“Todo mundo deseja ter um sorriso bonito e harmônico, não é mesmo? E uma das soluções odontológicas para quem perdeu alguns dentes e quer sorrir novamente, é a ponte dentária móvel ou removível. Entenda como funciona, os tipos de próteses e cuidados essenciais.”
A ponte dentária móvel, ou prótese odontológica, é conhecida, em geral, como dentes postiços ou as populares dentaduras. Ela se trata de um recurso à disposição de pacientes que por algum motivam perderam os dentes e procuram substituir eles.
Sendo assim, o paciente pode voltar a exercer a função da mastigação que havia perdido. Além de também devolver a fonética e a estética do sorriso. Nesse texto você vai entender melhor como ela funciona e os cuidados necessários para a sua manutenção.
A seguir você vai ver os tópicos:
Uso das próteses dentárias
São diversos os motivos que podem levar uma pessoa a perder os dentes naturais. Isso pode ocorrer por conta de um traumatismo, uma cárie ou ainda problemas na gengiva ou no osso que sustenta o dente. Qualquer que seja o motivo, as próteses dentárias são um recurso versátil. Elas podem substituir todos os dentes de uma pessoa.
Muitos pensam que uma ponte dentária móvel tem qualidade inferior quando comparada a uma fixa, porém isso não corresponde a realidade. Segundo os especialistas, a tecnologia da ponte dentária móvel melhorou muito com o passar do tempo. Se antes havia um desconforto que, em geral, era associado ao uso dela, hoje isso praticamente não existe mais.
O conforto e satisfação do paciente que usa esse tipo de prótese é alta tanto em termos estético quanto funcional. Existem vários tipos de próteses dentárias no mercado. Quem pode indicar a melhor para você é o seu dentista. Ele vai analisar o seu caso e as suas necessidades, e assim apontar a melhor solução.
Qual a melhor prótese para o meu caso?
O modelo de prótese ideal é identificado de acordo com diversos critérios. Entre eles está o número de dentes. No mercado estão disponíveis próteses que incluem todos os dentes e outras que possuem somente parte da dentadura. Isso varia com a necessidade do paciente.
É também levado em conta a fixação, extensão e tipos de materiais que são usados para fabricar as próteses. Para entender melhor as diferenças entre a ponte dentária móvel e fixa, vamos falar de fixação. Assim, você pode ter uma ideia mais clara de qual delas supre suas necessidades.
Ponte dentária móvel ou removível
A ponte dentária móvel, como o próprio nome sugere, permite que você a coloque ou a retire da boca sempre que desejar. Ela é sustentada diretamente sobre a gengiva do paciente. Em alguns casos, também recebe o apoio dos dentes que restaram na boca dele, sendo conhecida nesse caso como prótese esquelética.
Tipos de ponte dentária móvel
- Acrílica: Feita a partir de resina acrílica, ela adere à gengiva onde é apoiada aos tecidos orais que compõem a boca. Pode ter ganchos adaptados aos dentes para dessa forma contribuir para a retenção da mesma.
- Esquelética: Sua estrutura de suporte é fabricada em metal, cromocobalto. Já os dentes são feitos de acrílico. Ela é apoiada nos dentes existentes. Esse modelo ocupa menos espaço na boca. Em geral, tem menos problemas com o acúmulos de alimentos nos dentes quando comparada à prótese acrílica. Por isso, esse modelo é mais popular entre diversos pacientes.
- Mista: Também conhecida como híbrida, é uma prótese acrílica. Em sua parte central existe uma barra em metal, geralmente inox, para diminuir o volume.
- Flexível ou semiflexível: Esse modelo permite substituir os ganchos metálicos por outros elementos de retenção relativos a cor do dente ou da gengiva do paciente. Sendo assim, ela é mais focada no resultado estético. No entanto, apresentam certos problemas como, por exemplo, maior dificuldade de inserção e remoção, além de possuir um reparo mais difícil quando partem, entre outras particularidades.
Prótese móvel ou fixa? Qual devo usar?
Tudo depende do seu histórico. Pois a escolha deve refletir os seus problemas e necessidades dentárias. Algumas questões que você pode levar em conta é que a ponte dentária móvel costuma ser mais barata, enquanto as fixas têm os resultados estéticos mais atraentes.
É preciso, no entanto, ter certos cuidados para a manutenção da ponte dentária móvel. Para que assim ela dure por mais tempo. No geral, as pessoas costumam ter certa dificuldade na fase de adaptação. A dica aqui é que quando for colocar ou tirar a prótese, você faça isso diante de um espelho e usando as duas mãos para evitar que ela caia.
Os especialistas também afirmam que podem haver certos inconvenientes como náuseas e aumento da saliva. No entanto, esses sintomas devem desaparecer em poucos dias. Também é possível que ocorra irritação ou mesmo dor na gengiva enquanto você mastiga.
Por isso, é importante escolher alimentos macios nessa fase inicial para evitar esse tipo de desconforto. Caso a dor persista é indicado procurar o dentista. Isso porque pode ser necessário fazer um desgaste na própria prótese para que se adapte melhor ao paciente.
Cuidados com a prótese
É importante cuidar da higiene da prótese, assim como, geralmente se cuida da higiene bucal. É recomendado a escovação após as refeições e antes de dormir. Além disso, você deve usar escovas macias, pasta de dente, sabão ou produtos específicos encontrados no mercado.
Existe também a possibilidade de usar pastilhas efervescentes. Elas são diluídas em água e você deve então imergir a prótese. Dessa forma, é possível evitar que ela fique com um tom amarelo ou pigmentado provocado, por exemplo, por café ou cigarro.
Última atualização em 07/04/2020 por Equipe +Odonto