No mundo todo existem três principais doenças e problemas na boca que podem ser identificadas facilmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças bucais afetam mais da metade de toda a população mundial. Somente no Brasil, são gastos alguns bilhões de reais por ano relacionados aos problemas com à saúde bucal precária e ineficiente.
Embora tenha sido criado inúmeras tecnologias odontológicas que auxiliam os diversos tipos de especialistas em saúde da boca no combater a maioria dos problemas, a arma mais eficaz sem dúvidas é a prevenção em conjunto com exames e diagnósticos precisos.
É exatamente por causa disto que é importantíssimo estar bem informado e ciente sobre:
- Quais as causas dos problemas com doenças orais?
- Quais são doenças orais recorrentes?
- Quais os seus sintomas mais comuns?
- Como identificar problemas bucais em tempo hábil?
A seguir você vai ver os tópicos:
Fatos importantes sobre saúde e problemas na boca
- Os problemas na boca e doenças orais, embora possam ser evitadas com facilidade, elas representam para a população mundial um grande fardo no quesito saúde, as doenças do boca afetam as pessoas ao longo de toda da vida, causando dor, desconforto, sofrimento e até morte.
- Segundo as estatísticas mais recentes, as doenças bucais afetem em torno de 3,5 bilhões de pessoas no mundo.
- A condição de saúde mais precária e comum de acordo com o Global Burden of Disease 2019 é a cárie dentária não tratada em dentes permanentes.
- Os procedimento dentários e tratamento odontológicos para prevenção e melhorias da condições de saúde bucal normalmente são caros e em geral não fazem parte da cobertura de saúde das pessoas e dos empregadores.
- Países de média e baixa renda normalmente não conseguem fornecer serviços de prevenção e tratamentos adequados para resolver problemas de saúde bucal da população.
- Em todo o mundo, as doenças da boca e dentes são causadas por uma série de fatores de risco modificáveis, isso incluí o demasiado de consumo de açúcares, o uso de fumo e tabaco, uso de álcool e falta de higiene, e seus determinantes sociais e comerciais subjacentes.
Os problemas que causam doenças orais mais comuns são:
- Cárie dentária
- Doença Periodontal (gengiva)
- Câncer bucal
Vamos dar uma olhada nos sintomas dessas condições de saúde que podem se tornar graves ou muitos graves.
1. A cárie dentária
A cárie nos dentes permanentes afeta mais de 90% dos adultos com idade entre 20 e 64 anos. Atualmente a cárie dentária é um dos problemas da boca que mais acomete pessoas em centenas de países e em todos os continentes.
Felizmente para nós, os danos em dentes causados por bactérias, placa e tártaro podem ser facilmente eliminados e tratados com atendimento odontológico adequado e consultas periódicas ao consultório ou clínica de dentistas.
Os sintomas comuns da cárie dentária são:
- Dor de dente – A intensidade da dor pode ser diferente para cada pessoa. Ela pode ocorrer esporadicamente ou continuamente. Nos estágios iniciais, a dor de dente relacionada à cavidade nos dentes raramente é aguda ou extrema. Contudo, pode parecer maçante e piorar durante à noite.
- Sensibilidade dentária – Você pode sentir dor ao escovar os dentes ou comer/beber algo quente ou frio. Você também pode sentir uma dor aguda ao comer algo doce. Essa sensibilidade não é necessariamente um sinal de cárie, mas justifica a visita de um médico de qualquer maneira.
- Danos visíveis no dente – Buracos, rachaduras ou furos visíveis no dente.
- Manchas nos dentes – Manchas pretas, marrons e brancas em qualquer lugar do dente podem ser um sinal de cárie.
- Dente inflamado – Um dente inflamado pode causar dor aguda e desconforto ao se alimentar.
- Mau hálito – Mau hálito mesmo depois de escovar os dentes e usar fio dental.
Se você notar algum dos sintomas ou problemas mencionados acima, ligue e marque uma consulta com o seu dentista. Ao identificar os primeiros sinais de danos nos dentes e na cavidade oral precocemente e agir rápido, é possível evitar que evoluam para doenças e realização de tratamentos mais complexos.
Vale mencionar que a exposição adequada dos dentes ao flúor é um fator essencial na prevenção da cárie dentária. Um nível ideal de flúor pode ser obtido de diferentes fontes, como água potável fluoretada, sal, leite e usar o melhor creme dental.
