“É sempre recomendando visitar o dentista ao menos uma vez por ano. Um dos procedimentos mais procurados é a limpeza dentária. Mas você sabe o que ela é? Uma limpeza profissional é um procedimento realizado por um dentista para tratar a gengiva e doença periodontal.”
Um dos erros mais comuns é achar que se deve visitar o consultório do dentista apenas quando problemas bucais aparecem. Diversas vezes as complicações poderiam ter sido evitadas se os pacientes seguissem as recomendações e visitassem os profissionais a cada seis meses.
A limpeza dental é um dos procedimentos rotineiros mais simples. Ele geralmente é procurado para quem quer deixar os dentes com um aspecto mais limpo e saudável. Nesse texto nós vamos dar uma olhada em cada etapa da limpeza. Desta maneira você irá saber exatamente o que esperar.
A seguir você vai ver os tópicos:
O que é e como funciona a limpeza dentária profissional?
Se você for ao dentista realizar a limpeza ele vai utilizar um instrumento chamado sonda para examinar a área ao redor de seus dentes. Dessa forma ele pode constatar se sua boca possui alguma bolsa periodontal. Isso significa uma área entre o dente e a gengiva onde as bactérias crescem.
Esse problema é determinado pela profundidade do tecido gengival entre os seus dentes e as gengivas. Eles são chamados de bolsas quando possuem mais de cinco milímetros de tamanho. Se possuem esse tamanho extra seu dentista pode tanto prescrever quanto realizar uma raspagem profunda e um procedimento de polimento radicular.
Os especialistas da área recomendam que todas as pessoas adultas passem por avaliação periodontal anualmente para verificar se precisam de algum tratamento extra. No entanto, essa etapa é apenas uma parte de uma avaliação odontológica.
Processo de limpeza dentária passo a passo
A limpeza de dente profissional também pode ser conhecida como raspagem e aplanamento radicular. A raspagem inclui a remoção de tártaro e placa bacteriana da superfície dos seus dentes. Além da área da bolsa entre os dentes e gengivas. O dentista pode fazer esse procedimento usando tanto instrumentos eletrônicos ultrassônicos ou ferramentas manuais de raspagem.
Outra etapa da limpeza dentária profunda é o polimento radicular. O profissional responsável vai usar um instrumento de raspagem para remover a placa bacteriana e o tártaro da superfície das raízes dos dentes. Esses procedimentos exigem no mínimo duas sessões no consultório para serem concluídos.
Além disso, talvez seja necessário uma visita de acompanhamento para confirmar que suas gengivas e dentes estão ficando mais saudáveis. Esse procedimento é repetido também quando é preciso tratar a profundidade excessiva bolsa periodontal. Então se prepare para repetir a visita caso algum desses problemas seja constatado.
O ideal é que após a sessão de limpeza as bactérias nas bolsas periodontais sejam removidas e a gengiva se torne mais saudável. Isso deve acontecer ao longo das semanas seguintes. Mas para isso é necessário que a pessoa esteja realizando a higiene bucal diária.
Geralmente, são necessários uma raspagem profunda e 3 visitas mensais ao dentista para reverter a doença periodontal. Mas se o problema persistir o profissional de saúde pode encaminhar você a um periodontista para que seja estudada a possibilidade de um tratamento cirúrgico.
Como você pode perceber a frequência varia dependendo de cada caso. O mais comum é que a limpeza seja feita de seis em seis meses. Porém em casos que o dentista perceba um maior acúmulo de placa bacteriana e tártaro, pode ser indicada uma frequência maior. Por isso a limpeza bucal diária e visita regular ao dentista são tão importantes.
Cuidados pós limpeza
Após fazer a limpeza você deve aguardar de uma a duas horas para se alimentar ou beber novamente. Isso porque é necessário que você deixe o flúor penetrar e agir por mais tempo. Então aguente um pouco quando sair do consultório para não intervir no seu tratamento.
A limpeza dentária profissional não substitui os cuidados com a higiene bucal feita em casa diariamente. Por isso o uso da escova, da pasta de dente e do fio dental de sua preferência deve continuar todos os dias. Tenha uma higiene bocal constante e você verá que o resultado da sua limpeza irá durar por mais tempo.
As visitas devem ser feitas a cada seis meses. É importante visitar o seu dentista periodicamente. Isso porque novas doenças podem surgir entre uma consulta e outra, e quanto antes você souber mais fácil é de tratar. Evite complicações, e siga as instruções dos profissionais de saúde.
Tanto crianças quanto adultos podem fazer limpezas dentárias. É importante começar cedo o hábito de cuidar da saúde bucal. Portanto se você tem filhos ou crianças na família, de modo geral, leve-o ao dentista ao menos uma vez ao ano. O procedimento é indolor, e um dos mais simples, portanto não precisa ter receio
Última atualização em 07/04/2020 por Equipe +Odonto