O agendamento de uma consulta com dentista local ou de sua confiança é sempre bom para manter à sua saúde oral em dia e dar os cuidados que sua boca, gengiva e dentes merecem. E não há melhor maneira de começar a priorizar seus dentes do que marcar na agenda do seu dentista uma hora para se consulta.
A higiene da cavidade bucal como um todo é uma parte essencial de sua higiene pessoal para ter uma saúde geral adequada. Para isso, realizar exames odontológico periódicos e fazer a limpeza profissional do dentes, você poderá manter seus bonitos, brancos perolados brilhantes e ainda prevenir de infecções ou doenças da boca e gengivite à longo prazo.
Durante um exame odontológico, o seu dentista consegue detectar focos de problemas dentários logo no início, quando as soluções com tratamentos especializados são mais simples e descomplicados de fazer.
Exames dentários regulares também podem prevenir o desenvolvimento de cárie, periodontite e doenças mais sérias como Herpangina, Candidíase, Herpes labial e o temido Câncer bucal entre outros.
Finalmente, um dentista é capaz de detectar diversos sintomas de outras doenças sistêmicas que podem aparecer na boca.
A seguir você vai ver os tópicos:
Quais sinais indica que é preciso ir a uma consulta com dentista?
- Quando seus dentes são sensíveis ao calor ou ao frio
- Quando suas gengivas estão inchadas e/ou as gengivas sangram quando você escova ou usa fio dental
- Quando você tem obturações, coroas dentárias, implantes, dentaduras, pontes etc.
- Quando você não gosta da aparência do seu sorriso ou dentes
- Quando o mau hálito ou gosto ruim na boca é persistente
- Quando você estiver grávida
- Quando você tiver dor ou inchaço na boca, rosto ou pescoço
- Quando você tiver dificuldade em mastigar ou engolir
- Quando você tem histórico familiar de doença gengival ou cárie dentária
- Quando você uma condição médica como diabetes, doença cardiovascular, distúrbios alimentares ou é HIV positivo
- Quando sua boca fica seca frequentemente
- Quando você fuma ou usa outros produtos de tabaco, Vaper, cigarro eletrônico etc..
- Quando você estiver passando por tratamento médico como radioterapia, quimioterapia ou terapia de reposição hormonal entre outros
- Quando sua mandíbula às vezes estala ou dói ao abrir e fechar, mastigar ou ao acordar.
- Quando você tem uma mordida cruzada ou irregular
- Quando aparecer mancha ou ferida que não parece boa na boca e não cura
- Quando você sentir saliências nos dentes como cárie ou tártaro
- Quando você desejar ter dentes alinhados e endireitados
- Quando seu dente descolorir ou escurecer
- Quando seu dente parecer mole ou solto
A lista pode ser enorme dos sinais que indicam a hora de ir ao dentista ou clínica odontológica, de qualquer forma, não importa o quão ocupado você seja ou o quanto lotada seja sua agenda de compromissos, você precisa encontrar um tempo para encaixar uma consulta semestral ou anual para check-up e limpeza dental.
Os benefícios de uma consulta com dentista vão muito além da manutenção de um sorriso bonito e brilhante. Leve sempre em consideração que as limpezas dentárias são essenciais para sua saúde bucal e geral.
O que é uma limpeza dentária profissional com dentista?
Fazer a limpeza dental anual ou semestral é essencial para ter uma ótima saúde bucal.
Quando você consulta seu dentista para sua limpeza dental, ele iniciará o processo de higienização bucal fazendo primeiro um exame odontológico para identificar irregularidades, cáries, inflamação ou quaisquer outras preocupações potenciais que possam estar presentes.
Em seguida, seu dentista ou higienista dental removerá qualquer tártaro ou placa bacteriana em seus dentes e gengivas com o uso de instrumentos manuais de metal ou raspadores ultrassônicos.
