“Pensando em contratar um plano odontológico individual, familiar ou empresarial? Nós te ajudamos a fazer o melhor negócio. Continue a leitura do post e tenha acesso a dicas valiosas que você precisa saber antes de contratar um plano odontológico nos dias de hoje.”
Ter um plano odontológico é fundamental para cuidar dos seus dentes e das pessoas que você ama por um preço justo e que cabe no seu bolso. Todos nós sabemos que o Sistema Único de Saúde (SUS) é precário e mal oferecem os tratamentos dentários básicos que milhares de pessoas necessitam para ter uma saúde bucal saudável. Por isso, contratar um plano odontológico é a melhor saída para ter um sorriso saudável.
Porém, antes de contratar o primeiro plano que aparece em sua frente é preciso tomar alguns cuidados e ter conhecimento de alguns pontos que são importantíssimos na hora de fazer sua melhor escolha. Continue a leitura do texto e obtenha toda a informação sobre o que saber antes de contratar um plano odontológico.
A seguir você vai ver os tópicos:
Coisas que você deve saber antes de contratar um plano odontológico
Abaixo separamos para você algumas coisas que é necessário saber antes de contratar um plano odontológico para você, sua família ou para seus funcionários. Confira:
Classificação do plano odontológico no ranking da ANS
Quase ninguém sabe, mas a Agência Nacional de Saúde (ANS) possuí um ranking que classifica os planos odontológicos. Este Ranking, conhecido como o Programa de Qualificação de Operadoras, foi desenvolvido para avaliar anualmente as operadoras de planos odontológicos e de saúde para que o beneficiário tenha melhor poder de escolha entre as opções disponíveis no mercado.
Avaliação dos próprios usuários sobre o plano
Atualmente a Internet é uma grande aliada na hora de fornecer informações sobre um determinado produto ou serviço, e com os planos odontológicos não é diferente. Você pode pesquisar em fóruns específicos e sites de reclamações, como o ReclameAqui, para ter acesso a avaliações de outros beneficiários sobre o plano que deseja contratar.
Você também pode conversar com amigos e familiares que tenham um plano contratado para saber a opinião deles sobre o atendimento oferecido, rede credenciada, sobre a agilidade e rapidez e muito mais. Se a avaliação for negativa nem assine o contrato.
Tipo de plano
Antes de assinar o contrato para definitivamente ter um plano odontológico é importante que você saiba exatamente o tipo de plano que você está contratando. Defina se o plano será individual, ou então familiar e avalie quantas pessoas farão parte do plano. É importante que você escolha um plano odontológico que atenda todas as suas necessidades, como cobertura de aparelho dentário, próteses dentárias e se cobre clareamento dental, por exemplo.
Período de carência
Outro ponto importante que é preciso levar em consideração antes de contratar um plano odontológico certamente é o período de carência. O período de carência normalmente é semelhante entre os planos odontológicos ofertados no mercado.
Geralmente, os prazos são:
- 24 horas para serviços de urgência e emergência;
- 30 dias para consultas, odontologia preventiva, diagnósticos e radiologia;
- 90 dias para periodontia e endodontia;
- 180 dias para próteses;
- 24 meses para lesões ou doenças preexistentes.
Preço do plano escolhido
O preço do plano odontológico é algo que deve ser avaliado com calma e paciência antes de assinar o contrato. Saber exatamente quanto você vai pagar por mês para ter acesso aos benefícios do plano é primordial para você não atrasar as parcelas e manter a sua vida financeira nos eixos. Por isso, antes de fechar negócio, tire todas as suas dúvidas sobre o valor do plano e se existe algum tipo de cobrança extra para não ter surpresas no final do mês.
Se você ainda não tem um plano odontológico e está em busca de um plano ideal para suas necessidades, nós podemos ajudá-lo. Solicite uma cotação online gratuita e receba as melhores ofertas para o seu perfil em pouco tempo.
Última atualização em 17/07/2020 por Equipe +Odonto