Realizar a escovação dos dentes pelo menos duas vezes ao dia com pasta ou creme dental contendo flúor (1.000 a 1.500 ppm) deve ser uma boa iniciativa.
2. Doença Periodontal
Nós aqui do Mais Odonto falamos muito sobre a gengivite que é um problema bucal corriqueiro.
Se a gengivite não for tratada em tempo adequado, ela pode levar os problemas de saúde bucal para níveis muitos mais graves como doenças cardíacas, derrame, diabetes, artrite reumatóide e problemas no sistema imunológico.
Nota: “De acordo com o Guinness de Recordes Mundiais, a doença periodontal é a doença mais comum do mundo. Por exemplo, no Brasil, 99% das pessoas têm algum tipo de doença periodontal. Existem duas formas de doença periodontal: gengivite e periodontite. A gengivite é a forma inicial da doença periodontal, e afeta apenas a gengiva. É caracterizada por sangramento da gengiva, que pode ocorrer, por exemplo, quando a pessoa escova os dentes.” Fonte: Jornal da USP.
Esta condição inflamatória na gengiva afeta os tecidos moles e duros que mantêm os dentes no lugar.
Os sintomas incluem:
- Sangramento das gengivas (durante e após a escovação dos dentes)
- Gengivas vermelhas e inchadas
- Mau hálito (mesmo após a escovação)
- Gosto ruim e anormal na boca
- Retração gengival
- Dentes soltos e perda de dentes
- Mudanças na forma como os dentes se encaixam
- Bolsos entre a gengiva e os dentes
A doença periodontal é precedida por sua forma leve chamada gengivite. Ao diagnosticar a gengivite no modo preventivo, é possível evitar que a condição dental evolua para a perda de dentes e outras consequências graves.
Você pode eliminar a gengivite com prevenção básica e com cuidados dentários adequados.
3. Câncer de boca ou Câncer Bucal
O câncer bucal (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral), é a condição de saúde oral menos comum das duas doenças ducais citadas acima. De acordo site Gov.br as estimativa de novos casos estão na faixa de 15.190, sendo 11.180 homens e 4.010 mulheres em (2020 – INCA); e os número de mortes causados foram 6.192, sendo 4.767 homens e 1.425 mulheres (2020 – Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM). Fonte: site www.gov.br.
Embora seja menos comum do que outros problemas de saúde oral e bucal, o câncer de boca é extremamente perigoso.
Os sintomas do cancer de boca incluem:
- Manchas brancas ou vermelhas nas gengivas, amígdalas ou outras áreas dentro da boca
- Feridas no lábio ou na boca que não cicatriza fácil ou por um período longo
- Aparecimento de um ou mais caroços dentro da boca
- Dor e sensibilidade na boca
- Problemas com a deglutição
- Mau hálito contínuo e recorrente
- Perda de peso (emagrecimento)
A boa notícia é que o câncer na boca tem tratamento eficaz.
A chave para combater problemas na boca e especialmente esse tipo de doença é abandonar os maus hábitos como (fumar, tomar álcool etc.,) e marcar visitas regulares ao dentista ou ortodontista.
Ir ao dentista pode ser sua chance de detectar os primeiros sinais de problemas orais como o câncer de boca antes que ele se torne algo difícil de ser tratado.
Prevenção de problemas na boca e na cavidade oral
Muitos tipos de doenças que atingem especificamente a boca e outras doenças orais não transmissíveis podem ser drasticamente reduzida por meio de intervenções de saúde pública, abordando fatores de risco comuns.
Esses ricos podem incluir:
- Manter uma alimentação balanceada e equilibrada pobre no consumo de açúcares e rica em frutas e legumes, além de privilegiar o consume de água de boa qualidade e alcalina como principal fonte de líquidos;
- Interromper o uso de todas as formas de fumo e tabaco, incluindo mascar ou cheirar fumo;
- Reduzir do consumo de bebidas alcóolicas; e
- Usar equipamentos de proteção ao praticar esportes radicais ou violentos.
Embora as doenças orais sejam realmente algo desagradável, elas são totalmente evitáveis.
Para relembrar, basta seguir os bons hábitos odontológicos, tratamentos odontológicos e agendar visitas periódicas em especialistas e profissionais de saúde bucal, com passos simples, é possível desfrutar de uma saúde oral de alto nível e evitar problemas graves no futuro.
Última atualização em 06/08/2022 por Ana Carolina, Revisado por Eduardo Guimarães , Verificado por Equipe +Odonto