“Existem diferentes tipos de próteses dentárias disponíveis no mercado, e se você está cogitando usar a prótese dentária de silicone e busca mais informações, está no lugar certo! Entenda o que é prótese de silicone, quando usar, vantagens e preço.”
A falta de dentes na boca pode causar muito desconforto e é algo muito complicado. Pois, além de causar problemas na mastigação de alimentos, fala e respiração, também devemos olhar para o fator estético – que afeta a autoestima de muitas pessoas. No entanto, existem diversos procedimentos estéticos na odontologia que podem ajudar a resolver este problema.
Um desses é a prótese dentária. Existem diversos tipos de próteses dentárias e neste texto em especial iremos falar sobre a prótese dentária de silicone, que é uma alternativa muito confortável e procurada nos dias de hoje.
No entanto, não são todas as pessoas que podem usar uma prótese dentária feita de silicone. A equipe do MaisOdonto decidiu explicar. Continue a leitura do texto e entenda o que são as próteses de silicone, quem pode usar, quais são as vantagens sobre os outros tipos de materiais e quanto custa uma prótese dentária de silicone. Confira!
A seguir você vai ver os tópicos:
O que é prótese dentária de silicone?
As próteses parciais removíveis, também conhecidas como PPRs, são a principal escolha em tratamentos reabilitadores para muitos pacientes e dentistas. O uso de uma prótese dentária de silicone completa, com base flexível, pode ser indicada para pessoas com ausência total ou parcial de dentes, e que não desejem se submeter ao implante dentário.
Este tipo de prótese também é indicada quando a cirurgia não puder ser realizada, no caso do paciente ter determinadas patologias ou se apresentar um risco grave de osteorradionecrose. Se esse for o seu caso, uma prótese com uma superfície de contato contendo silicone é uma solução.
A prótese dentária de silicone é indicada especialmente quando o paciente possui mucosa frágil, e que não suportaria o contato de uma resina rígida. Uma prótese de silicone, com uma base flexível, reduz o excesso de pressão distribuindo melhor os esforços necessários durante a mastigação.
Outro caso que pede o uso desse tipo de prótese é se o paciente tiver membranas mucosas com superfície irregular, na qual é difícil distribuir o contato corretamente.
Quando é indicado usar uma prótese dentária?
Geralmente, a prótese dentária é indicada a um paciente que tenha um ou mais dentes ausentes. Outro caso é quando um dos dentes está ou foi fraturado, e pode ser sugerido o uso de uma prótese dentária que atuará como o dente restaurado ou substituído.
O mesmo pode ser indicado ao paciente que tenha cárie, e com isso comprometido os nervos de tal forma que nem o tratamento de canal será suficiente para restabelecer esse elemento. Nesse caso, será necessária a remoção do dente para uma reabilitação por prótese.
A escolha de uma prótese fixa ou removível, a depende das características da mandíbula, relação oclusal (mordida) e do histórico médico da pessoa. O dentista é o responsável por sugerir a melhor opção, levando em conta também o orçamento do paciente.
Uma prótese fixa tem sua fixação na estrutura óssea ou nos elementos laterais, não sendo possível remover a mesma. Enquanto que uma prótese removível tem a possibilidade de sua remoção, inclusive para sua higienização e da saúde bucal.
Quais os casos indicados para o uso de prótese flexível de silicone?
O silicone pode ser usado para a fabricação de uma prótese dentária total, tendo como vantagem ter uma base de resina macia, que traz conforto já que o contato com a gengiva é mais agradável. O lado interno da prótese é revestido com um material feito de silicone.
O principal tipo é o silicone vulcanizado. Ele impede a adesão de microrganismos e requer o uso de uma interface metálica para fixação à base de resina. Ainda é possível também usar uma resina acrílica ou fluorelastômero.
Quais as vantagens da prótese de silicone?
Este tipo de prótese possui uma ação mecânica que reduz o impacto da pressão exercida nas superfícies de apoio. Isso proporciona alívio para a mucosa e a estrutura óssea basal. Com isso, pode ser uma solução confortável e não traumática.
Porém, é preciso orientação do dentista de quais as soluções podem reduzir o risco de crescimento microbiano. De modo geral é recomendado uma higiene dental rigorosa para que isso não ocorra.
A longevidade deste tipo de prótese nem sempre é garantida. Para maior segurança é recomendado que o paciente consulte o dentista regularmente para que ele possa propor soluções, caso surja um problema.
Tipos de próteses dentárias de silicone
Conheça abaixo os tipos de próteses confeccionadas em silicone:
Próteses dentárias fixas de silicone
É preciso ressaltar que esse tipo de prótese é indicado apenas no caso da substituição de alguns elementos dentários. Os pacientes que não têm mais a dentição devem recorrer a outros tipos de materiais.
Este tipo de prótese é mais funcional em comparação com a prótese de acrílico, a prótese dentária de silicone alterna as características de maleabilidade e rigidez. Seu design permite um maior cuidado com os encaixes e as espessuras.
Ela também é mais discreta do que outros materiais. Como não possui grampos metálicos, fica quase imperceptível na boca. É como se ela se tornasse parte natural do seu sorriso. Isso permite uma despreocupação e sensação de liberdade para quem usa.
O módulo elástico proporciona maior resistência à prótese dentária de silicone. Sendo assim, não há perigo de quebra ou ruptura da prótese. O material também resiste bem ao calor, e não sofre alterações ou deformações por conta disso.
Prótese dentária removível de silicone
Uma prótese dentária de silicone removível é uma solução para pacientes que têm ausência de alguns ou de todos os seus dentes. A prótese garante um sorriso e uma mastigação saudáveis. Se for totalmente desdentado, é possível colocar uma prótese total removível.
A dentadura ou ponte removível, pode ser trocada a cada 4 anos, o que pode ser eficiente para devolver melhor qualidade de vida para o paciente. Substituir dentaduras e próteses antigas é sempre recomendado por dentistas.
Quais os cuidados com uma prótese de silicone removível?
Para evitar o risco de perda da prótese dentária, pode ser sugerido o uso diário de um adesivo especial, que garanta um suporte estável na gengiva. O procedimento é feito pelo dentista e mantido pelo paciente. É necessário consultas periódicas.
Além disso, quem usa esse tipo de dentadura deve escovar os dentes cuidadosamente após cada refeição. O paciente deve ainda remover a prótese antes de dormir e deixar ela de molho durante a noite em um copo com água ou em um produto específico para este fim, que não seja tóxico.
Quanto custa prótese dentária de silicone?
Qual o valor de uma prótese dentária de silicone? Certamente, está é uma pergunta que você está se fazendo neste exato momento. Saiba que a prótese feita em silicone é uma das mais caras entre as próteses removíveis. Tem o preço médio de R$1.500,00 para três a cinco dentes.
Quanto mais dentes forem necessários, mais caro a prótese ficará. É interessante fazer uma pesquisa cautelosa, no mínimo, em três empresas que confeccionam próteses para encontrar o melhor custo benefício para você e seu bolso.
Última atualização em 12/05/2020 por Equipe +Odonto