“Você sabe o que é periodontia? Quando essa especialidade é importante e necessária para sua saúde bucal? Se você tem curiosidade sobre o tema, continue lendo o conteúdo para esclarecer todos os aspectos sobre o assunto.”
Sabemos que ir ao dentista é fundamental para manter os dentes e gengivas saudáveis. As especialidades em odontologia possuem diferentes nomes que muitas vezes ocasionam dificuldades de identificar o que cada especialista faz. É o caso da periodontia.
A seguir você vai ver os tópicos:
O que é Periodontia?
A periodontia é a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento de doenças da gengiva e osso. Sua ação pode ser preventiva realizando a limpeza adequada da boca e indicando ao paciente como mantê-la em casa. Assim como pode ser uma ação reparadora, quando doenças acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes.
O que é doença periodontal?
Talvez você tenha se atentado ao que é periodontia por estar buscando o que é doença periodontal. A doença periodontal é uma infecção causada por bactérias. Em geral, ela é causada pelas bactérias que formam a placa bacteriana também conhecida como biofilme.
Nos casos de doença periodontal, ocorre a formação de um espaço indesejado entre a gengiva e o dente, chamado bolsa periodontal. E isso é muito prejudicial para a saúde bucal, porque essa bolsa periodontal favorece que ocorra acúmulo de resíduos dos alimentos e de bactérias naquela região.
Por isso mesmo, é preciso que o paciente tenha a interferência de um especialista nessa fase, para identificar a alteração e tratar o mais rápido possível. Evitando que essa infecção se agrave e ocasione problemas bucais ainda mais sérios. Como a chegada dessas bactérias a corrente sanguínea e consequentemente elas se espalhem pelo corpo causando outras doenças.
Periodontia e o tratamento de doença periodontal
O tratamento da doença periodontal é muito simples. O objetivo é remover toda placa bacteriana que possa estar aderida aos dentes. Quando essa remoção não é possível porque os instrumentos não atingem toda a área comprometida, o tratamento fica um pouco mais complicado. Porque nesses casos é indicado que ocorra uma pequena cirurgia para facilitar o acesso e limpeza da região afetada pela doença.
Assim, é possível eliminar o problema da sua boca e evitar que ele se espalhe por sua saúde. No entanto, a doença periodontal pode deixar sequelas estéticas, como o deslocamento da posição do dente. Outra sequela possível é a retração gengival, que causa o aumento no comprimento do dente.
No entanto, esses efeitos estéticos podem ser reparados posteriormente. Tendo em vista que o objetivo principal do tratamento inicialmente é interromper o ciclo da doença periodontal. Visando que essas bactérias parem de se proliferar em sua boca.
Existe prevenção para a doença periodontal?
Sim! Todas as doenças bucais podem ser prevenidas com bons hábitos de higiene, inclusive a doença periodontal. O ideal na verdade é que toda pessoa tenha hábitos saudáveis de escovação e higiene bucal.
Começando pelo hábito de escovar os dentes após todas as refeições. Removendo qualquer resíduo que possa estar acumulado em seus dentes e gengivas, oferecendo alimentação para as bactérias.
Por isso, é importante que além de escovar os dentes, seja criado o hábito de passar fio dental. Dessa forma é possível remover todos os acúmulos da boca e evitar assim, que qualquer doença se instale.
Afinal, é desses restos de comida que as bactérias se alimentam para se multiplicar na sua boca e ocasionar problemas de saúde como cáries e outras alterações.
Visita regular ao dentista
Além da limpeza tradicionalmente feita em casa, é importante manter suas visitas regulares ao dentista. Tendo em vista que isso garante melhor resultado na limpeza da sua boca.
Uma vez que o profissional poderá fazer uma limpeza mais adequada e indicar se existe algum ponto que não está sendo devidamente limpo em casa. Dessa forma é possível obter bons resultados na remoção das placas bacterianas para impedir que elas formem doenças e alterações na sua saúde bucal.
Afinal, as bactérias estão presentes em todas as bocas e são saudáveis. No entanto, elas não podem encontrar substrato suficiente para se proliferarem a ponto de formarem placas aderias ao dente.
Tendo em vista que é exatamente a formação da placa que ocasiona problemas como cáries e outras alterações de saúde bucal que são passíveis de tratamento e causam alterações na saúde e dores. Portanto, a higiene é sempre o melhor caminho.
Última atualização em 06/05/2020 por Equipe +Odonto