Fazer clareamento dos dentes tornou-se um tratamento dentário muito popular de odontologia estética, ainda mais com essa onde de selfies, posta no Instagram e vídeos no TikTok, e nada deixa uma pessoa mais confiante do que ter dentes alinhados, um sorriso branco brilhante e perfeito.
Quando os dentes são bem cuidados, eles normalmente terão uma coloração mais saudável, em geral, levemente esbranquiçada e brilhante. No entanto, inúmeros alimentos, bebidas, medicamentos e hábitos do cotidiano, como fumar e alguns vícios, podem causar a descoloração dos dentes.
Com hábitos e costumes desregrados, não é incomum que os dentes comecem a manchar ou descolorir naturalmente com uso das substâncias e também com a idade ou especialmente se a pessoa sofreu algum tipo de trauma na boca.
A seguir você vai ver os tópicos:
Fazer clareamento dos dentes
A dentística ou odontologia estética é o segmento da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental.
Felizmente, existem muitos procedimentos na odontologia que pode ser tomado para reinventar um sorriso e minimizar a aparência de qualquer irregularidade ou descoloração natural. Existem muitos tratamentos profissionais como colocar facetas dentárias e o Invisalign para endireitar os dentes, existem tratamentos caseiros também para clareamento dental que são uma opção se você deseja um sorriso mais branco.
Nos dias atuais você pode fazer clareamento em três modalidades:
- Clareamento caseiro
- Clareamento no consultório
- Clareamento a laser
Mas, o que esses produtos caseiros e profissionais para clarear os dentes realmente fazem com os dentes? Nesse post explicaremos o que é o clareamento de dentes e que acontece no processo!
Porque os dentes mudam de cor com o tempo?
Quando alguém nasce, com o crescimento surgem os dentes, os dentes possuem uma camada natural e nova de esmalte que os protege das substâncias do mundo fora da boca. Este esmalte começa a se formar quando o bebê ainda é apenas um feto, e é o que dá aos novos dentes do bebê e do adulto sua cor branca.
Conforme o indivíduo envelhece, esse esmalte de cor branca começa a se desgastar. Ao acontecer isso, a perda do esmalte começa a revelar o fundo mais escuro que envolve os nervos e vasos sanguíneos dos dentes.
Infelizmente, não existe uma fórmula ou recita de sucesso para evitar que isso ocorra, mesmo as pessoas que costuma fazer uso das melhores práticas e cuidados de higiene bucal inevitavelmente começarão a perder o esmalte natural do dente. À medida que essa erosão ocorre, os dentes começarão a assumir uma cor cinza opaca ou um tom amarelo até marrom.
A coloração externa também desempenha um papel importante na descoloração dos dentes. Por exemplo, tomar café regularmente, chá e refrigerante pode manchar os dentes de forma irreversível, e mesmo que você escove e use o fio dental conforme as recomendações do médico dentista, eles irão manchar.
Substâncias com o tabaco, remédios e antibióticos (especialmente quando tomados por crianças) e a exposição excessiva ao flúor também podem ter efeitos prejudiciais e duradouros nos dentes.
Como o clareamento dental realmente funciona?
A maioria dos tratamentos de clareamento dos dentes envolve a aplicação de alguma forma de solução de peróxido de hidrogênio. Os tratamentos caseiros vendidos na Internet geralmente contêm doses mais baixas, enquanto os tratamentos odontológicos profissionais terão concentrações um pouco mais altas da solução.
Para clareamento dental caseiro, seu dentista pode fornecer uma moldeira de boca personalizada (eles fazem isso com um molde de seus dentes) e um gel clareador. Tudo o que você precisa fazer é aplicar um pouco do gel na bandeja e usá-lo por algumas horas por dia.
Tratamentos semelhantes a este podem ser administrados em uma clínica odontológica com água sanitária que tenha uma concentração mais alta de cloro (aproximadamente 45%).
Fazer clareamento com feixe de luz laser azul
Algumas técnicas de clareamento mais avançadas envolvem o que geralmente é chamado de “Luz Laser” ou “Clareamento com LED”, onde um gel será aplicado nos dentes antes que um feixe de luz seja posicionado para brilhar diretamente sobre o gel.
Ao deitar-se na cadeira, a luz penetrará no gel para deixar os dentes brancos. Isso é possível porque, à medida que a luz azul atinge o gel, ela se transforma em um oxigênio radical livre que penetra sob o esmalte dos dentes e ataca os pigmentos de cor.
O processo de oxidação vaporiza os pigmentos dentro da camada de dentina e clareia o dente de dentro para fora.
Para este tipo de tratamento clareador, o paciente provavelmente precisará usar um óculos especial e um escudo próprio para proteger as gengivas, o tratamento leva apenas cerca de uma hora para ser concluído e, na maioria dos casos, seus dentes teriam clareado em até dez tons em apenas um tratamento.
Você também pode comprar uma variedade de tratamentos de clareamento sem receita na farmácia, lojas online e clínicas odontológicas, mas o ideal é pedir recomendações de clareadores ao seu dentista se estiver planejando clarear os seus dentes.
Para saber mais sobre os diferentes procedimentos de clareamento dental disponíveis e como eles funcionam, marque uma consulta com seu dentista.
Para apressar o seu conhecimento temos alguns artigos que podem ser interessantes para aprender mais sobre clareamento dental:
- Como o clareamento de gengiva pode melhorar o sorriso?
- Clareamento dental caseiro com bicarbonato nos dentes funciona?
- Como funciona a moldeira para Clareamento Dental?
- Quais bebidas e alimentos evitar após fazer um clareamento dental?
- Fita Clareadora Dental funciona de verdade?
Qual é o valor atual de um clareamento dental ?
Não tem precisar o valor real do custo de um clareamento dental. Na verdade essa é uma tarefa um tanto difícil dizer qual o valor do clareamento dos dentes, o fato é que não existe um preço fixo ou tabela obrigatória que se possa seguir.
Contudo, é importante deixar evidente que o clareamento dental é uma modalidade de tratamento que esta disposto na Tabela de Valores Referenciais para Procedimentos Odontológicos, que pode ser usada como parâmetro de valores.
Mas de acordo com o que os dentistas tem praticado no mercado, o valor pode variar de R$ 400 até R$ 3.000, leve em consideração que o preço vai depender muito da relação paciente-dentista, tipo de clareamento e da localização do profissional, mas é comum que outros valores sejam recomendados pelo Conselho Regional de Odontologia baseados nessas características regionais.
Antes de pesquisar por dentistas e por valores de clareamento mais vantajosos, é importante que o paciente avalie cuidadosamente o profissional e a clínica odontológica escolhida para realizar o procedimento.