A verdade é que a grande maioria das pessoas querem ter dentes brancos, bonitos e brilhantes como os das celebridades, artistas e atores famosos. Mas, nem sempre o melhor resultado ao fazer o clareamento dental é conseguido como o desejado. Neste artigo, você vai saber exatamente os fatores e o que pode influenciar no resultado bom ou ruim ao clarear os dentes e como evitar problemas. “
Antes de qualquer coisa, você já sabe o que é clareamento dental ou ouviu falar que é clarear os dentes? Bom, como o próprio nome já intitula, o clareamento dentário é usado para deixar os dentes mais brancos possíveis clareando-os com procedimentos ou tratamentos estéticos.
Atualmente existem diferentes métodos sendo ofertados por empresas, dentistas e profissionais da área odontológica com diferentes períodos de uso, custos de compra e resultados também!
Para clarear os dentes com 100% de sucesso é necessário saber exatamente qual o resultado esperado vai ser obtido e nada deve dar errado. Afinal, trata-se de uma questão estética e de embelezamento, na verdade o ideal é ser feito por um especialista que entende o que esta fazendo.
Continue a leitura para descobrir tudo sobre clareamento dental!
A seguir você vai ver os tópicos:
Fatores para ter o melhor resultado ao clarear os dentes
Os dentes são algo muito importante na vida de todos nós, tanto no trabalho quanto na vida social, realizar um clareamento eficiente exige uma expertise em uma série de práticas e ainda entender quais os fatores podem influenciar no melhor resultado, é isso que você vai aprender a partir daqui.
O que define um clareamento dental bem feito ou satisfatório:
1. A cor original dos seus dentes
O primeiro passo para um clareamento eficiente é determinar qual a cor original dos seus dentes, sem dúvidas esse é um dos fatores principais que podem influenciar no resultado final.
Pessoas com dentes com tom acinzentado (geralmente causado por medicamentos fortes ou pelo antibiótico Tetraciclina), dentes com tons marrons (em grande parte são causados por superexposição ao Flúor).
Quando há muita diferenciação da cor natural do dente, em geral, os dentes respondem mal à maioria dos produtos usados para o clareamento dos dentes, especialmente quando comparados àqueles com tom amarelado.
Para atingir o tom de branco bonito e brilhante, as pessoas com tons de dente cinza ou marrom precisarão passar por vários tratamentos para clarear os dentes da forma como deve ser até chegar ao tom escolhido ou o mais natural possível.
2. O clareamento dental feito em casa
Existe dois tipos de clareamento dental que pode ser feito;
- Clareamento feito em consultórios e clínicas e;
- Clareamento feito em casa (Kit Clareador Caseiro).
Se você optou por comprar “Kit de Clareamento Caseiro” e não seguir exatamente as instruções durante todo o tratamento, as consequências serão menos do que o esperado, e o pior, não terá com quem reclamar depois e os danos são imprevisíveis.
Para clarear os dentes em casa, todas as etapas do cronograma e procedimentos de clareamento têm que ser seguido a risca para alcançar no mínimo um resultado perto do ideal.
Embora o clareamento dental completo feito em consultório por um dentista especializado possa ser concluído em pouco menos de uma hora e meia, os tratamentos para clarear os dentes em casa geralmente exigem muitos dias, semanas ou até meses de procedimentos diários para produzir os resultados esperados e nem sempre isso acontece.
3. O tipo de agente clareador usado nos dentes
O agente clareador que você escolher fará toda a diferença na eficácia do seu tratamento dental.
Por exemplo: o clareamento em consultório é uma opção de tratamento muito melhor quando comparado com um kit de clareamento comprado na Internet ou na farmácia do bairro, com um dentista os procedimentos são avançados, portanto alcançar o melhor resultado para ter dentes brancos como a neve é mais seguro.
Além disso, em clínicas odontológicas são usados os melhores produtos e ferramentas de clareamento para garantir que seus dentes fiquem brancos por igual.
Outro fator importante é a porcentagem de agente clareador utilizado, com dentistas a concentração é maior e mais equilibrada que nos tratamentos feitos em casa sem orientação profissional.
4. Os hábitos pessoais e estilo de vida
O tipo de hábitos, rotina e estilo de vida que você segue durante e após o processo de clareamento sem dúvidas influenciará na longevidade do tratamento.
O uso de medicamentos prolongados, produtos a base de tabaco e nicotina são muito prejudiciais, ou seja, o fumo deve ser evitados para evitar o desenvolvimento de manchas na superfície dental tratada.
Muitas bebidas e alimentos mancham os dentes e prejudicam com o tempo o clareamento, bebidas ácidas, com gás e de cores escuras como café, vinho, chá e refrigerante de todos os tipos, também precisam ser limitadas ao mínimo para manter as manchas longe dos dentes.
5. A condição dos dentes
A condição de dentes irá desempenhar um grande papel na eficácia do tratamento para o clareamento do dente dar certo. Normalmente, dentes com cáries, tártaros ou acúmulo de placa não branqueiam tão bem quanto os dentes totalmente limpos.
Antes de se submeter a um tratamento com clareador dental, é recomendável que você faça um limpeza dental simples ou uma limpeza dental profissional para criar uma base adequada para que os produtos clareadores de dentes agirem da forma correta.
6. A superfície dos dentes
Em geral, os produtos utilizados para a realização de clareamento dos dentes funcionam apenas em material dentário natural, e não em superfícies artificiais, como coroas, implantes dentários, facetas dentárias de cerâmica ou porcelanas entre outras.
Superfícies do dente com depósitos de cálcio ou esmaltes mais espessos também são mais difíceis de clarear quando comparadas a superfícies mais lisas e finas. Esta constatado que gel branqueadores penetram nas superfícies mais finas dos dentes com muito mais facilidade do que em superfícies mais espessas.
Tratamentos de clareamento dental
Para saber mais sobre clareamento dentário temos diversos tópicos aqui no Mais Odonto, veja os artigos relacionados:
- Clareamento dental estético muda a cor do dente?
- Como funciona o clareamento dental a laser?
- Como funciona a moldeira para clareamento dental?
- Como fazer o clareamento dental em casa?
- Como o clareamento da gengiva melhora o sorriso?
- Como funciona a fita clareadora dental?
- Quais plano odontológico cobre clareamento dental?
- Quais bebidas e alimentos evitar após clarear os dentes?
Se você não tiver certeza de qual tratamento de clareamento dental é adequado usar, basta consultar um dentista estético ou um dentista clínico geral experiente que ele irá ajudá-lo na escolha.
Um dentista recomendará o melhor sistema clareador ou opção de clareamento para dentes, que será seguro e eficaz para seus dentes. Lembre-se, com um plano dental o tratamento de clareamento poderá fazer você voltar a sorrir com confiança novamente!
Última atualização em 08/06/2022 por Kleber Miranda , Verificado por Equipe +Odonto