“A placa bacteriana formada sobre os dentes é um dos principais motivos causadores de alterações da saúde bucal. No entanto, a maioria das pessoas sequer sabe o que é e como ela se forma. Se você tem curiosidade, continue lendo.”
Existem diversos problemas bucais que podem surgir a qualquer momento e que na maioria das vezes nem nos damos conta, como é o caso da placa bacteriana. A placa é um filme grudento, incolor ou amarelado que aparece em nossos dentes.
Ainda que pareça ser inofensiva, ela é a “porta de entrada” para a grande maioria dos problemas que afetam a saúde bucal. Neste post, iremos esclarecer todos os detalhes pertinentes sobre a placa bacteriana e como evitar essa formação para manter sua saúde bucal saudável.
A seguir você vai ver os tópicos:
O que é placa bacteriana?
Também conhecida como biofilme, a placa bacteriana é o acúmulo de bactérias na superfície dos dentes. Esse acúmulo se dá quando o paciente não higieniza a boca como deveria. Acontece que absolutamente todas as pessoas possuem bactérias na boca. No entanto, o processo de acumulo dessas bactérias sobre o dente se dá por causa da escovação inadequada.
Quando a escovação está apropriada, a bactéria da boca não é capaz de se acumular formando o biofilme. Porque ele é retirado durante o processo de escovação dos dentes. Em especial quando a escovação é completa, usando fio dental e enxaguante bucal.
O que causa placa bacteriana?
Na realidade, toda boca possui bactérias como foi dito anteriormente. Mas o problema está no fato de que os restos de alimentos na boca ocasionam a placa bacteriana. Porque o acúmulo de restos de alimentos é o que dá alimento para as bactérias, que se agrupam ao redor desses restos que ficam entre os dentes para se alimentarem.
Portanto, a orientação de escovar os dentes após cada refeição é sempre importante de ser seguida. Tendo em vista que a escovação é a principal aliada para combater a formação da placa.
Como tratar a placa?
A principal informação a ser dita é que a placa precisa ser tratada com seriedade. Tendo em vista que muitas pessoas acham que a presença de placa bacteriana é normal. Na realidade, não é. O acumulo de placa ocasiona gengivite, que precisa de tratamento e também se agrava.
Portanto, o ideal é que o paciente tenha consciência da importância de tratar o problema. E que para isso o mais importante é ter uma boa higiene bucal. Que consiste no hábito de escovar os dentes após as principais refeições.
Tendo cuidado ainda mais especial antes de dormir. Uma vez que é no período da noite que a placa bacteriana tem mais tempo para agir na boca. Podendo ocasionar várias alterações de saúde bucal enquanto você dorme.
Realize limpeza profissional
Outro cuidado importante para a saúde bucal é fazer suas visitas periódicas ao dentista. Aproveitando a ida para que o dentista faça uma limpeza profissional da sua boca.
Dessa forma, é possível eliminar qualquer placa bacteriana que esteja se formando. Assim como identificar possíveis alterações de saúde bucal e tratar de forma preventiva. Tendo em vista que o dentista é o profissional mais indicado para realizar o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento o mais rápido possível.
A placa causa cárie?
Sim! A placa está associada aos casos de cárie dentárias. É o acúmulo das bactérias que causa ácido e esse ácido corrói o dente. Essa corrosão ocasiona a cárie e a necessidade do tratamento de canal. Pensando nisso, podemos dizer que a placa bacteriana é um acúmulo muito prejudicial para a saúde bucal.
Porque ela é precursora das mais diferentes doenças bucais, como cáries, tártaro e gengivite. Portanto, o ideal é que você faça a higiene diária com muito cuidado. De modo que a escovação contribua para a limpeza real dos acúmulos de restos de alimentos entre os dentes.
Além disso, escovar a língua e bochechas é muito importante, visando justamente essa remoção total de qualquer placa.
Placa bacteriana e o mau hálito
Outro fator importante de se discutir é que a placa bacteriana causa mau hálito. Por isso, a escovação é muito importante para a remoção da placa e obtenção de um hálito mais fresco e agradável.
Quem tem o hábito de consumir balas açucaradas para eliminar o desconforto da halitose deve se atentar para o fato de que o açúcar alimenta as bactérias. Portanto, o ideal é não consumir balinhas e preferir escovar os dentes. De modo que a origem do problema seja tratada e corrigida, eliminando a halitose e tornando seu hálito saudável assim como toda a sua boca.
Placa bacteriana também afeta crianças
Sim, as placas podem afetar crianças, por isso é preciso muita atenção neste período! A verdade é que não há limites para que a placa bacteriana afete uma pessoa. Qualquer individuo desde a infância até a terceira idade está sujeito à contrair, quando não há uma higiene bucal adequada.
No caso das crianças, que ainda não desenvolveram o hábito da higiene bucal, muitas vezes acabam não fazendo a limpeza ou o fazem de modo errado, o que pode ajudar no desenvolvimento da placa bacteriana na boca da criança. Por essa razão, é importante que você pai, mãe ou responsável acompanhe de perto o processo de escovação das crianças. Aliás, é imprescindível o acompanhamento de um odontopediatra.
Última atualização em 29/04/2020 por Equipe +Odonto