CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Prótese Dentária: Como é feito o procedimento?

“Uma prótese dentária é a alternativa ideal para quem por algum motivo perdeu os dentes. Ela servem de solução para recuperar a atividade mastigatória e também devolver o sorriso e a autoestima. Nesse texto vamos mostrar todas as opções para que você entender melhor as opções que estão a sua disposição em dentistas, clínicas e consultórios.” 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As próteses dentárias são projetadas para substituirem os dentes naturais perdidos e podem ser colocadas e retiradas da boca a qualquer momento.

Embora possa levar algum tempo para uma pessoa se acostumar com a sensação de não ser a mesma coisa dos dentes naturais, as próteses atuais possuem uma aparência natural e estão muito mais confortáveis nos anos anteriores.

Prótese Dentária

Há dois tipos principais de próteses dentárias, são elas:

  1. Prótese total;
  2. Prótese parcial.

O seu dentista tem o dever de ajudar na escolher do melhor tipo de prótese dentária que mais se adéque a sua necessidade. Ele deve ter como base o número de dentes que serão substituídos e no custo envolvido no tratamento.

Tipos de prótese dentária

Perder os dentes pode ser uma situação muito estressante, traumática e desmotivador. A sua primeira reação provavelmente é tentar solucionar o problema o mais rápido possível. Mas para isso, é necessário conhecer os tipos de prótese que existem no mercado odontológico e conversar com um dentista especialista para entender qual é o mais indicado após avaliação.

Existem hoje as próteses fixas e as próteses móveis, conhecidas também como próteses removíveis. No caso, ambas podem ser tanto convencionais quanto sobre implantes dentários. Isso vai depender do paciente, para entender melhor, leia atentamente o restante do post para ter uma ideia mais profunda.

Próteses totais ou dentadura

Como esse tipo de prótese é móvel e apoiada nas gengivas, ela não consegue restabelecer a função da mastigação com a mesma eficácia que uma prótese com estrutura fixa sobre implantes. Isso porque ela pode se mover durante a mastigação.

Além disso, a prótese apoiada somente na gengiva normalmente causa reabsorção óssea progressiva e com o tempo fica sem retenção, isso irá dificultar ainda mais o seu uso.

Tipos de prótese dentária dentaduras

Overdentures

Na prática, as overdentures são próteses totais, chamadas também de dentaduras, retidas por implantes. Elas são instalados previamente nos ossos maxilares. No entanto, apesar de estarem encaixadas nos implantes dentários, devem ser removidas após as refeições para que a higienização seja realizada.

Também tem o inconveniente de que as peças conectoras da prótese sofrem desgaste com o uso. Isso resulta na necessidade de troca periódica em algum momento de vistoria na consulta com o dentista.

Por isso, o ideal é você levar em conta o fator do custo ao usar esse tipo de solução odonto estética.

Prótese dentária parcial sem implante

A função delas é substituir apenas alguns dentes que faltam na boca, elas são apoiadas nos dentes restantes com “grampos”. No entanto, as próteses móveis têm a desvantagem de sobrecarregarem os dentes onde se apoiam, podendo causar fratura, mobilidade dos dentes e posterior causar a perda dos mesmos.

E assim como as dentaduras, elas precisam ser removidas quando é feita a higienização, podendo até causar constrangimento. Por outro lado, as próteses fixas convencionais sem implantes também têm um problema, que é o desgaste dos dentes vizinhos.

Prótese dentária fixa com implante

Atualmente, esse é o tipo de prótese dentária mais popular entre os pacientes. Isso se deve muito ao fato de que elas oferecem diversas vantagens em relação aos outros tipos de próteses, deixando o tratamento dentário com um aspecto mais natural.

Ela substitui com maior semelhança e durabilidade a arcada dentária. Isso porque o implante funciona como uma raiz dentária artificial, além de ser uma estrutura fixa. Porém, para todos os casos pode ser necessário o uso de uma prótese provisória até que a definitiva fique pronta.

Como são colocadas as próteses dentárias?

O procedimento todo depende muito do tipo de prótese escolhida pelo dentista/paciente, mas é importante ter em mente que sempre será necessário um preparo prévio da região bucal.

Se for uma prótese sem implantes e móvel, geralmente esse preparo é mais simples e segue após uma moldagem da estrutura oral para confecção da peça. Depois da prova, é feita a instalação com a aprovação da estética pelo próprio paciente.

No caso de próteses fixas sem implantes, no entanto, poderá haver o desgaste dos dentes adjacentes ao espaço a ser preenchido com a prótese. Por último, no caso das próteses com implantes, é necessário esperar o tempo de cicatrização dos mesmos para que seja feita a moldagem e, e só depois, ocorre a instalação da prótese.

Contraindicações ao uso de próteses dental

Assim como em todos os procedimentos que envolvem a cavidade bucal, existem algumas contraindicações para a colocação das próteses do tipo dentaduras. Isso acontece principalmente quando o paciente não está com um bom estado de saúde bucal.

As contraindicações acontecem em caso de inflamação gengival causada por higiene oral inadequada, por exemplo. Ou em caso de doença periodontal, perda óssea, mobilidade dental e problemas de saúde geral.

É necessário uma consulta com seu dentista ou especialista para atestar se existe problemas para a colocação das próteses.

Última atualização em 09/05/2022 por Kleber Miranda , Verificado por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.