Causas, tratamentos e como prevenir mau hálito

“Mau hálito (chamado pejorativamente de bafo) pode ser o sintoma de diferentes problemas na boca e mesmo no resto do corpo. Quatro em cada dez pessoas sofrem desse problema. Conheça as principais causas, os tratamentos e como prevenir.”

Mau hálito, bafo, halitos… é nome dado ao odor desagradável que a pessoa expira pela boca. Pode ser causado por conta de maus hábitos de saúde dentária e também por problemas bucais. O mau hálito também pode estar ligado a alguns tipos de alimentos que você ingere e hábitos de vida pouco saudável.

como prevenir mau hálito

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais (ABHA) mostra que 40% da população brasileira sofre desse mau. Ou seja, quatro entre dez pessoas sofrem esse problema.

Normalmente, a pessoa com bafo não sente o próprio cheiro da boca. Por isso, é interessante ter uma pessoa em quem você confie para avisá-lo do mau cheiro para que você não fique constrangido em algumas situações.

Se você sofre ou conhece alguém que sofre desse problema, este texto é ideal! Explicaremos aqui os principais sinais e sintomas, causas, tratamentos e como prevenir o mau hálito. Confira!

• Presença de saburra (crosta branca na língua)
  • Odor desagradável na boca

• Restos de comida alojados entre os dentes
  • Higiene bucal inadequada
  • Falta de saliva
  • Desidratação
  • Estresse
  • Tabagismo
  • Consumo excessivo de álcool
  • Respiração pela boca
  • Uso de certos medicamentos

Como o que você come afeta seu hálito?

Basicamente, todo o alimento que você consome pode afetar a sua boca de alguma maneira. Se você está acostumado a comer alimentos com cheiros fortes (como alho ou cebola), escovar os dentes e passar o fio dental, incluindo o enxaguante bucal, pode ocultar o odor por um determinado período de tempo. O cheiro em si não irá sumir completamente até que a comida seja totalmente absorvida pelo orgânismo.

Por que maus hábitos causam mau hálito?

Caso você não escove os dentes corretamente ou use fio dental todos os dias, os restos de alimentos podem permanecer por dias na sua boca, possibilitando que as bactérias se proliferem entre os dentes, ao redor das gengivas e na língua. Está é uma das principais causas de mau hálito. Usar enxaguante bucal diariamente também pode ajudar a evitar bactérias.

Além disso, pessoas que usam dentaduras são mais propensas a terem mau hálito caso não haja a higienização correta da prótese.

Tabagismo também é um dos principais causadores de mau hálito, além disso causa mancha nos dentes, reduz a capacidade de sentir o sabor dos alimentos e irrita as gengivas.

alimentos que causam mau hálito

Problemas de saúde associados ao mau hálito

Normalmente o mau hálito some quando o seu corpo absorve o alimento, caso o mau cheiro ou mau gosto na boca persista é preciso ficar atento e buscar ajuda de um profissional, pois pode estar vinculado a uma doença gengival, como gengivite. Doenças na gengiva são causadas pelo acúmulo excessivo de placa bacteriana nos dentes.

Neste caso, as bactérias causam a formação de uma placa pegajosa que causa irritação nas gengivas. Se a gengivite não for tratada da forma adequada, ela pode se agravar, virar uma periodontite, e causar mais danos as gengivas e a mandíbula, inclusive a perda do dente.

Outras causas odontológicas responsáveis pelo mau cheiro da boca, são os aparelhos ortodônticos mal colocados, infecções causadas por leveduras e cárie dentária.

O sintoma da boca seca (também conhecido como xerostomia) também pode causar mau hálito. Nossa saliva é fundamental no trabalho de umedecer a boca, neutralizar ácidos produzidor pela placa e eliminar células mortas que ficam acumuladas na língua, gengivas e bochechas. Quando não são removidas, estas células se quebram e podem causar mau hálito. A boca seca pode ser um efeito colateral de vários medicamentos, problemas com glândulas salivares, ou respiração bucal contínua.

Existem outros tipos de doenças e condições que podem causar mau hálito uma pessoa. Confira algumas:

• infecções do trato respiratório, como pneumonia ou bronquite;
  • infecções sinusais crônicas;
  • gotejamento pós-nasal;
  • diabetes;
  • refluxo ácido crônico e;
  • problemas hepáticos ou renais.

Como prevenir o mau hálito?

Existem algumas maneiras simples e fácil para prevenir o mau hálito, veja:

Tenha uma boa saúde bucal

Praticar hábitos saudáveis e ter uma higiene bucal impecável é fundamental para evitar o acumulo de bactérias e evitar o odor desagradável. Para isso, é interessante que você escove os dentes com pasta de dente com flúor após as refeições e, principalmente, antes de dormir. Não pode esquecer de escovar a língua também. Troque sua escova de dentes a cada 3 meses ou após uma doença. Use fio dental e enxaguante bucal anti-bacteriano. As próteses dentarias móveis ou dentaduras devem ser removidas à noite e fazer a higienização com cuidado para que sejam utilizadas no dia seguinte.

Visite o dentista

Vá ao dentista no mínimo uma vez a cada seis meses. O profissional da área realizará uma limpeza dentária e um check up completo para identificar possíveis doenças e problemas que podem causar mau cheiro na boca.

Pare de fumar

Não fume ou mastigue qualquer produto à base de tabaco. Busque métodos e formas para parar de fumar. Além de fazer bem para os seus dentes e hálito, fará bem para sua saúde.

Beba mais água

A água ajudará a manter sua boca úmida, portanto beba muita água durante o dia. Doces de modo geral (de preferência sem açúcar) também estimula o seu corpo a produzir mais saliva, o que ajuda a eliminar restos de comida e bactérias da boca.

Saiba exatamente o que você come

Controle tudo o que você come. Se você tem dúvidas se um alimento pode causar mau hálito, pergunte ao seu dentista. Além disso, se você toma remédio diariamente, é interessante que você faça uma lista e também pergunta ao dentista. Alguns medicamentos podem causar odores fortes na boca.

Quem trata o mau hálito?

De modo geral, o dentista é o profissional mais indicado para o tratamento de mau hálito (afinal, 90% dos problemas são causados por problemas bucais). No entanto, se seu dentista determinar que sua boca está saudável e o odor não é oral, e sim um problema de organismo, você pode ser encaminhado ao médico

Última atualização em 04/05/2020 por Equipe +Odonto