Depois de se submeter à um dos tratamentos dentários estéticos odontológicos com aparelho tradicional ou invisível, você precisará usar logo depois um aparelho de contenção. O que são retentores para contenção dentária? São aparelhos removíveis ou fixos que evitam que os dentes voltem à posição anterior após a retirada do aparelho ortodôntico de correção.
Se você usou aparelho dentário e não usar uma contenção ou retentor após o tratamento, seus dentes voltarão a ser como eram antes do procedimento ortodôntico começar. Normalmente, ocorrerá uma recaída ortodôntica que pode exigir um novo tratamento para fazer as correções.
Em geral, os dentes mudarão de lugar nos meses ou anos seguintes à remoção do aparelho, no entanto, a extensão do deslocamento dos dentes dependerá da regularidade com que você usa o aparelho de contenção dentária recomendada pelo dentista ou ortodontista.
A seguir você vai ver os tópicos:
Para que servem os aparelhos de contenções dental
Os retentores ou aparelhos de contenção dentária servem exclusivamente para ajudar na prevenção da recidiva ou instabilidade pós-tratamento dos dentes (movimentação dentária). Numa leitura mais simples, os dentes precisam ser lembrados regularmente de sua nova posição.
O movimento dos dentes pode acontecer tão sutilmente que você as vezes a pessoa nem percebe, então as contenções dentárias são extremamente importantes e cruciais para o sucesso em 100% do seu tratamento ortodôntico e do investimento financeiro no procedimento.
Bom, vamos entender a partir daqui sobre os diferentes tipos de aparelhos de contenção de dentes:
Diferentes tipos de aparelho de contenção dentária
Alguns retentores dentais são feitos com contenção fixa, enquanto outros são contenções removíveis. Você pode encontrar três tipos mais comuns:
- Aparelhos de contenção fixas (preso aos dentes por algum tempo)
- Aparelhos de contenção móvel com arame ou fio de metal modelado
- Aparelhos de contenção com retentores de plástico transparente
Contenção dentária com aparelho retentor móvel transparente
Se você se submeteu a um tratamento para alinhar os dentes com Invisalign por exemplo, as chances são de que você terá um retentor que pode ser colocado e retirado, ou seja, contenção móvel.
Este aparelho de contenção será muito parecido com os próprios alinhadores que você usou da Invisalign. Eles são transparente e resistente.
Fio de contenção lingual
Outro tipo popular de aparelho retentor dentário é o aparelho fio lingual.
Ele é um pedaço fino de metal que é colado na parte de trás dos dentes frontais (geralmente os dentes inferiores, os dentes superiores também podem tê-los). Esse método é chamado normalmente de contenção dentária permanente porque somente o dentista ou ortodontista pode removê-lo.
Aparelhos retentores de arame ou fio de metal removível
Esses tipos de retentores para contenção dentária são um dos tipos mais populares escolhidos pelos pacientes. Eles são feitos de fio de metal dobrável, material plástico ou acrílico.
O fio do aparelho atravessa a parte frontal dos dentes e a parte de plástico ou acrílico que é personalizada para se encaixar perfeitamente na boca, normalmente o aparelho não visível e não interfere nas funções orais.
Eles são geralmente prescritos para serem usados nos dentes superiores e inferiores. Nessa modalidade de aparelho de contenção, existe a opção de selecionar entre muitas variedades de estilos e cores de aparelhos.
Como esse tipo de contenção, o aparelho é facilmente ajustável, seu ortodontista tem a flexibilidade de ajustá-los conforme necessário para obter melhores resultados possíveis.
A estrutura de um aparelho retentor deste tipo permite que os dentes se toquem de forma natural com muito conforto. Com os cuidados essenciais, eles podem durar muito tempo e são fáceis de limpar.
Como funcionam as contenções com retentores?
Como um aparelho de contenção feito de plástico transparente e de material resistente, os seus dentes ficam no lugar certo sem ter para onde se movimentar ou desalinhar.
Os seus dentes não serão capazes de se deslocar, portanto, permaneceram alinhados e não passaram por nenhum quadro de instabilidade dentária. O fio lingual funciona da mesma maneira.
Ao ser colado aos dentes, o fio de metal fino e resistente mantém tudo no lugar.
Quanto tempo é preciso usar uma contenção dental?
