“Gengivoplastia e gengivectomia são cirurgias plásticas em gengivas para efetuar o nivelamento e alinhamento. Neste artigo você vai entender quais as diferenças entre ambas e quando cada uma dessas técnicas é mais indicada ao paciente.”
A gengivoplastia e gengivectomia são procedimentos cirúrgicos odontológicos semelhantes usados para tratar doenças periodontais e também outros problemas que envolvem a gengiva. Eles podem ser usados separadamente ou em conjunto.
A doença periodontal é uma infecção que afeta tecido gengival e ossos que sustentam o dente no lugar. Embora seja tratada de forma eficaz com uma limpeza profunda no consultório e com uso de alguns medicamentos e anti-bióticos, casos mais graves da doença periodontal necessitam de cirurgia. Outros problemas gengivais tendem a ser estéticos, como sorrisos gomosos ou contorno irregular da gengiva.
Para grande parte dos dentistas, ambos procedimentos são recortes de gengivas executadas da mesma maneira. Então, qual a diferença entre esses procedimentos? É isso que você vai poder entender neste texto. Continue a leitura e confira!
A seguir você vai ver os tópicos:
Gengivoplastia e gengivectomia: Quais são as diferenças?
A gengivoplastia e gengivectomia são cirurgias estéticas ou reparadoras realizadas em sua gengiva. Elas são cirurgias similares porém com finalidades diferentes. A gengivectomia é utilizada para remover o tecido gengival morto ou doente ao redor de uma bolso gengival. Já a gengivoplastia é realizada para devolver o contorno gengival na ausência de qualquer tipo de bolsa periodontal ou por razões cosméticas. Embora também possa ser usada para remover tecidos gengivais doentes, é mais comum ser usado para alinhar e nivelar esteticamente a linha da gengiva.
Quando cada uma é indicada?
Quem decidirá qual a melhor opção para o seu tratamento será o dentista, após uma avaliação detalhada. A gengivectomia é um procedimento cirúrgico mais indicado para remover o excesso de gengiva, ou bolsa periodontal, causado especialmente por doenças periodontais como gengivite e periodontite. Uma gengivectomia é feita para eliminar o tecido morto ou doente para evitar que a doença progrida e permite que a gengiva se cura e fique saudável. Outra situação na qual você pode precisar de uma gengivectomia é após extrair um dente. Em alguns casos de extração dentária, a pele ao redor pode infeccionar, ficar doente e começar a morrer.
A gengivoplastia tem o objetivo mais estético, dessa forma é usada para remodelar a linha gengival. Algumas pessoas tem a gengiva com o formato estranho ou em excesso. Ainda que isso não afete a saúde bucal, pode afetar esteticamente dando a impressão de dentes menores ou deformados.
As gengivoplastias são cirurgias que pretendem corrigir defeitos gengivais e de tecidos moles em regiões que apresentam algum
tipo de comprometimento estético e funcional. A principal razão que leva o paciente a procurar ajuda é portanto a componente estética, principalmente nos casos de retração gengival e quando apresenta o chamado sorriso gengival. Este tipo de sorriso é caracterizado por uma grande visibilidade da gengiva ântero/superior quando a pessoa sorri.
Outras razões para fazer a cirurgia são sintomáticas. Em pacientes cujas raízes expostas apresentam muita sensibilidade, por exemplo, provocando sensibilidade dentária ou dor nos dentes com frequência.
Muitas vezes, e como complemento da gengivoplastia para correção do sorriso gengival, é considera a aplicação de botox, ou toxina botulínica, na zona situada entre o nariz e o lábio superior, com o objetivo de diminuir a ação dos músculos responsáveis pela elevação do lábio, e assim não expor tanto a porção de gengiva anterior. No entanto, neste caso é preciso referir que a ação desta substância é temporária, sendo necessário assim repetir o procedimento, normalmente com intervalos de 6 a 8 meses.
Antes de se submeter a qualquer cirurgia estética, o paciente deve tratar, se for o caso, doenças periodontais, cáries, certas doenças sistêmicas como a diabetes descontrolada, problemas na coagulação sanguínea, entre outras.
Benefícios da gengivectomia
- O tecido doente ou morto é removido da gengiva, para ter uma gengiva totalmente saudável
- A profundidade do bolso periodontal é reduzida
- A doença gengival é interrompida e / ou controlada
- Melhora a capacidade de manter uma boa higiene
- Ajuda a salvar dentes e ossos
- Contribui para a saúde bucal
Benefícios da gengivoplastia
- Elimina o sorriso gengival
- Arruma contornos gengivais desiguais, dando aos dentes uma aparência mais bonita e maior
- Remove as papilas (o pequeno tecido gengival entre os dentes)
- Superfícies radiculares expostas
Gengivectomia e gengivoplastia antes e depois
Como é o pós- operatório?
O pós-operatório de gengivoplastia e gengivectomia e o tempo de recuperação do procedimento varia para cada pessoa e principalmente da extensão e localização. Geralmente, em cirurgias mais extensas, é necessário que o paciente repouse entre 24 a 72 horas.
Neste tempo, é indicado que não seja ingerido alimentos muito sólidos e quentes. O ideal é comer alimentos pastosos e frio. Além da alimentação, é necessário ter cuidados especiais com a higienização bucal para que a cicatrização ocorra da melhor forma possível e para que não haja infecções. O tempo de espera após a realização da cirurgia plástica na gengiva para fazer tratamentos de restaurações, laminados e próteses dentárias fixas pode chegar até 90 dias, tudo depende da sua sua capacidade de cicatrizar e se recuperar.
Os cuidados de pós-operatória para gengivoplastias e gengivectomias podem ser simples e breves. No entanto, é preciso atenção para os casos que houve remoção do osso. Neste caso, é necessário esperar alguns meses até que as gengivas se recuperem completamente.
Última atualização em 25/05/2020 por Equipe +Odonto