CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Frenectomia: O que é freio labial e lingual?

“Freio labial e freio lingual pode causar desconforto e prejudicar no desenvolvimento da fala e também da mastigação. Se você sofre dessa condição, aqui está tudo que você precisa saber! Entenda o que é frenectomia, como é feito o tratamento e os cuidados após a cirurgia.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Muitas vezes o lábio ou a língua presa são muito desconfortáveis e podem prejudicar muito uma pessoa. Desde sua fala, ao processo de mastigação, além de ser esteticamente incômodo quando a pessoa tem um sorriso alto e pode ficar visível o chamado lábio preso.

Frenectomia

Para corrigir esse problema é realizado um dos procedimentos cirúrgicos mais simples que acontecem nos consultórios odontológicos chamado frenectomia. Ele visa retirar o freio labial ou lingual presentes na boca, esse freio também é conhecido, popularmente, como prega.

Sendo assim, a frenectomia lingual, é em resumo, a retirada do freio localizado no ventre da língua, ou seja, na parte debaixo da língua, desse modo, esse processo irá “despregar” a língua presa.

Já a frenectomia labial, é então a retirada do freio localizado nos lábios, que podem ocorrer tanto no lábio superior quanto no inferior, ou seja, na linha mediana, tornando visíveis quando levantamos o lábio superior ou baixamos o lábio inferior.

Neste post, você vai entender mais sobre o freio de língua e labial. Continue a leitura e saiba o que são cada um deles, para quem é indicado a cirurgia, os principais tipos de frenectomia, como é feito o procedimento e muito mais.

Freio lingual

O frênulo lingual é o tecido que conecta a sua língua à boca. Ao esticar a língua até o céu da boca é possível sentir o frênulo lingual se movimento e esticando (Faça isso e sentirá). O tamanho desse frênulo é muda de pessoa para pessoa. Existem casos, em que algumas pessoas nascem com o frênulo lingual pequeno demais e isto acaba dificultando a movimentação da língua.

Essa condição é conhecida como anquiloglossia, ou “freio de língua”. De acordo com uma pesquisa americana o freio lingual acontece em cerca de 5% de todos os bebês do mundo. Meninos são mais propensos a ter a condição do que meninas. Esse impasse pode interferir diretamente na amamentação da criança durante os primeiros anos e também no desenvolvimento da fala conforme a criança cresce. A cirurgia de frenectomia lingual pode dar à língua maior liberdade para se movimentar dentro e fora da boca.

Freio labial

O freio labial é o responsável por ligar o seu lábio superior à área da gengiva logo acima dos dentes da frente. Em casos que o frênulo labial é curto, causa dificuldade no desenvolvimento da fala. Esta condição é um tipo de adesão labial.

Além do problema na fala, a adesão labial também pode causar problemas no desenvolvimento dos dentes e complicar a limpeza dos dentes e gengivas. Aumentando consideravelmente as chances de a pessoa contrair doenças gengivais como gengivite e periodontite, assim como outras doenças e complicações dentárias relacionadas a má higienização bucal. Uma frenectomia labial pode ajudá-lo a ter mais mobilidade no lábio superior.

Para quem é indicado fazer a frenectomia labial e lingual?

A frenectomia é indicada apenas por pessoas que tenham freio na boca, seja ele lingual ou labial. É necessário que procure um profissional de saúde dentária. Isso porque os resultados do procedimento, ou seja, o sucesso da cirurgia, depende muito do profissional responsável pelo procedimento.

Principais sintomas

Os sintomas apresentados são:

  • Limitação da mobilidade dos lábios ou da língua;
  • Em caso do freio lingual, quando ele proporcionar problemas de mastigação;
  • Em caso dos freios labiais, motivos estéticos, que se tornam visíveis quando o paciente sorrir;
  • Em caso dos freios labiais, pode fazer com que os dentes fiquem separados entre os incisivos centrais;
  • Em caso dos freios labiais, quando prejudicam na utilização de próteses;
  • Quando não identificados em um bebê, pode ser percebido ao prejudicar ele no momento da amamentação;
  • No momento em que proporcionam problemas na fala;

Quando identificar a presença de alguns ou mais desses sintomas é necessário que se faça uma avaliação com o dentista. Dessa forma, é possível fazer a preparação e os exames clínicos necessários para a realização do procedimento cirúrgico.

Frenectomia antes e depois

Quais os tipos de frenectomia lingual?

Existem os freios labiais (superior e inferior), localizados na linha mediana, sendo visíveis quando levantamos o lábio superior ou baixamos o inferior. Eles se estendem desde o interior do lábio até à gengiva vestibular (frontal), tanto no maxilar superior como no inferior. Também é possível localizar o freio lingual no ventre da língua (por baixo da língua), e que se insere desde a língua ao assoalho da boca.

Lateralmente aos freios labiais, podem também existir outras “pregas” fibrosas mais largas, chamadas de bridas, que são em quase tudo semelhantes aos freios. Diferem apenas na sua localização e dimensão em largura, que pode variar de alguns mm a 1 cm, por sua vez os freios geralmente não passam de mais que de 1 a 2 mm.

Apesar destas “membranas” não terem tanta tendência a apresentarem uma inserção baixa e implicarem tantas limitações como os freios, muitas vezes precisam ser removidas. Especialmente quando causam interferências funcionais, ou se tornam inconvenientes para a estabilidade e retenção das próteses, ou ainda quando interferem na correção ortodôntica.

A cirurgia para desinserção e eliminação do tecido fibroso das bridas segue também um protocolo idêntico à remoção dos freios. No entanto, neste caso o procedimento é designado de bridectomia.

Como é feita a frenectomia?

Na cirurgia convencional, a frenectomia é feita com o auxílio do bisturi, onde é feito incisão para corte e secção do freio, com o intuito de remover ou mesmo diminuir, tirando seu excesso. Depois é realizada a sutura.

Já no procedimento de frenectomia a laser, é mais rápido, pois além do laser cortar o freio já facilita a coagulação e a esterilização imediata. Além disso, não necessita de sutura após a conclusão do procedimento.

Tanto o procedimento de frenectomia labial ou lingual são indolores. Isso porque são feitos após a aplicação de anestesia local. Além disso, o pós-operatório é considerado bastante simples e tranquilo, requerendo apenas alguns cuidados.

Cuidados após cirurgia de frenectomia labial ou lingual

Algumas das recomendações para o pós-operatório são:

  • Evitar alimentos muito duros e quentes;
  • Recobrar os cuidados com a higiene bucal para evitar a proliferação de bactérias;
  • Não se deve colocar pressão no local da cirurgia;
  • Usar gelo por 15 minutos a cada hora nas primeiras 24 horas;
  • Descansar e evitar fazer exercícios;
  • Não cuspir o tempo todo;
  • Não fumar;
  • Usar produtos anti-sépticos;
  • Tomar a medicação prescrita pelo cirurgião-dentista;
  • Em caso de sangramento excessivo ligue para o seu dentista;
  • Retornar ao dentista para verificar se está tudo certo.

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.