A saúde bucal especialmente das crianças dependem de vitaminas e minerais que sejam bons para os dentes e gengivas. Na infância, adolescência e puberdade é fundamental para a saúde geral se alimentar com todos os nutrientes necessários. Manter uma boa saúde física ajuda na saude bucal e vise versa.
Para as crianças, a saúde bucal bem realizada é primordial, uma vez não dando a importância devida, isso pode afetar a vida na idade mais avançada como na juventude e fase adulta.
Um dica que jamais deixaremos de dar: é aconselhável realizar consultas particulares em uma clínica com dentista ou ortodontista frequentemente para check-ups odontológicos e receber dicas para praticar um boa saúde bucal.
A seguir você vai ver os tópicos:
Vitaminas e minerais para crianças terem dentes saudáveis
Você pode encontrar um dentista infantil perto da sua casa, se tiver um plano ou convênio odontológico, use, o especialista no assunto ira ajudá-lo(a) à resolver qualquer problema relacionado a saúde bucal do seu filho ou filha.
Para uma criança ter dentes saudáveis, ele você aprender a escovar da forma correta e conhecer os benefícios de passar fio dental nos dentes adequadamente. Além disso, o ideal é que pais ou cuidadores regulem os tipos de líquidos e alimentos açucarados que eles consomem e que podem ter efeitos negativos a longo prazo.
Os dentistas normalmente aconselham pais e mães a garantir que seus filhos consumam uma dieta balanceada composta por alimentos ricos em minerais e vitaminas de qualidade.
Uma boa nutrição fornece os filhos dentes e gengivas saudáveis, desprovidos de quaisquer problemas que necessitem serem tratados com procedimentos complexos.
Lista de vitaminas e minerais para fortalecer dentes e gengivas
Existem muitas clínicas e consultórios especializados no atendimento as crianças e, na odontologia infantil, recomenda-se que crianças façam a ingestão de nutrientes e alimentos básicos e necessários para promover a saúde física e bucal das crianças.
No consenso geral, a lista de minerais e vitaminas essenciais que os dentes do seu filho precisa para o desenvolvimento adequado são fáceis de encontrar em mercados e mercearias, com pouco dinheiro é possível manter uma dieta balanceada e dentro da normalidade.
O consumo dessas vitaminas e são minerais são bons para os dentes:
1. Vitamina C
A vitamina C é essencial para manter os tecidos conjuntivos das gengivas intactos, fortes e robustos para lidar com infecções como a gengivite. No entanto, a falta de vitamina C suficiente no organismo infantil causa a desintegração dos tecidos que seguram os dentes, causa o enfraquecimento dos dentes e por vezes a sangramento nas gengivas.
Nota: “A vitamina C tem grande poder antioxidante, é excelente para o funcionamento do sistema imunológico adequado, para melhorar a cicatrização dos tecidos e até ajudar no crescimento dos ossos, além disso, com o consumo de vitamina C causa uma melhora na absorção de ferro, ajuda na síntese de colágeno e coíbe a formação de nitrosaminas que são agentes cancerígenos.”
A deficiência da Vitamina C em crianças pode aumentar consideravelmente as chances de contrair doenças gengivais.
Para garantir que seus filhos comam bem, ofereça nas refeições bastante espinafre, batata doce, frutas cítricas, kiwi, acerola, caju, mexerica, goiaba, pimentão, todos os tipos de couve-folha, nabo, agrião, couve-flor, mamão papaia, laranja, limão, castanha, morango, toranja, brócolis, nectarina.
2. Vitamina D
O cálcio é o mineral responsável pelo fortalecimento dos ossos e dos dentes. A vitamina D ajuda o corpo a absorver melhor o cálcio. Além de apoiar a formação dos dentes e dos ossos, ajuda reduzir o risco de fraturas ósseas e ainda auxilia o sistema imunológico no funcionamento contra invasores do organismo.
Portanto, a vitamina D faz o corpo ser capaz de combater diversos tipos de bactérias, infecções, podendo incluir dos benefícios a manutenção contra doenças gengivais.
