Tratamento Endodôntico – Preservar o seu dente natural a princípio é o objetivo principal de todo especialista e profissional que está envolvido com a prática de saúde dental e tudo que relaciona tratamento odontológico e a endodontia. A verdade é que nada pode ser igual ao que sentimos ou como funciona um dente real incrustado na gengiva.
Para evitar complicações na dentição ou algo que afete a numeração do dentes causando a perda do dente por causa de doenças bucais, a recomendação básica de sempre é a escovação regular, o uso do fio dental, enxágue quando possível e a realização de check-ups de seis meses com seu dentista particular. Essas ações podem ajudá-lo a manter os dentes saudáveis por toda a vida.
A seguir você vai ver os tópicos:
Como preservar o dente natural com tratamento endodôntico?
Como dito, quando os dentes são bem cuidados, muitos problemas podem ser evitados facilmente, mas ao contrário, às vezes, com a falta de cuidados essenciais, os dentes podem sofrer com infecções, placas, tártaro ou doença gengivais que precisarão de tratamentos odontológicos, estéticos e até cirurgias para correções efetivas.
Sempre que for possível, é necessário considerar a realizações de procedimentos e tratamentos específicos para proteger os dentes e evitar a sua perda. Infelizmente o fato de pensar – por que não arrancar um dente? – é notório entre as pessoas, especialmente quando ninguém pode ver a falha – como nos dentes traseiros.
No entanto:
Qualquer dente que falte no conjunto total de dentes na boca, irá afetar negativamente por incrível que pareça a sua qualidade de vida de maneira geral.
Dica Mais Odonto: Evite a extração de dente somente porque você acredita que será a forma mais fácil ou mais econômica, essa não é a melhor opção, especialmente quando existe a chance real de salvá-lo.
Entenda que a falta de apenas um dente pode fazer com que outros dentes se desloquem, e por conta disto, vai prejudicar sua capacidade de mastigar corretamente e até arruinar o alinhamento e o seu sorriso.
Tirar um dente do seu lugar geralmente é muito doloroso dependendo da sua posição na arcada dentária (leia: nomes dos dentes), contudo, substituir um dente extraído por um implante dentário (leia: perda de dente corrigido com implante dentário), por exemplo pode ser viável mas requer algumas consultas extras no dentista, o que é irrelevante.
Opções de tratamento para conservar os dentes
A endodontia moderna oferece nos dias atuais muitos avanços em tecnologias, procedimentos e materiais especiais com muitas opções de tratamento preventivo dentário para cuidar, proteger, e salvar seus dentes naturais.
Porém, é muito importante entender quais as melhores escolhas e como elas irão afetar seu dente, sua gengiva e sua saúde bucal no futuro. Obviamente, é sempre aconselhável manter os dentes naturais quando isso for possível e o tratamento endodôntico deve ser sua primeira escolha para obter resultados corretivos, estéticos e de saúde eficientes.
Endodontistas: “são especialistas na recuperação e restauração dos dentes por meio de prevenção, realizam diagnóstico, fazem prognóstico, conhecem os melhores tratamentos e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares. Eles podem avaliar sua condição e fornecer o melhor plano de tratamento para ajudá-lo a preservar os dentes”
Aqui estão algumas dicas para preservar seus dentes:
- Quando for dada uma escolha entre a extração do dente e o tratamento do canal radicular, sempre opte por um canal radicular. Nenhuma dentadura, ponte ou implante terá a mesma aparência, sensação e a função de um dente natural.
- Aja imediatamente quando sentir sintomas de inchaço ou dor no dente (leia: remédio caseiro para dor de dente). A maioria dos endodontistas pode atender casos de emergência (dentista 24 horas), mesmo nos finais de semana, garantindo que você tenha alívio da dor rapidamente.
- Se o seu dentista recomendar a extração do dente, pergunte se o canal radicular é uma opção viável.
