CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sensibilidade dentária – por que os dentes ficam sensíveis?

Sensibilidade dentária! Por que meus dentes são sensíveis à temperatura? A temperatura em geral afeta nosso corpo de várias maneiras, quando está quente, nós suamos. quando está frio, podemos até tremer. Com os dentes pode ser a mesma coisa, eles podem reagir a temperaturas extremas através de um fenômeno chamado sensibilidade dentária.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

É importante observar que ao ter uma pequena sensibilidade dentária, esta é considerada normal, mas a dor de dente com atividades alimentares cotidianas como (beber refrigerante ou tomar uma xícara de café) pode ser um sinal de problemas dentários mais complicados.

Quando estamos lidando com temperaturas quentes ou frias, e você sentir alguma sensibilidade nos dentes, o melhor a fazer é examinar mais de perto quais as causas. Por isso queremos compartilhar algumas soluções para aliviar a dor e a sua sensibilidade dentária.

Sensibilidade dentária porque os dentes ficam sensíveis

O que causa sensibilidade dentária?

Dentes sensíveis ou sensibilidade dentária é muitas das vezes um efeito colateral do esmalte do dente danificado.

O esmalte dos dentes é a superfície mais dura do corpo, ele é o revestimento protetor que protege o interior delicado de um dente que contém os feixes de nervos, vasos sanguíneos e tecidos moles.

A sensibilidade dentária, de acordo com a Associação Brasileira de Dentistas é causada por cárie dentária, um dente rachado, esmalte dentário desgastado, obturações desgastadas ou raízes dentárias expostas como resultado de escovação agressiva, recessão gengival ou doença periodontal (gengiva).

Quando o esmalte do  dente esta danificado, ele pode expor a raiz e as terminações nervosas de dentro do dente e resultar em uma sensação dolorosa e ardor quando os dentes são expostos ao calor ou frio leves ou extremos.

O que torna um dente sensível?

A dentina é uma das quatro principais partes de um dente. Ela é um tecido dentro do dente que é protegido pelo esmalte dentário (a superfície mais forte do corpo) na parte superior do dente e na raiz.

Uma característica importante da dentina é que ela pode ficar sensível por causa dos túbulos microscópicos que a conectam à polpa do dente. A polpa do dente abriga os nervos de um dente.

Portanto, se a dentina perder essa armadura protetora (o esmalte e cimento), a sensibilidade aos alimentos quentes, frios, ácidos e doces pode se desenvolver porque os nervos conectados à dentina ficam expostos e serão acionados.

Porque o esmalte do dente pode ser danificado?

Mesmo sabendo que o esmalte do dente é muito resistente, por incrível que pareça ele pode ser facilmente danificado.

Uma ação comum que leva a principal culpa é a escovação dos dentes: em geral, as pessoas que escovam os dentes com mais vigor, ou seja, com mais força estão além de limpar os dentes, estão danificando o esmalte dentário durante a escovação.

Certifique-se de aprender como escovar os dentes corretamente, faça círculos suaves e use uma escova com cerdas macias por dois ou mais minutos.

O esmalte dos dentes também pode ser danificado quando a pessoa range ou apertar os dentes durante a noite por causa do famoso Bruxismo, nesse caso apenas usando um protetor noturno personalizado já ajuda e muito.

Além do dissemos, a placa bacteriana quando age dentro da boca produz um ácido desmineralizante e destruidor do esmalte dentário ao se alimentar do açúcar consumido durante o dia ou a noite.

Felizmente, tendo uma excelente rotina de higiene bucal pode ajudar a limitar possíveis danos ao esmalte dos dentes: para isso, escove suavemente os dentes duas vezes ao dia por dois minutos ou mais de cada vez, use fio dental todos os dias, faça enxágues bucais e visite um consultório odontológico regularmente para limpezas dos dentes e exames preventivos.

Como tratar a sensibilidade dentária?

Dentes sensíveis e sensibilidade dentária tem cura, os especialistas em odontologia possuem várias tipos de procedimentos odontológicos para tratar dentes com sensibilidade, desde tratamentos com agentes remineralizantes, tratamentos com flúor, até terapia de canal para casos mais graves.

Dependendo da sua situação, é possível recomendar a incorporação de um enxaguatório bucal fluoretado em sua rotina oral em casa mesmo, também é aconselhável algumas mudanças na sua dieta e o uso de um creme dental anti-sensibilidade.

Dentes sensíveis causa uma dor de dente latente que impede as pessoas de desfrutar de uma deliciosa xícara de café quente ou um copo de água gelada, doces e muitos outros alimentos ácidos.

Se esses problemas que citamos aqui no Mais Odonto parecem familiares, é hora de marcar uma consulta com seu dentista para falar sobre as causas da sensibilidade dentária e como tratá-la.


Para encontrar cirurgiões e tratamentos dentários em todo o Brasil você precisa conhecer os melhores planos odontológicos, confira abaixo alguns que recomendamos aqui no +Odonto. Confira a lista:

Odontoprev

Golden Cross

Amil Dental

Porto Seguro Odonto

OdontoCompany

Santander Odonto

Hapvida +Odonto

Bradesco Dental

BB Dental

Unimed Odonto

MetLife Dental

SulAmerica Odonto

A prevenção, a informação e os tratamentos odontológicos podem preservar dentes sensíveis recuperando-os dentes com problemas sem afetar ou alterar os dentes ao redor. Procure um dentista mais próximo.

Última atualização em 29/07/2022 por Eduardo Guimarães , Verificado por Equipe +Odonto

Você Vai Gostar de saber..

O MaisOdonto utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Entendi Saiba tudo.