Um dos cuidados mais importantes após o procedimento é o repouso e a alimentação. É indicado que o paciente fique 48 horas em absoluto repouso após o procedimento.
Além disso, a alimentação deve ser líquida e nenhum alimento quente deve ser ingerido nas primeiras 48 horas. Esses cuidados evitam a infecção do local em que o dente foi implantado.
Primeiras 48 horas de recuperação do implante dentário
As primeiras 48 horas de recuperação do implante dentário são decisivas para evitar infecções e problemas na região. O ideal é que o paciente já se desloque para a realização da implantação bem alimentado e em horário mais fresco do dia.
Evitando levar sol forte após o procedimento e sempre buscando repousar conforme o indicado. Ao longo das primeiras 48 horas, o paciente irá tomar medicação para evitar infecção e também para a dor. Evitando que qualquer desconforto possa ocorrer por causa do implante. Outra questão é priorizar repousar em ambientes frescos e ventilados, evitando que o calor cause desconforto após o procedimento.
O paciente não deve fazer nenhum esforço físico, para que o corpo realmente tenha toda a condição necessária para que a recuperação seja a mais rápida possível.
Todo profissional faz as recomendações de cuidados após o implante dentário. O ideal é seguir tudo que seu dentista indicou porque ele está adaptando os processos de recuperação ao seu corpo.
E é exatamente esse o grande diferencial: obedecer às regras que foram pensadas para o seu procedimento ajudam na cicatrização. De forma que seu processo seja mais rápido e totalmente livre de dor ou incômodos.
Caso algo saia do comum, contactar imediatamente o profissional que fez o procedimento é fundamental para tirar suas dúvidas e ter o melhor acompanhamento para garantir bons resultados para sua saúde bucal.
Última atualização em 09/04/2020 por Equipe +Odonto