Problemas com dentes e com a saúde física normalmente estão relacionados com bons e maus hábitos. Todos os meses o calendário vira, e você tem a chance de mudar seus hábitos odontológicos antigos e prejudiciais para começar a desenvolver uma versão melhor de você mesmo sendo mais saudável e cuidadoso a boca, dentes e gengivas.
No Brasil e no mundo todo existem centenas de milhares de clínicas e empresas especializadas com equipes odontológicas prontas para atender qualquer necessidade dentária, procedimento ou tratamento para manter a saúde bucal em perfeita harmonia.
Mas para que sua jornada em direção a uma saúde bucal seja benéfica, é claro que alguns hábitos ruins devem ser mudados e deixados para trás, por isso, listamos 13 dicas para ajudar você melhorar seus hábitos dentários e odontológicos sem muito esforço.
A seguir você vai ver os tópicos:
Como acabar com problemas dentais com apenas 13 hábitos?
1. Mantenha o refrigerante bem longe
Um terço de todos os brasileiros consomem pelo menos um refrigerante diariamente. O refrigerante é um estado de vício comum para muitas pessoas de diversas idade, e muitas vezes usam inclusive estimulante cafeinado e com taurina para manter o dia movimentado.
Segundo a pesquisa realizada em 2020, o brasileiro consome, em média, 61 litros de bebidas açucaradas, como refrigerantes, por ano e 2,2 milhões de pessoas no Brasil estão com obesidade ou sobrepeso devido a esse consumo. (1)
O açúcar e os conservantes nos refrigerantes corroem o esmalte dos dentes, além de criar condições propícias para o surgimento de cáries.
Tente substituir o hábito de consumir refrigerante por uma caminhada rápida pelo escritório para energizar seu cérebro e mantenha sempre uma garrafa de água reutilizável por perto para afogar os desejos por açúcar antes que eles comecem aparecer.
2. Consulte seu dentista regularmente
Para acabar ou previnir problemas dentários, contudo, é fácil deixar as consultas do dentista em segundo ou terceiro plano, especialmente se você não estiver sentindo qualquer desconforto dentário, dor de dente, sensibilidade etc.
Nosso dica é você fazer da sua boca uma das prioridade da sua saúde e, para ter tudo sob controle, agende uma consulta no mínimo duas vezes no ano com um dentista mais próximo para exames de rotina e limpeza.
Lembre-se que uma grama de prevenção vale um quilo de cura de males e problemas na saúde dental e física, procure sempre uma equipe de especialistas odontológicos para identificar qualquer anomalia dentária antes que elas se manifestem.
Se precisar de uma urgência odontológica, tem dentistas 24 horas disponíveis em todo os estados e cidades brasileiras, basta pesquisar um dentista mais próximo.
3. Fio dental, fita dental, passa fio
Nos dias atuais todos deveriam ficar mais atentos na hora de escolher e comprar seus produtos para higiene bucal. EM outro artigo esclarecemos sobre qual escova de dente usar e em outro relatamos tudo relacionado a necessidade real de usar pasta de dente e creme dental.
Mas você sabia sobre a importância real do fio dental?
O uso do fio dental ou de similares deve sempre fazer parte de sua rotina odontológica de limpeza diária dos dentes.
O uso do fio dental remove o acúmulo de sujeira entre os dentes, remove a placa bacteriana e pode prevenir doenças nas gengivas. Todos deveriam saber como usar fio dental corretamente, esse produto foi criado para alcançar áreas entre os dentes que uma escova de dentes convencional não consegue alcançar de forma alguma.
4. Escove os dentes de forma correta
Em geral, as pessoas pessoas acreditam que escovar os dentes corretamente é algo que elas já sabem fazer.
Afinal de contas, escovar os dentes não é algo que todos aprendemos desde quando somos muito pequenos. Mas a verdade é você pode se surpreender sobre como escovar os dentes – existem muitos equívocos sobre como escovar os dentes circulando que são muito comuns.
A grande maioria das pessoas tenham aprendido errado sobre a escovação quando eram crianças. Em outros casos, os erros vão surgindo ao longo dos anos dos anos com a pressa cotidiana.
Seja qual for o seu caso, vale a pena certificar-se de que você realmente sabe escovar os dentes, leia esse artigo aqui no Mais Odonto para saber como usar fio dental corretamente.
Veja abaixo uma rápida atualização sobre como escovar os dentes da forma mais correta:
- Segure a escova de dentes em um ângulo de 45 graus em relação às gengivas e mova suavemente a escova para frente e para trás em movimentos curtos.
- Escovar as superfícies externas, superfícies internas e superfícies de mastigação dos dentes.
- Escove por no mínimo 2 minutos, 2 vezes por dia e sempre que precisar.
5. Evite consumir alimentos com muito açúcar
Assim como os refrigerantes precisam de açúcar para ficarem doces, nosso corpo também necessidade de uma quantidade de açúcar para produzir energia, mas não se esqueça que as placas de bactérias nos dentes também precisam do açúcar como alimento para produzir o ácido que ataca o esmalte dentário.