Após a conclusão do processo de descamação, seus dentes serão polidos para remover ainda mais as placas ou manchas remanescentes. Um tratamento com flúor é então aplicado aos dentes, marcando o fim do processo de limpeza dental.
No entanto, se seus dentes e gengiva exigirem atenção extra, seu dentista também poderá adicionar algumas outras etapas,
Vejamos agora como os exames odontológicos ajudam a manter uma boa higiene e saúde bucal.
Examinar e identificar doenças dentárias pré-existentes na boca
Fazer exames dentários regularmente é uma parte crítica dos cuidados de saúde preventivos.
Ao realizar o exame em uma consulta com dentista especialista, ele iniciará todos os procedimento necessários para examinar seus dentes, língua e gengivas para verificar se há sinais de doenças gengivais ou cáries que possam estar presentes.
Uma vez detectado problemas na cavidade bucal, seu dentista decidirá com você o que fazer.
Como prevenir problemas dentários recorrentes indo ao dentista?
Cárie, Tártaro e Gengivite infelizmente são bactérias e doenças recorrentes mas que podem ser prevenidas de ante mão.
Apesar da escovação adequada, o uso do fio dental e enxague com flúor ser a base de um bom cuidado dental, a limpeza profissional com um dentista é essencial para se livrar da placa bacteriana e do tártaro.
A placa é um revestimento pegajoso que se forma nos dentes a partir de um acúmulo de bactérias. As placas nos dentes eventualmente endurecem formando o tártaro quando não são removidas adequadamente.
Na consulta com um dentista, ele vai detectar e remover a placa bacteriana e o tártaro com o uso de equipamentos e técnicas profissionais.
Ignorar qualquer problema na boca, gengiva ou dentes pode ser arriscado para a saúde a longo prazo, pois a placa nos dentes contém bactérias que podem levar à doença difíceis de controlar depois de infectadas.
Saúde periodontal para ter uma gengiva limpa e sadia
A doença periodontal, comumente conhecida como doença gengival, é uma infecção bacteriana nas gengivas, quando não tratada, pode levar à destruição do tecido que envolve as gengivas e perder o dente como resultado e outras complicações graves.
Durante o check-up e limpeza nos dentes, caso o dentista detecte precocemente qualquer doença na cavidade bucal, ele poderá realizar uma higienização profunda na linha da gengiva, eliminará o tártaro calcificado e arrancará a placa bacteriana ao redor e abaixo dos dentes afetados.
Se a doença gengival evoluiu para periodontite, seu dentista pode recomendar enxerto de tecido e osso para tratar a infecção.
Certos grupos de pessoas como os diabéticos são mais propensos à periodontite (1). O tratamento da periodontite pode ajudar a gerenciar melhor o diabetes.
Por outro lado, a periodontite tem sido associada à prevalência de várias doenças sistêmicas (2), incluindo doenças cardiovasculares, câncer gastrointestinal e colorretal, diabetes, doença de Alzheimer, infecções do trato respiratório e resultados adversos da gravidez.
Portanto, recomendamos que você opte por serviços odontológicos preventivos e mantenha a periodontite e doenças sistêmicas associadas à distância.
Uma das chaves para uma boca saudável e feliz, livre de doenças ou riscos para a saúde, é fazer consultar um dentista regularmente. Além disso, é de vital importância que você lembre de cuidar de seus dentes e gengivas através da escovação diária e do uso do fio dental.
Entre em contato com seu dentista para agendar uma consulta e descobrir como o atendimento odontológico preventivo pode ajudar a preservar sua saúde bucal e geral.
Fontes:
Dr. Sérgio Caetano – Periodontista/Implantodontista – CROMG-23114 em Artigo publicado no site (1)
UNESP – Faculdade de Odontologia de Araçatuba – Associação entre a Doença Periodontal e Doenças Sistêmicas Crônicas – Revisão de Literatura (2)
Última atualização em 13/05/2022 por Ana Carolina, Revisado por Eduardo Guimarães , Verificado por Equipe +Odonto