- Se lhe disserem que o canal radicular não é uma opção, pergunte por que, e solicite uma referência direta de um endodontista ou use a ferramenta de busca online para encontrar uma clínica perto de você.
Tratamento de canal com um endodontista
O tratamento de canal com um endodontista é praticamente indolor e muitas vezes deixa você com menos desconforto durante a recuperação do que se você tivesse seu dente natural extraído.
Graças a técnicas modernas e anestesia eficaz, os pacientes que sofrem de canais radiculares têm seis vezes mais chances de descrevê-lo como indolor do que os pacientes que tiveram um dente extraído!
Como o tratamento endodôntico preserva o dente?
É necessário fazer um tratamento endodôntico ou de canal quando o interior do dente (a polpa) fica inflamado ou infectado como resultado de cáries dentárias profundas (leia: as sete fases da cárie dentária), procedimentos dentários repetidos, coroas defeituosas, obturação e restauração mal feitas ou rachaduras e lascas no dente.
O trauma no dente também pode causar danos à polpa, mesmo que o dente não tenha lascas ou rachaduras visíveis. Se a inflamação ou infecção da polpa não for tratada, pode causar dores latentes ou levar a um abscesso.
Quando você passa por um tratamento de canal ou outro tratamento endodôntico, a polpa inflamada ou infectada é removida e o interior do dente é cuidadosamente limpo e desinfetado, depois preenchido e feito a aplicação de selante dental com um material especial.
Uma vez feito os procedimentos preliminares, o dente é restaurado com uma coroa ou obturação para proteção e continuará a funcionar como qualquer outro dente. A endodontia ajuda você a manter seu sorriso natural, continuar comendo os alimentos que ama e limita a necessidade de tratamento odontológico contínuo.
***
Em geral, você pode encontrar um cirurgião dentista ou endodontista particular ou conveniado com operadoras de planos odontológicos examina, diagnóstica e fazem o prognóstico sobre a área a ser considerada para receber o tratamento endodôntico, além de verificar se o paciente tem todos os pré-requisitos necessários.
Há inúmeras vantagens em escolher um endodontistas para realizar o tratamento ou a substituição de um dente ou dentes se for necessário, ele saberá por especialidade qual a melhor solução para preservar ou tirar o dente podre e problemático.
Para encontrar os melhores cirurgião e tratamentos você precisa conhecer os melhores planos odontológicos do Brasil, confira abaixo alguns que recomendamos aqui no Mais Odonto:
Odontoprev | Golden Cross |
Amil Dental | Porto Seguro Odonto |
OdontoCompany | Santander Odonto |
Hapvida +Odonto | Bradesco Dental |
BB Dental | Unimed Odonto |
MetLife Dental | SulAmerica Odonto |
Os tratamentos endodônticos podem preservar recuperando os dentes com problemas sem afetar ou alterar os dentes ao redor sem a necessidade de colocar dentes protéticos que imitam um dente natural.
Não esquecendo de dizer que, a retauração de dentes naturais continuam integrados 100% à estrutura óssea, os dentes continuam estáveis e todas as funções de mastigação podem usar a mesma a força que a mandíbula exerce.
***
Para finalizar, com os devidos cuidados e feito a higiene bucal básica diária como escovação com produtos de qualidade, o uso de fio dental, enxágue e se possível passar a escova interdental, a maioria dos dentes que passaram por tratamento endodôntico de canal pode durar a vida toda.
Curiosidades: Qual a função de um endodontista?
A Endodontia tem a prática da especialidade na área odontológica que estuda a morfologia na cavidade pulpar, a fisiologia e as patologias da polpa dentária, atua na prevenção e no tratamento das alterações pulpares e de todas as repercussões sobre os tecidos peridentários ou perirradiculares. O endodontista avaliar a condição dental e fornecer o melhor plano de tratamento para ajudá-lo a preservar os dentes por toda uma vida.
Última atualização em 27/06/2022 por Ana Carolina , Verificado por Alicia Reynolds