Doces são bons quando consumidos com moderação, no entanto, a saúde da sua boca a longo prazo está literalmente em perigo se o açúcar for uma parte principal na sua dieta.
Troque os doces por alimentos ricos em fibras, como maçãs, que limpam naturalmente os dentes! Veja aqui quais vitaminas e minerais para fortalecer dentes e gengivas.
6. Escove a língua diariamente
Você ja sabe ter lido e ouvida dezenas de vezes sobre a importância de escovar os dentes duas vezes ao dia e muitas vezes ouve falar sobre a importância de usar diariamente o fio dental.
O que você não ter lido ou ouvido é que, para manter uma boa saúde e higiene bucal, também é necessário limpar a língua.
A língua tem diversas áreas cobertas por bactérias, nossa língua não só tem papilas gustativas, mas também possuí fendas, elevações e todos os tipos de pequenas estruturas onde as bactérias podem ficar escondidas, a menos que sejam removidas.
Ao realizar a escovação diária dos dentes, não se esqueça de incluir a sua língua nessa rotina! O acúmulo de placa de bactérias bucais também ocorre na língua, portanto, manter uma escovação leve na língua ajuda remover a camada de sujeira de alimentos, placa e também vai ajudar melhorar seu hálito.
7. Beba mais água para evitar problemas dentais
Todos os dias desde que nascemos bebemos e perdemos água constantemente, as pessoas perdem água ao respirar, na transpiração, ao urinar e durante os movimentos intestinais.
Beber mais água não apenas manterá seu corpo hidratado, sua pele lisa e seu estômago funcionando corretamente, mas também impedirá que você tome líquidos ruins como refrigerante açucarados ou mais um docinho.
Para que seu corpo funcione corretamente, você deve beber mais água e reabastecer seu suprimento de água consumindo bebidas saudáveis, alimentos e frutas que contenham água.
8. Proteja seus dentes em atividade físicas
Essa é para você ou seus filhos que costumam praticar esportes e atividades mais radicais, especialmente os de contato. Sempre que puder, proteja sua boca da mesma forma que protege sua cabeça, braços e pernas.
Use um protetor bucal para garantir que seus dentes brancos e alinhados fiquem protegidos contra impactos acidentais.
9. Escolha a escova de dentes correta
Resista ao desejo de comprar uma escova de dentes mais barata, a escova mais bonita ou mais cara da loja sem olhar atentamente para o que você realmente precisa de escova que seja funcional de verdade.
Muitos problemas dentais podem ser resolvidos apenas usando uma escova de dentes com cerdas pequenas ou grande o suficiente para alcançar as fendas dos molares, onde as partículas de comida podem se esconder facilmente.
Assim como tudo em nosso corpo, cada pessoa tem um tipo de boca e arcada dentária, escolha uma escova que se adapte perfeitamente a sua condição.
10. Mude de escova regularmente
Alguns dos problemas dentários podem ser causados por escovas de dentes ruins. O ideal é mudar entre 3 a 4 meses sua escova de dentes, esse é um bom prazo para trocar sua escova de dentes. Claro que você precisa observar se as cerdas estão desgastadas, se tiver, substitua por uma nova escova o quanto antes.
Depois que sua escova estiver velha ou ruim de usar com segurança para seus dentes, a melhor ação é jogar fora essa escova de dentes e substituí-la por uma similar ou ainda melhor.
11. Pare de comer depois da janta
Se você está seguindo a orientação da regra de escovação “2 x 2”, provavelmente está escovando os dentes antes de dormir.
No entanto, se você está comendo depois de escovar os dentes durante a noite, isso não é nada bom, com isso, você vai permitir que o açúcar e as partículas de comida permaneçam em seus dentes durante toda a noite de sono. Com certeza você vai causar muito mal para seus dentes
Se você sentir a necessidade de comer alguma coisa rápida durante a noite, certifique-se de escovar novamente os dentes antes de descansar sua cabeça no travesseiro para dormir.
12. Uso enxaguante bucal
Nem todos as pessoas tem o costume de usar enxaguante bucal depois de todo o processo de escovação diária.
No entanto, essa é uma maneira rápida e eficiente de refrescar o hálito, prevenir cáries, matar germes que causam placa bacteriana e gengivite, além de prevenir o acúmulo de tártaro.
Considere encaixar na sua escovação o uso de um enxaguante, o custo benefício é escelente.
13. Visite um dentista para evitar problemas dentários
Pronto para manter seus dentes limpos, bonitos e protegidos o ano todo sem problemas dentários sérios ou complexos?
Agende uma consulta com um dentista local em uma clínica ou consultório dentário, escolha a melhor equipe odontológica que conseguir, certamente eles irão ajudá-lo na manutenção dos seus dentes com procedimentos e tratamentos para que sua boca e dentes sejam mais saudável.
Última atualização em 25/07/2022 por Kleber Miranda, Revisado por Eduardo Guimarães , Verificado por Equipe +Odonto