“Já tomou uma bebida gelado ou quente e sentiu o seu dente doer? Você provavelmente sofre de dentes sensíveis. Quer conhecer mais sobre os sintomas e como tratá-los? Continue a leitura do texto e obtenha toda a informação que você precisa!”
Popularmente conhecida como dentes sensíveis ou sensibilidade dentária. Quem tem o problema costuma ter de evitar alimentos gelados, quentes ou doces. Basta dar um gole ou uma garfada nesse tipo de alimento ou bebida para sentir, do nada, uma pontada aguda e de curta duração.
Segundo pesquisa encomendada pela marca Sensodyne à agência Kantar, dentes sensíveis são o principal distúrbio de saúde bucal dos brasileiros. O número de pessoas que sofrem desse fenômeno é maior dos que sofrem de cárie, por exemplo. No entanto, a maioria das ações públicas de prevenção em saúde bucal está ligada a doenças bacterianas, como a cárie.
A seguir você vai ver os tópicos:
O que é sensibilidade nos dentes?
Mas o que é exatamente a sensibilidade dentária, você deve estar se perguntando. Ela nada mais é do que um sinal de falha no sistema de proteção dentária. A sensibilidade acontece em decorrência da erosão do esmalte do dente ou retração da gengiva. Isso resulta na exposição da parte interna da estrutura, a chamada dentina e seus túbulos dentinários.
Esses túbulos são canais cheios de líquido que possuem terminações nervosas. Qualquer estímulo que mude sua pressão, como o alimento doce, ou variação de temperatura de alimentos frios ou quentes, por exemplo, incentiva a movimentação do fluido. O resultado é aquela dor incômoda quando você toma um café muito quente, ou um sorvete.
Para tratar e aliviar os sintomas, é preciso se consultar com o dentista. Ele pode indicar o fortalecimento das áreas sensibilizadas com opções como creme dental para dentes sensíveis ou verniz de flúor, e, se necessário, restaurar as áreas que perderam o esmalte.
Principais causas de sensibilidade no dente
Existem fatores externos que podem contribuir ou agravar esse fenômeno. Dentre eles está a escovação de forma agressiva. A escovação pode prejudicar seus dentes quando ela é feita mais de 3 vezes por dia ou com uma escova de cerdas duras pode favorecer o desgaste do esmalte do dente. Isso pode então resultar no aumenta da sensibilidade.
A escovação errada também pode resultar na retração gengival. Isso ocorre quando há diminuição da quantidade de gengiva que cobre um ou mais dentes. Ela também pode ocorrer devido a doenças dentárias. No geral, ela resulta em dentes mais sensíveis além de aumentar o risco de infecções.
O bruxismo também pode ser um fator que contribui para dentes sensíveis. Ele se trata de uma condição em que a pessoa range involuntariamente os dentes à noite, pode resultar no desgaste do esmalte de vários dentes. Além disso, o ato de ranger os dentes pode resultar em problemas na articulação que liga a mandíbula ao crânio.
Tratamentos dentários como clareamento, limpeza ou restauração dos dentes também podem contribuir para aumentar a sensibilidade dentária. Isso acontece porque eles provocam uma erosão temporária do esmalte do dentário. Por isso, fique atento e comunique ao seu dentista os tratamentos que já fez antes de começar um novo.
Alguns alimentos também podem ser responsáveis por desgastar o esmalte do dente e favorecer o aparecimento de cáries. Isso explica o que pode deixar os dentes mais sensíveis. Alimentos muito ácidos ou cítricos, como limão, ou muito doces, como chocolates, por exemplo, podem aumentar a sensibilidade dos seus dentes.
Tratamento para dentes sensíveis
Para tratar os dentes sensíveis, é preciso que o dentista investigue a causa e assim possa orientar alguns tratamentos. Uma das opções é a aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar a reconstituir o esmalte. Ou ainda o uso de espuma ou gel de flúor em contato com os dentes por alguns minutos, para fortalecer a superfície dentária e aliviar as áreas sensíveis.
É possível também fazer a restauração das áreas que perderam esmalte, para impermeabilizar a superfície da dentina. Uma opção de tratamento é a feita com laser, que contém ação analgésica e anti-inflamatória para reduzir hipersensibilidade e acelerar a composição da camada que cobre os dentes.
Se a causa da sensibilidade dental for a gengiva retraída, é possível então fazer uma cirurgia para corrigir isso. Porém, além de todas essas opções é recomendado ficar atento aos cuidados que devem ser seguidos em casa para prevenir o desgaste e ajudar no tratamento.
Como foi mencionado anteriormente, é importante não usar força na escovação. Além disso é preciso fazer bochechos com enxaguantes que contenham flúor e também usar um creme dental especialmente formulado para aliviar a sensibilidade dentária.
Existem ainda opções caseiras, que ajudam a complementar o tratamento com o dentista. Elas podem inclusive contribuir para aliviar os sintomas. Para citar um exemplo, você pode preparar um chá de equinácea com vitamina C ou usar essência de cravinho-da-índia. Independente do tratamento que você escolher, não esqueça de consultar o seu dentista.
Última atualização em 30/04/2020 por Equipe +Odonto