Os corpos dos humanos foram projetados para sintetizam a vitamina D quando expostos à luz do Sol. No entanto, ela também pode ser encontrado em abundância em muitos alimentos como:
- Carnes (frango, peru, porco)
- Cogumelos
- Fígado de boi
- Fígado de galinha
- Iogurte
- Leite fortificado
- Leite de soja fortificado
- Manteiga
- Ostras cruas
- Ovo cozido
- Peixe
- Queijo cheddar
- Salmão defumado
- Salmão
- Sardinhas
- Truta
- Óleo de fígado de bacalhau
Também é usado para fortificar uma grande variedade de bebidas e alimentos. Eles incluem leite, cereais, farinha e sucos.
Ao contrário do que dissemos, quando a falta de vitamina D no organismo isso pode até levar ao retardo do crescimento e ao raquitismo como extremo.
3. Vitamina A
A vitamina A é tanto benéfica para os nossos olhos quanto para a nossa boca. Ela ajuda formar e manter os tecidos vitais em ordem, as gengivas e membranas mucosas são amplamente beneficiadas por essa vitamina.
Essa vitamina (A) também facilita o maior fluxo de saliva na boca, a saliva mantém a boca naturalmente limpa, eliminando os ácidos prejudiciais criadores de cáries e placas, além de evitar que a boca fique seca.
Você encontra a vitamina A prontamente disponível em diversas variedade de peixes, frutas, laranja, carne, frango, espinafre, couve, couve, gema de ovo e muito mais.
4. Cálcio
Cálcio é o principal mineral usado pelo organismo humano para criar e desenvolver os dentes e apoiar os maxilares.
Se um criança tiver deficiência de cálcio, o corpo irá catabolizar extraindo o cálcio disponível nos ossos, isso tornará os ossos enfraquecidos.
Você deve, portanto, garantir que seus filhos consumam uma quantidade de cálcio suficiente para manter os ossos e os dentes crescendo o mais solidamente possível.
O cálcio também ajuda a manter o funcionamento normal dos principais órgãos do corpo, músculos esqueléticos e especialmente o cérebro.
O mineral está disponível principalmente no leite de vacas e produtos lácteos, como queijo. Também está disponível em alimentos e vegetais como brócolis, a maioria dos grãos, sucos de frutas, arroz, soja e peixe.
5. Ferro
O Ferro tem como objetivo principal manter níveis dos glóbulos vermelhos funcionando de forma saudável. Além disso, o Ferro auxilia o sistema imunológico do corpo humano no funcionar regular protegendo o organismo contra vírus, doenças e infecções.
A deficiência de Ferro no corpo de uma criança enfraquece seu sistema imunológico, tornando-o vulnerável ao desenvolvimento de doenças gengivais e outras condições bucais não satisfatórias.
Para maximizar o sistema imunológico infantil do seu filho, você deve garantir que ele consuma muitos frutos do mar, cereais em abundância, vegetais de folhas verdes, ovos de galinha e pata, pão de trigo e carnes vermelhas.
6. Fósforo
O corpo humano produz uma naturalmente uma grande quantidade de fósforo. Esse mineral é encontrado principalmente nos dentes. Ele funciona em parceria com o cálcio para proteger e reconstruir o esmalte dos dentes à medida que se desgasta.
Para que tudo na saúde bucal de certo, é fundamental reabastecer o fósforo no corpo para garantir a manutenção perfeita e a reparação dos dentes e dos tecidos corporais. Você pode processar o fósforo no organismo consumindo alimentos ricos em proteínas, como laticínios, legumes, carne, ovos, sementes e nozes.
Com uma dieta saudável, seu filho vai receber vitaminas e minerais suficientes e necessários para seus corpos funcionem muito bem e cumpra todas as tarefas reguladoras do organismo.
Suplementos vitamínicos para dentes
Se as vitaminas não forem suficientes, o ideal é falar com um dentista infantil profissional para ele recomendar suplementos vitamínicos em algum momento da infância do seu filho.
Com a colaboração sua e de um dentista, seu filho será para sempre feliz e terá um sorriso com dentes bonitos e saudáveis.
Última atualização em 10/06/2022 por Flávia Fortunato , Verificado por Equipe +Odonto