CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Dente Quebrado: O que devo fazer nessa situação?

“Ter um dente quebrado é muito desesperador. Além da dor causada pelo impacto que ocasionou a quebra, a situação faz o paciente pensar “e agora o que eu faço?”. E se você está sofrendo com a quebra do dente, leia o texto até o final e saiba o que fazer neste caso.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Bom, nesses casos é importante não se desesperar e procurar um atendimento emergencial. Porque o dente quebrado não significa que não tem jeito. Há alguns procedimentos da odontologia que podem consertar o problema e arrumar o seu sorriso novamente.

Dente Quebrado

Se você tem um dente quebrado e busca informações sobre o que fazer nesta situação, continue a leitura do texto. Separamos informações valiosas para você, confira!

Quebrar um dente: cuidados para evitar

A maioria das pessoas nunca acha que vai quebrar um dente. No entanto, é muito importante saber que aqueles doces crocantes, comidas mais endurecidas e acidentes podem causar quebra de dente.

Obviamente, ninguém espera sofrer um grave acidente. Mas a maioria das pessoas não se dão conta de que os alimentos muito duros podem ocasionar a quebra. E saber como agir nessa hora é fundamental para evitar a perda completa de um dente que poderia ser recuperado.

Sim! O dente que quebrou, mesmo que na raiz, pode ser recuperado. Mas de fato, o ideal é que você evite se alimentar com itens que podem ocasionar esse inconveniente. Além disso, quem pratica atividades físicas como lutas, deve sempre usar protetor bucal para prevenir que o dente quebre após uma pancada.

Afinal, o cuidado com o dente é muito importante para evitar que você tenha algum problema ou até mesmo um prejuízo financeiro. Porque consertar um dente que quebrou pode sair bem caro se você não tem plano de saúde dental, dependendo da extensão do problema causado pela quebra do dente.

O que fazer caso o dente tenha quebrado?

Se algo acontecer com o seu dente, o primeiro passo é procurar um atendimento o mais rápido possível.

O dentista irá diagnosticar o tipo de fratura, se foi vertical ou horizontal, assim como o alcance da fratura. Quanto maior é a fratura, mais difícil tende a ser a recuperação do dente. Quando a fratura vai da coroa até o final da raiz, ela pode levar à perda dentária.

Em todo caso o médico irá identificar a gravidade do problema, através da realização de exames clínicos e de imagem. Somente a partir do entendimento da gravidade da situação de seu dente é que o correto tratamento poderá ser indicado.

Periodontia, ortodontia e próteses

A depender de qual é a proporção da quebra de seu dente, um tratamento de periodontia, ortodontia ou prótese pode salvar o dente. Quando a raiz é conservada mediante uma quebra de menor porte, o paciente consegue recuperar o dente.

Não se trata de uma questão fácil de tratar ou simples. Por isso, é comum que esse tipo de lesão custe caro para tratar. Tendo em vista a necessidade de reconstruir o dente, não só por questão estética. Mas também devido à necessidade de realizar a mastigação adequadamente.

Quando o dente é quebrado, é preciso reconstruir sua estrutura para que a mastigação seja mantida. Afinal, a mastigação é fundamental para a saúde bucal e física. Uma vez que é o primeiro passo para a obtenção dos nutrientes necessários para o correto funcionamento do seu organismo como um todo.

Por isso, mastigar adequadamente é fundamental para ter saúde e qualidade de vida. Visando a obtenção de todos os nutrientes necessários para que se possa ter a saúde plena.

Dente Quebrado o que fazer

Tratamentos para dente quebrado

Conheça os principais tratamentos e técnicas odontológicas para reconstruir um dente quebrado:

Polimento do dente

Polir o dente é uma das formas mais simples e fáceis de consertar um pequeno dano no dente quebrado. Neste acaso, é feito um desgaste e polimento do dente para criar uma superfície lisa e que não arranha, ou machuque a boca.

Restauração dentária

Quando o dente sofre uma fratura pequeno a médio porte, a melhor opção é fazer uma restauração dentária. A restauração para reconstruir novamente o dente quebrado/perdido poderá ser feita com resina ou amálgama de prata — o material usado dependerá da dimensão da fratura.

Aplicação de coroa dentária

Se a perda do dente for muito grande ou completa, na maioria dos casos, é necessário a aplicação de uma coroa dentária. Normalmente, é confeccionada em metal ou cerâmica e tem o objetivo de reproduzir a forma e função original do dente.

Tratamento de canal

Nos casos mais graves, e depois de conversar com o dentista, pode ser recomendado fazer o tratamento de canal dentário.

Extração do dente

Quando o trauma é muito grave, seu dentista poderá extrair o dente completamente. Normalmente, a extração é realizado somente em último caso, quando realmente não há como salvar o dente quebrado. É a melhor opção para evitar que o dente cause dor e elimina os riscos de infecção.

Dependendo do dente removido, você poderá fazer um implante dentário para recuperar o sorriso e a mastigação segura.

Procedimentos imediatos após a quebra do dente

Se você estava em casa, mastigando e quebrou o dente, respire fundo e tenha cuidado para não engolir os fragmentos de dente ou descartar. Procure um pote de vidro limo e guarde o fragmento do seu dente embebido em água ou soro. Limpe a região em que o dente quebrou com água morna para ajudar a interromper o sangramento.

Se o dente quebrou em situação mais complicada, como na rua por exemplo, é importante pressionar a região. Com um algodão ou gaze pressione a região para estancar o sangramento. Se possível, vá direto ao seu dentista ou uma emergência.

Caso esteja viajando, procure um profissional especializado na área de endodontia. Visando ter um atendimento que seja capaz de resolver a situação.

Infelizmente, esse tipo de acidente costuma acontecer em viagens, durante um passeio de aventura ou até mesmo quando se experimenta uma comida diferente mais crocante. Nesse caso, é ideal procurar imediatamente ajuda especializada para não arruinar suas férias de uma vez por todas.

Última atualização em 28/04/2020 por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.