Normalmente o período médio para usar uma contenção removível é por pelo menos 12 meses após a remoção de seus aparelhos ortodônticos, contudo, contudo, pode ser que a recomendação do especialista seja o uso da contenção em tempo integral nos primeiros 4 a 6 meses.
Felizmente, cada tratamento ortodôntico é personalizado individualmente e a duração exata para usar uma contenção dentária depende do tipo de correção ortodôntica que a pessoa recebeu.
Quanto tempo deve usar a contenção com retentor transparente?
A quantidade de tempo que é preciso usar um retentor transparente pode depender exclusivamente das suas circunstâncias individuais. Contudo, a maioria das pessoas usará uma contenção transparente regularmente nos primeiros seis meses após o tratamento ortodôntico.
Após este período de tempo, apenas usar o aparelho durante o sono é suficiente. Quanto aos fios linguais, eles são sempre usados dia e noite, pois estão permanentemente colados no lugar.
Quanto custa os aparelhos para contenção dentária?
As contenções dentárias para retenção dos dentes não custam muito. O aparelho de contenção custa, em entre R$ 500,00 e R$ 750,00, pode ser mais ou menos dependendo da região e do profissional na prática da função.
Por outro lado, Na maioria dos casos de tratamentos completos para corrigir os dentes, o custo da contenção está incluído no valor total.
Como limpar os aparelhos de contenção para dentes?
Limpar um aparelho de contenção quando ele for móvel ou retentor transparente é super fácil, enquanto os fios linguais exigem um pouco mais de atenção na escovação por trás dos dentes frontais.
Em geral, basta retirá-lo da boca, lavá-lo com água morna e escová-los com uma escova de cerdas macias. Depois de limpo, basta enxaguar, está pronto para usar novamente.
Ocasionalmente, você pode notar um acúmulo de tártaro em sua contenção que também é fácil remover.
Higiene do aparelho fio de contenção lingual
Em primeiro lugar, é importante mencionar que, embora a limpeza de um fio de contenção lingual seja um pouco mais demorada, você nunca deve negligenciar a higienização da estrutura ortodôntica seja ela qual for.
A limpeza dos dentes diariamente com contenção deve ser feita para evitar o desenvolvimento de cárie, tártaro e outros problemas de saúde bucal em seus dentes.
Como remover a contenção dentária?
A remoção da contenção nos dentes é simples e rápida quando móvel (mas, obviamente, se você tiver um fio de contenção lingual, não precisará se preocupar em retirá-lo, basta fazer a limpeza e higienização diária e quando necessário ir ao dentista para manutenção).
Se você tiver uma contenção transparente do tipo bandeja, você a removerá da mesma maneira que fez com os alinhadores Invisalign. Simplesmente solte o retentor um lado de cada vez. Uma vez que ambos os lados são liberados, você pode segurar a frente do retentor e deslizá-lo para fora de sua boca.
Qual tipo de aparelho de contenção é o melhor para os dentes?
Normalmente o seu dentista ou ortodontista poderá decidir qual tipo de contenção é melhor para sua condição ortodôntica. Se você tiver problemas com a rotina de higiene bucal correta, talvez seja melhor que você tenha um retentor móvel para poder tirar e colocar quando quiser.
Por outro lado, se você acredita que terá dificuldade de lembrar em colocar seu retentor para contenção removível, um fio de contenção lingual fixo pode ser a solução.
Qual a melhor escolha de contenções ortodônticas?
As contenções dentárias removíveis são projetados para encaixar perfeitamente em seus dentes recém-posicionados com um tratamento ortodôntico estético ou corretivo.
Uma boa escolha para aparelhos de contenção do dentes são estruturas ortodônticas que dão a vantagem de serem menos volumosos na boca, imperceptíveis e menos propensos a afetar dicção e fala.
Aqui no Mais Odonto entendemos que não importa qual o tipo de contenção você vai usar, o que importa é que a escolha seja a ideal e faça o tem que que fazer de forma eficaz, confortável e que permita que sua saúde bucal não seja afetada.
Se ainda não possui um plano odontológico nossa sugestão básica, acessa essa página operadoras de plano dental, escolha uma ou mais delas e faça sua consulta, para facilitar as coisas, entre em contato pelo formulário solicitar cotação.
Última atualização em 21/06/2022 por Ana Carolina, Revisado por Eduardo Guimarães , Verificado por Equipe +Odonto