Quais são os verdadeiros benefícios do tratamento com flúor para os dentes? Vamos saber tudo sobre isso! O flúor é necessário para uma parte da sua saúde bucal, ele fortalece e restaura a estrutura dental. Em geral, o flúor é encontrado naturalmente em muitos alimentos, além do abastecimento de água pública que é tratado com uma pequena quantidade de fluoreto.
Embora consumir alimentos que contém flúor e beber água fluoretada pareça ser algo bom, inclusive a água com flúor tem a capacidade de reduzir até 35% de cárie dentária em dentes decíduos e até 26% de cárie dentária em dentes permanente, a melhor maneira de receber flúor diretamente nos dentes é passar por um tratamento com flúor completo durante uma limpeza dental.
A seguir você vai ver os tópicos:
Tratamento com flúor para dentes
Muitas clínicas e consultórios odontológicos fornecem tratamentos usando flúor para fortalecer os dentes e também ajudar na proteção extra contra outros danos.
O flúor aplicado por dentistas em todo o mundo, é oferecido com solução de tratamento anti-cárie para pacientes de todas as idades, contudo, o tratamento funciona especialmente bem para crianças cujos dentes ainda estão em crescimento.
Como funciona o tratamento com flúor?
O tratamento com flúor normalmente envolve a aplicação direta no dente de uma solução de um gel ou espuma sobre os dentes após a realização de uma limpeza dentária.
O composto contendo fluoreto é aplicado através de uma moldeira que se adapta os dentes da boca, embora o tratamentos também possa ter feito com o bochecho da substância em alguns casos muito específicos.
Para que o flúor funcione bem, é preciso algum tempo para permitir que o composto adere ao esmalte do dente.
Depois do enxágue ou contato com os dentes, é necessário cuspir o flúor depois de alguns minutos, no entanto, não se deve comer ou beber qualquer alimento por cerca de 30 minutos depois para garantir que o flúor aja conforme o desejado.
A recomendação clínica é receber o tratamento com flúor durante cada limpeza dos dentes feitos com dentistas ou profissionais habilitados. A limpeza dos dentes tem mais efeito quando realizada a cada seis meses, embora algumas pessoas precisem do procedimento a cada três meses, depende da saúde bucal.
O flúor é encontrado com vários aromas e gostos para torná-los mais fáceis de serem utilizados pelos pacientes odontológicos.
Veja também:
- Quanto custa fazer limpeza dos dentes?
- Limpeza profunda de dentes
- Limpeza de dentes para dentes limpos e saudáveis
- Limpeza dentária profissional
Proteja o esmalte dentário com flúor
O principal benefício do tratamento com flúor é como ele pode proteger o esmalte do dente. O flúor fornece uma camada extra como uma barreira protetora que pode impedir a entrada de bactérias diretamente no esmalte dentário.
Seu uso constante diminui o risco de experimentar novas cáries dentárias, ou seja, ao submeter-se ao tratamento com flúor a cárie vai ficar longe dos seus dentes.
Porém, o tratamento com flúor nos dentes não faz a mágica toda, você precisará ficar atento a sua dieta diária que envolve doces e refrigerantes e também a forma como escovar dos dentes e usar o fio dental, pois o excesso de bactérias pode causar a formação de ácidos que podem prejudicar seu sorriso mesmo usando flúor.
Restaurar minerais do dente usando flúor
O flúor é um mineral natural que consequentemente pode ajudar a remineralização dos dentes. Sua composição forma um bloco de construção mais forte chamado fluorapatita, que torna os dentes mais resistentes à perda mineral. Para ajudar nisto, você pode realizar a escovação diária dos dentes com creme dental com flúor.
O fluoreto é a forma iônica do flúor, O íon fluoreto substitui o grupo hidroxi do esmalte presente no dente, criando uma estrutura de esmalte mais duro e mais resistente aos ácidos bucais. Os íons de flúor também atraem íons de cálcio mais próximos e os ajudam a se fixar firmemente à superfície dos dentes.
O tratamento com flúor serve também para desencadear a remineralização ou restauração mineral do dente, esse processo faz com que os compostos essenciais, como cálcio e fósforo, retornem ao tecido dentário.
Benefícios do fluoreto para todos os dentes
Como já sabemos, o que você come ou bebe, ou seja, sua alimentação e dieta diária podem ou não conter muitos ácidos que trabalham para causar danos, penetrar e prejudicar a saúde dos dentes.
Diariamente consumimos vários tipos de líquidos, sucos, frutas e produtos industrializados que contém açúcares e amidos que geram ácidos que tentaram entrar nos dentes e causarão manchas e uma vez concluído esse processo, começarão a quebrar o esmalte dentário.
No entanto, com a vida corrida dos dias atuais, pode ser difícil manter uma dieta equilibrada e sob controle todos os dias, no demais, alguns desses alimentos também podem ser necessários para nossa vida.
Por outro lado, com tratamento com flúor regulares, qualquer pessoa pode ajudar na proteção do sorriso e manter seus dentes limpos, bonitos e seguros.
“O Flúor é um elemento químico da família dos halogênios, um mineral natural encontrado abundantemente na natureza e por toda a crosta terrestre., simbolizado pela letra F, número atômico 9 de massa atómica 19 u, situado no grupo dos halogênios da tabela periódica. Em sua forma biatômica e em CNTP, é um gás de coloração amarelo-pálido. Condutividade térmica: 0,0279 W/(m·K), ponto de ebulição: 85,03 K, série química: Halogênio, Não-metal, Elemento do 2º Período. É o mais eletronegativo e reativo de todos os elementos.” De acordo com Wikipédia.
Última atualização em 07/08/2022 por Kleber Miranda , Verificado por Equipe +Odonto